Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Pisos Metálicos
Pisos metálicos são grades de piso destinadas ao tráfego de pessoas e veículos, normalmente utilizados em plataformas retas, mezaninos, canaletas, entre outros. Também podem ser utilizadas em degraus fabricados nos padrões do piso metálico. Ambas as aplicações podem ter sua superfície lisa ou serrilhada, acrescentando ao produto somente as laterais de fixação.

Fabricado em grade eletrofundida ou manualmente, o piso metálico é o complemento ideal às instalações industriais tais como siderurgia, indústrias navais, hidroelétricas, termoelétricas, petroquímicas, destilarias, mineração, fabricação de papel, alimentícias, químicas, entre outras.

Devido a sua leveza e grande resistência, permite o uso de estruturas metálicas com menor dimensionamento e são projetadas para atender principalmente áreas industriais que necessitam de escoamento da água e passagem de outros líquidos, em como a passagem de ar, poeira e luz. Não há restrições quanto à superfície a ser aplicada, podendo ser utilizada em estruturas de concreto, madeira ou estruturas metálicas. Existem dois tipos básicos de grades de piso metálico. São eles:

Vazados – tipo grade ou expandida
Não vazados – tipo chapa antiderrapante
Podem ser fabricados em aço carbono no estado natural, pintados ou galvanizados a fogo, em alumínio ou em aço inoxidável – este último, recomendado para áreas sujeitas a agressões químicas, como por exemplo, no segmento hospitalar e alimentício.

O piso de grade metálico pesa menos do que qualquer outra solução, além de ser facilmente recortável, mesmo na fase de instalação além de possibilitar furos e cavidades para a passagem de fios, tubos e junções, sem perigo de desconexão.
Composição e Produção

As grades de piso são compostas pelas barras principais que determinam a resistência quanto à sobrecarga e, por fios de ligação que ajudam a distribuir a sobrecarga nas barras principais adjacentes.

Estes elementos são unidos por processo de eletrofusão que torna a peça uniforme e homogênea e permite assegurar maior resistência de sobrecarga e durabilidade contra ferrugem se comparado com processos convencionais e obsoletos.
No intuito de conferir melhor qualidade à grade metálica, é necessário produzi-la com processos que atendam aos seguintes requisitos:

Absoluta impossibilidade de desconexão das malhas;
Ausência de cortes, furos ou rasgos de encaixe entre seus componentes;
Baixo custo de produção.

Esse processo é obtido por meio da solda que estabelece a união entre as barras portantes e os fios de ligação, tornando o painel uma peça homogênea – as barras são mantidas rigorosamente na posição vertical, perpendicular ao plano de carga.
Para garantir resistência e durabilidade aos pisos, bem como eliminar pontos de oxidação é necessário que o processo de solda e forjamento seja feito com conexões firmes e definitivas, sem cortes, furos ou rasgos de encaixe entre os componentes.

Nos processos comuns, os cortes e furos dos diversos tipos de encaixe têm o inconveniente de enfraquecer as barras portantes e, conseqüentemente reduzir a capacidade de carga, criando pontos críticos aos efeitos da formação da ferrugem.

Para se obter um eletrofundido de boa qualidade, a solda e o forjamento devem ser feitos em duas fases sucessivas e contínuas onde ocorre a fusão nos pontos de contato entre as barras portantes e os arames de ligação. A prova visível de uma solda perfeita entre os vários elementos é dada pelos “colarinhos” de fusão presentes em todos os cruzamentos da peça.
Características

Para atender as finalidades para qual o piso metálico se destina que são desde a sobrecarga de passagens de pessoas até o fluxo de veículos pesados (caminhões, empilhadeiras, entre outros), destacamos as seguintes características:

Grande capacidade de carga;
Superfície antiderrapante;
Resistência aos agentes atmosféricos;
Leveza;
Maleabilidade;
Ventilação;
Luminosidade;
Economia.
As variações dos pisos metálicos são obtidas por diferentes combinações entre chapas lisas ou serrilhadas.
Tais combinações conferem ao produto duas características distintas:

Grade de piso serrilhada – possui características antiderrapantes e é indicada para áreas que necessitam de maior escoamento de produtos oleosos tais como óleo, graxa e adjacentes;
Grade com barras lisas – além de também possuir características antiderrapantes, é indicada para áreas molhadas, porém não oleosas e também para áreas secas.
Especificações

Barras Portantes ou Barras principais

São as barras que suportam cargas aplicadas sobre a grade. Devem ser instaladas perpendicularmente aos apoios. Sua especificação é dada pelas dimensões H x E.
Fios de Ligação ou Barra Secundária

Os Fios de ligação unem e mantêm perpendicularmente as barras portantes, formando desta união uma rígida estrutura, que impede o tombamento das barras portantes e aumenta a capacidade da grade.
Malha

É a distância formada entre os pontos A e B conforme figura abaixo, onde A corresponde à distância entre as barras portantes e B corresponde a distância entre os fios de ligação.
Moldura

É uma barra chata vincada responsável por estruturar, dar acabamento e esquadro aos painéis de grade. É aplicada pelo o processo de eletrofusão nas barras portantes.
Variações

Grades de piso metálico é uma associação de barras metálicas entrelaçadas, formando malhas quadradas, retangulares ou redondas. São fabricadas para atender a diversas variações de cargas e vãos. Essa variação é o que determina as dimensões “C x L”, onde “C” corresponde o comprimento das barras autoportantes e “l” a largura do painel.
Superfície

Conforme dito anteriormente, as grades metálicas podem ser utilizadas tanto em degraus quanto em pisos, e ambos são fabricados nos mesmos padrões.
Podem ter sua superfície lisa ou serrilhada, acrescentando ao produto somente as laterais de fixação. Abaixo é possível visualizar que, em ambos os casos existe uma combinação das superfícies e dos tipos de barras utilizadas para atender a diversas variações de aplicação.

Superfície Lisa

Figura A - Superfície lisa com barras de ligação redondas;
Figura B - Superfície lisa, com barras de ligação retorcidas;
Figura C - Superfície lisa, com barras para barras principais e secundárias.
Superfície Serrilhada

Figura D - Superfície serrilhada, com barras de ligação redondas;
Figura E - Superfície serrilhada, com barras de ligação retorcidas;
Figura F - Superfície serrilhada, com barras principais e lisas para secundárias;
Figura G - Superfície serrilhada, com barras principais e secundárias.
Degraus

Os degraus utilizados em escadas de piso metálico possuem duas diferenciações: perfil liso e antiderrapante.
Ambos são fabricados em grade eletrofundida e chapa lateral perfurada para fixação dos parafusos.
Grampo de Fixação 1
Grampo de Fixação 2 - Especial para Perfil U 4", 6" e 8"
Ficha Técnica

Imagens: Mac Fiber e MetalGrade
Colaboração: Piso Metal
Data de publicação: 03/05/2010