Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Pré Escola Móbile
Após a conclusão, em 1997, do grande edifício para o segundo grau da Escola Móbile e a consolidação da escola como referência educacional fomos convidados, no ano de 2002, para projetar um edifício específico para as atividades de educação infantil, a Pré-escola Móbile.

Para a Pré-escola Móbile projetamos um edifício de concreto aparente de grande apelo visual na sua empena estrutural toda vazada por janelas redondas e por sua cobertura em arco pleno e oblongo.

A cor é preponderante no projeto com o revestimento da grande torre frontal com pastilhas amarelas, contrapondo com o vigamento de concreto aparente e com trechos de tijolo além do azul de sua cobertura metálica. Procuramos criar algo que correspondesse ao imaginário das crianças - um projeto fantasia.

Um castelo, um equipamento lúdico de um parque temático, com uma abóbada metálica que lembra a carapaça de uma "joaninha", surgindo como uma surpresa urbana na paisagem, um jogo dinâmico de geometrias, cores e recortes.

A escola contemporânea é o ponto de encontro dos jovens e destes com a cidadania. Na nova escola estamos preocupados não só com o conhecimento, mas com a construção de uma nova cultura.

Novas tecnologias estão revolucionando os processos de transferência do conhecimento. O acúmulo de conhecimento não é mais lento e penoso e sim instantâneo e abrangente. É preciso ficar atento aos processos de globalização, a internet e etc.

A sala de aula irá mudar radicalmente nos próximos anos, tanto quanto já mudaram as relações de trabalho emprego e trocas.

A boa arquitetura e a boa escola transcendem ideologias, e deixam gravado nos nossos corações, o lugar, as suas proporções, seus cheiros e a saudade dos momentos ali vividos.

A escola é importante ponto de encontro e local de construção de sólidas relações sociais, que duram a vida toda, esses colegas de infância nos acompanharão pela vida construindo também um país.
Solução

A escola deve ser tratada também como um “edifício inteligente”, termo usado na arquitetura dos espaços comercias e de escritórios. O edifício da escola também deve ser flexível para atender futuras modificações de layout.

Temos que empregar o que há de mais eficiente quer nos equipamentos quer nos materiais. Entretanto devemos considerar também os aspectos culturais e regionais específicos.

Qualquer bom projeto de arquitetura passa pelo domínio das técnicas de construção.
Materiais novos possibilitam novas linguagens, novas formas, rapidez e economia, mais do que nunca, a escolha dos materiais não é só questão de gosto, mas também de eficiência.
Os materiais são o corpo da arquitetura com os quais o arquiteto envolve a alma e o espírito de uma época.

A Construção em Imagens
Planta da Cobertura
Cortes
Vistas
Ficha Técnica
Ficha Técnica
Pré-Escola Móbile

Arquitetura: Paulo Sophia Arq. Ass.
Equipe: Guilherme Nigro, Veridiana Ruzzante, Daniella Vian Matavelli (colaboração); Claudia Mayumi Iseri (estagiária)
Data do projeto: 2002
Data da construção: 2003
Local: São Paulo, SP, Brasil
Fonte: Arquiteto Paulo Sophia
Data de publicação: 2004