Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
E.E.P.G. Barão de Monte Santo
Samuel Kruchin
Memorial

Arquitetura como substância histórica, investigação técnica e iconográfica,aplicação metodológica - rigor analítico:entendimento da forma que se abre ao diálogo.

Princípios básicos: preservação e valorização do edifício existente como referência histórica, preservação da ambientação paisagística; implantação de um programa escolar duplicando a área existente.

Partido: recriação de componentes morfológicos originais - pátio central, galpões vazados e de componentes arquitetônicos - telha francesa, alvenaria ferro fundido - tendo em vista o rigor geométrico de origem.

Situação: projeto-tipo, rigidez formal, forma fechada, densa, regular, voltada sobre si mesma: pátio central pouco receptivo ao diálogo com formas agregadas.

Problema: encontrar a lógica gerativa para um novo volume que estabeleça com a forma fechada existente uma nova coesão formal perdida com os inúmeros anexos posteriores, restabelecendo a unidade e a clareza de leitura do conjunto, o seu rigor original, mas mantendo, por sua vez, a independência plástica da contemporaneidade.
A Obra em Imagens
Ficha Técnica

Obra: E.E.P.G. Barão de Monte Santo
Situação: tombado pelo CONDEPHAAT
Construção: 1911
Projeto/execução: 93/95
Localização: Mococa, SP
Área: 3500 m²
Projeto: Arq. Samuel Kruchin
Projeto Estrutural: eng. Ernesto Tarnoczy
Projeto elétr/hidr.: eng. Eurico Freitas Marques
Pesquisa histórica: arq.Sílvia Wolff
Prospecções: arq. Luiz Magnani
Fonte: Samuel Kruchin Arquitetura
Data de publicação: 10/11/2009