Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
O Vidro como Aliado do Meio Ambiente e da Qualidade de Vida
Vidro Termo-Acústico contribui para a Melhora da Qualidade de Vida da População
Foi-se o tempo em que o vidro era usado somente para dar um toque de sofisticação aos ambientes. Com a descoberta de novas tecnologias, ele tornou-se um aliado no cuidado com o meio-ambiente e na qualidade de vida da população. O vidro duplo insulado, também conhecido como vidro termo-acústico, é um exemplo deste vidro de alta tecnologia e amigo do meio-ambiente.

De acordo com José Antônio Passi, diretor da Divinal Vidros, uma das maiores distribuidoras de vidros do Brasil, os vidros insulados e de controle solar serão os vidros do futuro. “Casa vez mais os arquitetos, engenheiros e profissionais do setor procuram por estes vidros de alta tecnologia, tanto pela necessidade de ter conforto acústico e diminuir o barulho das cidades, quanto pelas vantagens de economia da energia elétrica”, afirma. Ele acrescenta que o vidro já é por natureza um produto que beneficia a redução dos gastos de energia devido a sua característica da transparência, permitindo a entrada da luz natural sem a necessidade de gastar com luz elétrica durante o dia.

Vidro duplo insulado - Também conhecido como termo-acústico, o vidro insulado controla a entrada de raios solares infravermelhos que provocam o calor, e também a entrada das ondas sonoras.

O conforto térmico é obtido pela redução da troca de calor dos vidros com o ambiente, tornando-o ideal para locais quentes, frios ou com altas variações térmicas. O conforto térmico é potencializado quando em sua composição utiliza-se de vidros refletivos, ideais para manter ambientes mais confortáveis.

Esta função termo-acústica do vidro insulado é possível devido à composição do produto, produzido basicamente por dois vidros separados entre si e por um perfil de alumínio em todo o seu perímetro.

O perfil de alumínio é o responsável tanto por diminuir os efeitos das radiações solares quanto para minimizar os efeitos do barulho externo. Junto ao perfil existe um componente responsável por secar toda a umidade, impedindo a criação de fungos e a formação de vapor d´água, e também servindo como um isolante que evita qualquer troca gasosa e que por isto reduz a passagem da temperatura externa/interna. Uma das funções principais do vidro insulado é a de bloquear parte dos raios infravermelhos, garantindo o bem-estar interno. Ou seja, o produto impede a entrada do calor solar sem causar perda de luz natural.
A Divinal Vidros atua na produção do vidro insulado, ou seja, “dupla” e prepara os insumos do produto de acordo com as especificações passadas pelo arquitetos ou construtores das obras. O vidro insulado permite utilizar diferentes tipos de vidro, como temperado, laminado ou comum, e também as espessuras do vidro e da câmara de alumínio são variadas de acordo com o objetivo do projeto.

De acordo com Tadeu Machado, gerente comercial do setor do vidro insulado da Divinal Vidros, em relação ao controle acústico, o vidro laminado também é o mais indicado para a composição do vidro insulado, porque possui o PVB – polivinil butiral, que potencializa a capacidade de se barrar o som. Mas o maior responsável por não permitir a entrada de som é a câmara de alumínio, além do fato de serem utilizados dois vidros na composição do vidro insulado que contribui para o silêncio do ambiente interno. De acordo com Tadeu Machado, quanto maior a câmara de alumínio e a espessura dos vidros, melhor a retenção do barulho.
Fonte: Assessoria de Imprensa Divinal Vidros
Data de publicação: 15/01/2010