Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Hotel Axis em Portugal
Volumes sobrepostos e abertos garantem um estilo arquitetônico único. A estrutura em aço adotada permitiu tratar os diversos elementos como se eles fossem blocos empilhados e com defasagem nos eixos X e Y.
Volumes sobrepostos conferem linguagem arquitetônica única ao Axis Viana Hotel, com 20 mil m²
Considerado um dos mais contemporâneos quatro estrelas de Portugal, o Axis Viana Business & SPA Hotel está localizado na cidade histórica Viana de Castelo. A variedade de paisagens e cenários da conhecida "capital do folclore" – rodeada pelo Rio Lima, pelas praias do Atlântico, montanhas, Barcelos e outras cidades do Minho (norte do país) – inspirou a construção de um edifício composto por volumes sobrepostos, porém abertos. A dinâmica de tal estilo arquitetônico, erguido graças a uma estrutura em aço, com dois núcleos de circulação em concreto, confere à obra a impressão de ter sido construída com peças de encaixe, como o famoso brinquedo Lego.

Projetado pelo arquiteto Jorge Sodré de Albuquerque, da VHM Coordenação e Gestão de Projectos, o prédio tem, no total, nove andares (dois no subsolo, seis pavimentos e a cobertura). A estrutura em aço adotada permitiu tratar os diversos elementos como se eles fossem blocos empilhados e com defasagem nos eixos X e Y. O revestimento em cor escura acentua esta defasagem dos diferentes blocos, reforçando a imagem de um edifício inovador e que se sobressai no skyline da cidade. Com dois subsolos e três núcleos estabilizadores em concreto, a estrutura dos pavimentos superiores é formada por treliças metálicas com 100 m de comprimento por 11 m de largura.

Nos subsolos encontram-se um estacionamento com 150 vagas, área técnica e de serviços. A recepção, o lobby e o bar e uma área de lazer ficam no piso térreo, enquanto os pisos superiores concentram os 88 apartamentos. Com cerca de 20 mil m² de área construída, o hotel ainda conta com um elegante restaurante.

Nos desenhos da modelagem tridimensional pode ser vista a estrutura metálica formada por um conjunto de pórticos treliçados semelhantes entre si e igualmente espaçados, sendo o seu afastamento corresponde à dimensão dos quartos

De acordo com o engenheiro Rui Ribeiro, da A400 – Projectistas e Consultores de Engenharia Civil, empresa responsável pelo projeto estrutural, a estrutura metálica que compõe os andares do hotel é caracterizada por volumes retangulares, e constituída por um conjunto de pórticos treliçados semelhantes entre si e igualmente espaçados, sendo que seu afastamento corresponde à dimensão dos quartos.

Tais pórticos, por sua vez, são formados por pilares metálicos e por treliças metálicas que permitem vencer o vão em balanço. "As treliças que compõem os balanços distam entre si 3,30m, que correspondem à altura entre pisos, desempenhando também a função de vigas do pavimento", afirma Ribeiro.

Para a execução da estrutura, foi realizado um afastamento entre os pórticos transversais de 7,50 m e entre os longitudinais, de 5,95 m. Nestes últimos, introduziram-se quatro vigas treliçadas longitudinais que permitiram obter uma estrutura mais estável, tanto em nível global quanto local (pilares). A estrutura dos pisos do hotel é formada por uma laje apoiada em vigas metálicas ligadas por meio de conectores do tipo stud bolt, formando uma viga mista.

Entre o Rio Lima e o Monte Santa Luzia, ao lado do parque da cidade e a 5 minutos do centro histórico, o Axis Viana Hotel é um edifício que se destaca em meio às demais construções da cidade de Viana do Castelo, intitulada pela revista inglesa Wallpaper como uma "meca da arquitetura". (C.E.)
Vista do partido arquitetônico e seu entorno. O edifício parece ter sido construído com peças de encaixe do tipo Lego
Lobby de entrada do hotel
Fonte: CBCA - Revista Arquitetura & Aço - Edição 33
Data de publicação: 01/07/2014