Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Escoras Metálicas
Finalidade
Escoras Metálicas são excelentes equipamentos que servem para escorar provisoriamente elementos estruturais (lajes, vigas), suportando pontualmente as cargas conforme sua capacidade.

Sua maior vantagem é a praticidade, além da rapidez, segurança e economia, sendo muito fácil montar e desmontar, possuindo regulagem de altura de 2 a 3,10 metros, de 10cm em 10cm, mais um ajuste final na luva de 10cm de curso.
Escora Pontual:
Carga admissível de 1500kg / Regulagem na flauta de 10cm em 10cm
Luva de regulagem de alta resistência com 10 cm de curso.
Para Transportar

Pessoas e equipamentos não podem ser transportados no mesmo compartimento. O transporte deve ser realizado respeitando-se o limite de peso e dimensões
No Local de Trabalho:

Isole o local onde se vai trabalhar e impeça a presença de outras pessoas especialmente crianças.

O local onde se vai escorar deve estar nivelado, firme, compactado, preferencialmente com o contra piso já executado, a fim de suportar as cargas e não ceder no caso de chuva, sobre-carga e outros.

Para montagem das escoras deve-se regular a altura da flauta ,com o gancho, depois dar os ajustes finais com a porca.

Para desmontagem nunca bata no pé da escora. Com uma alavanca solte a porca no sentido anti-horário e a escora logo estará solta.
O tempo de desmontagem das formas e escoramento é variável e deverá seguir
Cuidados Especiais

Somente profissionais legalmente habilitados (Engenheiros e Arquitetos) podem fazer projeto de escoramento e determinar a correta utilização de cada escora e acessórios.

No caso de lajes pré moldadas o fabricante deverá indicar as linhas de escoras e o engenheiro da obra determinar a quantidade necessária.

O local onde se vai escorar deve estar nivelado, firme, compactado, preferencialmente com o contra piso já executado, a fim de suportar as cargas e não ceder no caso de chuva e ou outros agentes.

As formas devem ser projetadas e construídas de modo que resistam às cargas máximas de serviço. Item 18.9.1 NR 18.

Os suportes e escoras de formas devem ser inspecionados antes e durante a concretagem por trabalhador qualificado. Item 18.9.3 NR 18.

Quando for necessária a montagem, próximo às linhas elétricas energizadas, deve-se proceder ao desligamento da rede, afastamento dos locais energizados, proteção das linhas, além do aterramento da estrutura e equipamentos que estão sendo utilizados. Item 18.10.8 NR 18.

Cuidados especiais devem ser tomados quanto ao travamento das escoras nos dois sentidos, uma vez que as mesmas somente resistem a esforços de compreensão ao seu eixo vertical.

No local onde se executa a concretagem somente deve permanecer a equipe indispensável para a execução desta tarefa. Item 18.9.10 NR 18.

É obrigatória a colocação de pranchas de madeira firmemente apoiadas sobre as armações nas formas, para a circulação de operários. Item 18.8.4 NR18.

Durante a concretagem principalmente com uso de bombas de concreto deve-se evitar o descarregamento acidental de concreto
num só local, ocasionando carga acidental não prevista.

Durante a desforma devem ser viabilizados meios que impeçam a queda livre de seções de formas e escoramentos, sendo obrigatórios a amarração das peças e o isolamento e sinalização do local. Item
Fonte: Casa do Construtor
Data de publicação: 19/01/2011