Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Período de férias coletivas exige cuidados extras com o óleo solúvel das máquinas

Quimatic Tapmatic disponibiliza para download ficha de controle que permite acompanhar todos os dados importantes da solução.

Período de férias coletivas exige cuidados extras com o óleo solúvel das máquinas
No período de férias coletivas, o cuidado com o óleo solúvel nos reservatórios das máquinas deve ser ainda maior. Afinal, é justamente neste intervalo que o lubrificante costuma ficar sem movimentação e sem a devida reposição de concentrado, o que aumenta o risco de contaminação e, consequentemente, pode levar à perda precoce da solução.

A fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic alerta para algumas práticas que ajudam a manter o óleo solúvel no reservatório sempre em condições ideais de uso, garantindo a qualidade da emulsão.

De acordo com a empresa, cuidados consistem basicamente em controlar o pH (potencial de hidrogênio), a taxa de diluição (Brix), remover o trampoil e, eventualmente, corrigir a emulsão caso a mesma apresente algum desvio.

O pH de uma emulsão de óleo solúvel deve ficar entre 8,5 e 10,5. Caso ocorra redução, isso significa que a solução está contaminada e o número de microrganismos começou a crescer. "Nesse caso, é necessário corrigir a solução com preservante para eliminar a contaminação microbiana e com alcalinizante para corrigir o pH", explica Marcos Pacheco, químico sênior da Quimatic Tapmatic. "É importante ressaltar que se o pH estiver abaixo de 7, deve-se optar pela troca da solução no reservatório." O profissional lembra que existem diferentes maneiras de medir o pH, mas a mais simples e utilizada é a fita de medição de pH, que pode ser encontrada facilmente para compra.

Outra medição importante é a da taxa de diluição. Conferida por meio de um refratômetro em escala de Brix, esta checagem serve para verificar a concentração de óleo que a solução possui no reservatório. Caso esta concentração esteja abaixo do especificado pelo fabricante, também é necessária a correção, pois se o reservatório contar com mais água que o determinado, as partes metálicas da máquina podem ser danificadas pela corrosão.

A Quimatic Tapmatic também enfatiza a necessidade de combater o trampoil, óleos estranhos (barramento e hidráulico) que caem no reservatório da máquina. Esses óleos dificilmente se misturam na emulsão e, como consequência, criam uma nata na superfície do reservatório, impedindo a oxigenação do óleo e causando redução do pH. Existem no mercado equipamentos próprios para a remoção do trampoil, chamados de "skimmer", que podem ser de disco ou correia, por exemplo.

Por fim, é imprescindível que as indústrias recorram à assessoria prestada pelo fabricante do óleo solúvel, para assim garantir o devido controle e a qualidade da emulsão presente no reservatório de cada máquina.

Pensando em facilitar o trabalho dos profissionais responsáveis pelo óleo solúvel nas indústrias, a Quimatic Tapmatic disponibiliza uma ficha de controle onde é possível inserir todos os dados importantes para verificação e histórico da solução.

Baixe a sua ficha pelo link a seguir:
http://www.quimatic.com.br/ficha-de-controle-oleo-soluvel.php
Notícias

trumpf e key partner da feimafe 2017
EVENTOS
TRUMPF é key partner da FEIMAFE 2017
EMPRESAS
Sinduscon-MG firma parcerias com instituições de ensino e oferece descontos em cursos de especialização
EMPRESAS
Precon realiza Feirão em Sete Lagoas neste fim de semana
CONSTRUÇÃO CIVIL
Inverno é ideal para reformas na parte externa do imóvel

rogga empreendimentos esta entre as maiores construtoras do brasil
EMPRESAS
Rôgga Empreendimentos está entre as maiores construtoras do Brasil
CURSOS
Resultado Oficial do 13º Ranking ITC 2017
CURSOS
Iniciação de coberturas e fechamentos metálicos
ARQUITETURA
Versão Brasileira Arquitetura é responsável por empreendimentos múltiplos em Uberlândia

com sistema de mobilidade r franco engenharia ganha eficiencia produtividade e controle integrado de informacoes
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Com sistema de mobilidade, R. Franco Engenharia ganha eficiência, produtividade e controle integrado de informações
CONSTRUÇÃO CIVIL
Sinduscon-MG avalia os impactos das reformas trabalhista e previdenciária no setor da construção civil em Minas Gerais
EMPRESAS
Plano&Plano se destaca na primeira posição da categoria construtoras do TOP IMOBILIÁRIO de 2017
CURSOS
Em Porto Alegre, nova turma para curso inédito de capacitação em inspeção de estruturas de concreto