Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Período de férias coletivas exige cuidados extras com o óleo solúvel das máquinas

Quimatic Tapmatic disponibiliza para download ficha de controle que permite acompanhar todos os dados importantes da solução.

Período de férias coletivas exige cuidados extras com o óleo solúvel das máquinas
No período de férias coletivas, o cuidado com o óleo solúvel nos reservatórios das máquinas deve ser ainda maior. Afinal, é justamente neste intervalo que o lubrificante costuma ficar sem movimentação e sem a devida reposição de concentrado, o que aumenta o risco de contaminação e, consequentemente, pode levar à perda precoce da solução.

A fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic alerta para algumas práticas que ajudam a manter o óleo solúvel no reservatório sempre em condições ideais de uso, garantindo a qualidade da emulsão.

De acordo com a empresa, cuidados consistem basicamente em controlar o pH (potencial de hidrogênio), a taxa de diluição (Brix), remover o trampoil e, eventualmente, corrigir a emulsão caso a mesma apresente algum desvio.

O pH de uma emulsão de óleo solúvel deve ficar entre 8,5 e 10,5. Caso ocorra redução, isso significa que a solução está contaminada e o número de microrganismos começou a crescer. "Nesse caso, é necessário corrigir a solução com preservante para eliminar a contaminação microbiana e com alcalinizante para corrigir o pH", explica Marcos Pacheco, químico sênior da Quimatic Tapmatic. "É importante ressaltar que se o pH estiver abaixo de 7, deve-se optar pela troca da solução no reservatório." O profissional lembra que existem diferentes maneiras de medir o pH, mas a mais simples e utilizada é a fita de medição de pH, que pode ser encontrada facilmente para compra.

Outra medição importante é a da taxa de diluição. Conferida por meio de um refratômetro em escala de Brix, esta checagem serve para verificar a concentração de óleo que a solução possui no reservatório. Caso esta concentração esteja abaixo do especificado pelo fabricante, também é necessária a correção, pois se o reservatório contar com mais água que o determinado, as partes metálicas da máquina podem ser danificadas pela corrosão.

A Quimatic Tapmatic também enfatiza a necessidade de combater o trampoil, óleos estranhos (barramento e hidráulico) que caem no reservatório da máquina. Esses óleos dificilmente se misturam na emulsão e, como consequência, criam uma nata na superfície do reservatório, impedindo a oxigenação do óleo e causando redução do pH. Existem no mercado equipamentos próprios para a remoção do trampoil, chamados de "skimmer", que podem ser de disco ou correia, por exemplo.

Por fim, é imprescindível que as indústrias recorram à assessoria prestada pelo fabricante do óleo solúvel, para assim garantir o devido controle e a qualidade da emulsão presente no reservatório de cada máquina.

Pensando em facilitar o trabalho dos profissionais responsáveis pelo óleo solúvel nas indústrias, a Quimatic Tapmatic disponibiliza uma ficha de controle onde é possível inserir todos os dados importantes para verificação e histórico da solução.

Baixe a sua ficha pelo link a seguir:
http://www.quimatic.com.br/ficha-de-controle-oleo-soluvel.php
Notícias

1 encontro regional de construcao a seco light steel framing
EVENTOS
1º Encontro Regional de Construção a Seco " Light Steel Framing
INFRAESTRUTURA
CPFL Energia investe R$ 98 milhões em projetos de eficiência energética e beneficia mais de 70 mil famílias
ECONOMIA E MERCADO
Confiança dos empresários da construção mineira recua em abril
CURSOS
Inscreva seu projeto no Prêmio Brasil Galvanizado

curso distribuicao transversal de cargas em pontes com vigas multiplas
CURSOS
Curso: Distribuição transversal de cargas em pontes com vigas múltiplas
ARQUITETURA
Topo de maior centro comercial de Pequim terá floresta urbana e alimentos orgânicos
ECONOMIA E MERCADO
Conheça os 10 bairros com o metro quadrado mais caro da cidade de São Paulo
EMPRESAS
Direcional comemora sucesso de ação promovida em parceria com o Mineirão

feimafe 2017 makino apresenta centro de usinagem horizontal especial para producao de pecas de aluminio injetado com velocidade e precisao
EVENTOS
FEIMAFE 2017: Makino apresenta centro de usinagem horizontal especial para produção de peças de "Alumínio Injetado" com velocidade e precisão
CURSOS
MRV Engenharia investe em educação para operários em seus canteiros de obras
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Engebel Construção soluciona 99% das não conformidades em canteiros de obras com usode software de mobilidade da Teclógica
CONSTRUÇÃO CIVIL
Para que servem os Bancos de Capacitores?