Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Millenium Dome
1966 - 1999
Situado no extremo norte da Península de Greenwich - um local no lado sul do Rio Tamisa - este centro de exposições e eventos, foi construído em um terreno esquecido por mais de duas décadas.

A Cúpula do Milênio cobre uma área fechada de 100,000 m², tem uma circunferência de um quilômetro, e mede 365m de diâmetro e 50m em seu ponto mais alto. No coração da Cúpula existe uma arena central concebida como um espaço teatral aberto, flexível. Organizado ao redor do perímetro existem edifícios de apoio (entretenimento / restaurantes / lojas) junto com 14 áreas de exibição. Para se ter idéia das proporções desta construção: a Torre de Eiffel cabe horizontalmente dentro da Cúpula e a Coluna de Nelson verticalmente. O espaço também acomodaria 10 St Paul ou 13 Albert Halls.

A Cúpula está suspensa por doze mastros de aço de 100m, contidos no lugar por mais de 70 km de cabos de reforço. A cobertura é de PTFE coberto de fibra de vidro,O conceito estrutural de A Cúpula é inovador e simples: cabos de aço tensionados dispostos radialmente na superfície e fixados aos nós por presilhas e cabos de amarração a intervalos de 25 metros
O trabalho no local começou em junho de 1997, com o transporte de 8,000 peças para as fundações e a construção de uma viga-anel de concreto que marca a circunferência da Cúpula.

Foram soldados 1,600 tn de seções de aço para formar os 12 mastros que foram erguidos em outubro de 1997. A construção da rede de cabos e a colocação do tecido de cobertura foi concluída no inicio de 1998. O espaço delimitado pela Cúpula e anexos de serviço estavam prontos para exibição no Outono de 1998 e o edifício foi entregue para o cliente, no prazo exigido pelo contrato, no dia 30 de setembro de 1999.

Durabilidade dos materiais

Ainda que a Cúpula foi projetada principalmente para a Exibição do Milênio em 2000, os materiais escolhidos para construir o edifício têm uma perspectiva de vida muito além que esta exigência mínima.

A estrutura primária de mastros e cabos de aço terá um período de vida convencional de 50-60 anos e o design do sistema de ancoragem foi desenvolvido igualmente para uso a longo prazo.

O tecido de PTFE com cobertura de fibra de vidro também foi escolhido para sua maior duração (em torno de 25 anos).
Imagens da estrutura sem e com a cobertura de PTFE
Detalhes
Desenhos do Projeto
Ficha Técnica

Arquitetos envolvidos Mick Green / Mike Davies / Andrew Morris / Richard Rogers / Ian Liddell / Glyn Trippick / Rodger Webster
Empresas participantes:
Arquitetura Richard Rogers Partnership
Engenharia Estrutural Buro Happold Consulting Engineers
Engenharia Arup & Partners
Construtora John Laing Construction
Construtora Sir Robert McAlpine
Estrutura metálica Watson Steel Ltd.
Fabricante Birdair (membrana)
Data de publicação: 09/11/2009