Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
O que faz um engenheiro de análise de falha
Engenharia de análise pode avaliar todos os passos que levaram a um erro
Um profissional dessa área pode também trabalhar no campo de investigação forense para determinar a sequência de eventos que levou a um incidente específico.

O engenheiro de análise de falhas utiliza uma série de técnicas para coletar dados como parte de suas atribuições de trabalho, incluindo a obtenção de amostras de materiais, com o uso de um microscópio ou equipamento de laboratório ou revisão de declarações de testemunhas.

O trabalho realizado pela equipe de análise de falhas é uma parte importante do desenvolvimento de novos produtos. Os designers precisam estar cientes dos riscos potenciais associados com a produção ou com o uso de um produto. Trabalhando com um engenheiro, estes riscos podem ser antecipados e minimizados, a fim de garantir que o produto cumpra os padrões de qualidade e seja seguro para utilização.

Dependendo do tipo de produto ou processo de FMEA, o trabalho pode envolver a análise de um pedaço de hardware para determinar onde pode ocorrer um colapso na sua estrutura ou função.

Se o engenheiro está considerando um erro no que se refere a um processo de fabricação, ele ou ela terá de observar fatores que podem levar à sua degradação, incluindo a disponibilidade de suprimentos ou uma peça do equipamento que requer manutenção.No caso do trabalho forense, o profissional irá utilizar uma abordagem diferente. Neste caso, a análise envolve olhar para um evento que já ocorreu e determinar a sequência de passos que levaram a ela. Como parte desse trabalho, o engenheiro de análise de falhas pode precisar realizar um exame físico de uma máquina ou dispositivo ou rever os registros de manutenção.Outro aspecto da aplicação forense dessa função tem em conta o fator humano, em caso de falha. O engenheiro de análise de falhas consegue montar um retrato dos acontecimentos com base nos eventos observados por testemunhas e as declarações dadas pelos participantes.

Dessa forma, é possível concluir que a perda foi causada por erro humano ou devido a uma avaria de um componente ou um sistema em uma máquina. A investigação pode incluir também a tentativa de recriar o evento para determinar se o equipamento ou as ações humanas foram os culpados pela perda.
Manutenção e Suprimentos
Publicação: 26/09/2012