Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Hospital do Rocio
Belmetal fornece fachada para projeto de Hospital no Paraná
Hospital do Rocio, maior hospital da América Latina, se diferencia na paisagem da região devido às suas grandes dimensões.
O Hospital do Rocio, localizado na cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, se destaca pela sua imponência. Marcado por grandes painéis de vidro em sua extensão, o projeto foi elaborado pelo escritório Manoel Coelho Arquitetura & Design. Já a construção do empreendimento foi realizada pela Engerama Engenharia e Empreendimentos.

O hospital é o maior da América Latina em número de leitos, além de ser o maior do Brasil em leitos na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e o segundo maior quando se trata de UTI Neonatal. Ao todo, são 1200 leitos. Além disso, 97% do atendimento será destinado aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
Com uma área de 53 mil metros quadrados dividida em 12 blocos, o empreendimento conta com uma estrutura de 40 consultórios, 26 salas de cirurgia e 305 leitos de UTI, sendo 105 de UTI neonatal. Além disso, a obra conta com um auditório de 320 lugares para eventos e congressos, centro médico, heliponto, estacionamento com mil vagas e ampla área de acesso, como corredores e salas de espera, para visitantes e acompanhantes.

Tamanha grandiosidade exige diversos cuidados, principalmente com a qualidade dos fornecedores escolhidos. Dessa maneira, a expertise da Belmetal em obras de grande porte foi o fator principal para a escolha da empresa para desenvolvimento da fachada. A companhia forneceu 51 toneladas da Fachada Atlanta e aproximadamente 13 mil m2 de ACM Alucoat na cor cinza escuro.
De acordo com Fabio Lavin, arquiteto da Engerama Engenharia e Empreendimentos, os produtos fornecidos pela empresa se destacam pela ótima qualidade. “Os produtos da Belmetal atenderam todas as especificações do projeto, valorizando ainda mais o acabamento da obra”, comenta Lavin.
Segundo o arquiteto Manoel Coelho, do escritório de arquitetura MCA, a colocação rápida e a facilidade de limpeza dos produtos da Belmetal são os aspectos que o diferenciam.

“O alumínio ainda proporciona excelente aspecto e boa manutenção, que garantem a alta durabilidade da aparência da fachada”, explica Manoel Coelho.

Outro desafio enfrentado com sucesso na elaboração do projeto foi o de dispor os ambientes de forma funcional e agradável, devido à grande área onde está instalado.

“O hospital foi elaborado visando criar ambientes humanizados”, comenta o arquiteto. Dessa maneira, a grande área verde localizada no terreno de 100 mil m² foi preservada e a integração entre os espaços internos e o externo foi garantida através dos grandes painéis de peles de vidro. Além disso, os espaços foram projetados visando à valorização das cores, criando, assim, ambientes mais agradáveis.
“O projeto contemplou boa iluminação, com jardins sobre lajes que, além de melhorar o conforto térmico e proporcionar economia de energia elétrica, garantem o bem-estar dos pacientes e familiares”, explica Lavin.

Reaproveitamento de águas pluviais e aquecimento solar também foram itens pensados no processo construtivo do hospital, e garantem maior eficiência ambiental na gestão do empreendimento.
Sobre a Belmetal – Com 52 anos de experiência, a Belmetal é uma das maiores distribuidoras e desenvolvedoras de produtos e sistemas de esquadrias e fachadas em alumínio, além de um dos principais fornecedores de ACM, Policarbonato, Silicone (SIKA) e Fitas VHB (3M) para o segmento da Construção Civil e Indústria.
Contando com 13 filiais posicionadas estrategicamente pelo Brasil, mantém uma equipe de Engenharia para o desenvolvimento de sistemas próprios e acompanhamento de projetos. Além disso, é distribuidora exclusiva dos produtos extrudados de alumínio para a Construção Civil e Telhas de alumínio da VM-CBA, a maior produtora de alumínio do país.

Data de publicação: 25/11/2014