Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Período de férias coletivas exige cuidados extras com o óleo solúvel das máquinas

Quimatic Tapmatic disponibiliza para download ficha de controle que permite acompanhar todos os dados importantes da solução.

Período de férias coletivas exige cuidados extras com o óleo solúvel das máquinas
No período de férias coletivas, o cuidado com o óleo solúvel nos reservatórios das máquinas deve ser ainda maior. Afinal, é justamente neste intervalo que o lubrificante costuma ficar sem movimentação e sem a devida reposição de concentrado, o que aumenta o risco de contaminação e, consequentemente, pode levar à perda precoce da solução.

A fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic alerta para algumas práticas que ajudam a manter o óleo solúvel no reservatório sempre em condições ideais de uso, garantindo a qualidade da emulsão.

De acordo com a empresa, cuidados consistem basicamente em controlar o pH (potencial de hidrogênio), a taxa de diluição (Brix), remover o trampoil e, eventualmente, corrigir a emulsão caso a mesma apresente algum desvio.

O pH de uma emulsão de óleo solúvel deve ficar entre 8,5 e 10,5. Caso ocorra redução, isso significa que a solução está contaminada e o número de microrganismos começou a crescer. "Nesse caso, é necessário corrigir a solução com preservante para eliminar a contaminação microbiana e com alcalinizante para corrigir o pH", explica Marcos Pacheco, químico sênior da Quimatic Tapmatic. "É importante ressaltar que se o pH estiver abaixo de 7, deve-se optar pela troca da solução no reservatório." O profissional lembra que existem diferentes maneiras de medir o pH, mas a mais simples e utilizada é a fita de medição de pH, que pode ser encontrada facilmente para compra.

Outra medição importante é a da taxa de diluição. Conferida por meio de um refratômetro em escala de Brix, esta checagem serve para verificar a concentração de óleo que a solução possui no reservatório. Caso esta concentração esteja abaixo do especificado pelo fabricante, também é necessária a correção, pois se o reservatório contar com mais água que o determinado, as partes metálicas da máquina podem ser danificadas pela corrosão.

A Quimatic Tapmatic também enfatiza a necessidade de combater o trampoil, óleos estranhos (barramento e hidráulico) que caem no reservatório da máquina. Esses óleos dificilmente se misturam na emulsão e, como consequência, criam uma nata na superfície do reservatório, impedindo a oxigenação do óleo e causando redução do pH. Existem no mercado equipamentos próprios para a remoção do trampoil, chamados de "skimmer", que podem ser de disco ou correia, por exemplo.

Por fim, é imprescindível que as indústrias recorram à assessoria prestada pelo fabricante do óleo solúvel, para assim garantir o devido controle e a qualidade da emulsão presente no reservatório de cada máquina.

Pensando em facilitar o trabalho dos profissionais responsáveis pelo óleo solúvel nas indústrias, a Quimatic Tapmatic disponibiliza uma ficha de controle onde é possível inserir todos os dados importantes para verificação e histórico da solução.

Baixe a sua ficha pelo link a seguir:
http://www.quimatic.com.br/ficha-de-controle-oleo-soluvel.php
Notícias

kurotel amplia suas instalacoes baseado nos principios da sustentabilidade
ARQUITETURA
Kurotel amplia suas instalações baseado nos princípios da sustentabilidade
EMPRESAS
CBRE é responsável pela locação exclusiva do Condomínio Logístico Golgi Duque de Caxias
CURSOS
Terceiro encontro de engenharia estrutural em São Carlos discute patologia e recuperação de estruturas
EVENTOS
BASF mostra soluções para aumentar produtividade e segurança na Brazil Windpower 2017

arquitetos e designers contam com programacao diversificada na equipotel
EVENTOS
Arquitetos e designers contam com programação diversificada na Equipotel
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Confira as 5 palavras-chave mais caras para anúncios pagos no Brasil
CONSTRUÇÃO CIVIL
Tinta impermeável garante paredes sempre novas
ECONOMIA E MERCADO
Atividade da indústria da construção em Minas acumula alta no primeiro semestre

betoneiras em inox sao atracoes na concrete show 2017
EVENTOS
Betoneiras em inox são atrações na Concrete Show 2017
EVENTOS
TRUMPF participa da FEBRAVA com tecnologia de íon-lítio em ferramentas de corte
ECONOMIA E MERCADO
Após 33 meses de queda, construção civil volta a contratar
EVENTOS
CASACOR Minas Gerais: em momento histórico, 23ª edição faz elo entre passado, presente e futuro