Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Como escolher o piso certo para sua residência
Na hora de decidir o tipo de piso ou revestimento, além das características estéticas, é preciso fazer uma análise do ambiente, o seu uso e quem serão seus ocupantes para fazer uma melhor escolha e, principalmente, ter satisfação pelo resultado.

Algumas perguntas-chave são:

Área molhada ou seca: um piso a ser aplicado num ambiente externo ou mesmo numa cozinha ou banheiro deve ter características diferentes de um piso para o quarto, por exemplo;

Quem utilizará o espaço: crianças e idosos exigem, por exemplo, cuidados especiais em relação à segurança;

Frequência de uso: é vital saber a durabilidade do piso para definir a melhor opção;

Manutenção e limpeza: como deverá ser a limpeza do piso, por exemplo, se exige produtos especiais.

A partir daí, é hora de verificar as ofertas existentes no mercado. Momento também de verificar a presença dos atributos essenciais da sustentabilidade: salubridade, qualidade e responsabilidades socioambiental e de comunicação do fabricante. Comece por perguntar qual o adesivo é o recomendado pelo fabricante. Verifique se ele é ou não tóxico. Uma das maneiras é verificar se possui o Selo SustentaX (no site www.SeloSustentaX.com.br você encontrará produtos com qualidade garantida e com níveis de toxidade aceitáveis por normas internacionais).

Se a opção é por piso de madeira ou derivados, verifique se tem origem legal e produção responsável. Não é difícil fazer isso é só verificar se possui o Selo FSC ou CERFLOR.

Verifique também a origem do material, se há componentes reciclados. Estes estes são outros aspectos que devem ser considerados na compra de materiais, assim como beleza, funcionalidade e adequação ao uso.

O projeto Residência Sustentável, que tem o intuito de mostrar ao público em geral que já existem materiais sustentáveis, reuniu fabricantes e fornecedores para esclarecer algumas dúvidas e apresentar os diferenciais de seus produtos:
*Valores médios fornecidos pelos fabricantes (mês de referência - maio/2010)
Sobre o Projeto Residência Sustentável

O propósito do projeto Residência Sustentável é contribuir para a disseminação do tema sustentabilidade de forma prática em um nível em que as pessoas poderão identificar maior interação com as ações que serão desenvolvidas e que poderão ser adaptadas e replicadas no seu dia-a-dia.

Até agora, o público em geral tem confundido sustentabilidade com ecologia. Ecologia está ligada ao foco exclusivamente de preservação ambiental enquanto que a sustentabilidade requer que haja um equilíbrio entre o retorno financeiro e a minimização dos impactos socioambientais, incluindo a saúde das pessoas.

Nesse campo da sustentabilidade em edificações muito se tem falado dos prédios comerciais que têm recebido certificações, deixando o público sem compreender como a sustentabilidade pode fazer parte de seus projetos de reformas, arquitetura de interiores e decoração.

Assim, as grandes novidades deste projeto são demonstrar que:

1) Para incorporar sustentabilidade em sua casa não é necessário criar um “efeito floresta” com excesso de plantas, montar ambientes rústicos (tipo “salon de faroeste”), ter uma decoração primitiva com tocos de madeira e que, ao mesmo tempo, não há a menor necessidade de se abrir mão de conforto e de beleza;

2) Já temos hoje em nosso país profissionais de todas as áreas (arquitetura, elétrica, hidráulica, paisagismo, harmonização ambiental…) capazes de conceber e implantar projetos Residenciais Sustentáveis;

3) Já temos produtos de qualidade, que são produzidos e distribuídos com responsabilidade socioambiental e que, importante, apresentam índices de toxidade abaixo dos limites impostos pelas normas internacionais;

4) É possível conciliar Feng Shui com sustentabilidade.

Resumindo: o projeto Residência Sustentável é um inédito trabalho conjunto de todos os profissionais e empresas participantes no sentido de desmistificar o conceito de sustentabilidade aplicado à moradias demonstrando, passo-a-passo, como é plenamente possível se reformar e decorar um apartamento, seguindo critérios de sustentabilidade reconhecidos internacionalmente.

Mais informações:

Site: www.residenciasustentavel.com.br

Blog: http://appcasa.abril.com.br/blogs/residencia-sustentavel/

Twitter: www.twitter.com/casasustenta
São patrocinadores neste projeto:

Profissionais: Cilene Monteiro Lupi Studio (Arquiteta), Casa de Projetos Arquitetura e Design (Paisagismo), LFB Engenharia (Climatização), Giacometti Projetos (Elétrica e Hidráulica), Marbie Systems (Automação Residencial), PROASSP Assessoria (Impermeabilização), Sociedade Feng Shui (Harmonização ambiental – Feng Shui), Sinnen (Instalação Elétrica e Hidráulica) e SustentaX (Sustentabilidade).

Fabricantes: 3M, BambooFloor, Claudia Araújo Tecelagem Manual, Deca, Ecotelhado, Eucafloor, Finder, Henkel, Huffix, iHome, Interfloor, JRJ Tecidos, Lady Revestimentos, Nas Design, Pensativo Comunicação, Neocontrol, Masterpol, Pado, Penha Vidros, Pisoleve, Sends, Seivarte, Solatube, Soletrol, Suvinil, Uniflex e Werden.
Data de publicação: 04/08/2010