Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Chapas galvanizadas resistem à corrosão

Leveza e resistência fazem deste material uma opção para quem vai construir e quer mais economia

Chapas galvanizadas resistem à corrosão
A galvanização (revestimento de um metal por outro a fim de protegê-lo dos efeitos corrosivos) é um processo vantajoso para as empresas que comercializam materiais para a construção civil. Pesquisas apontam que os custos com corrosão já representam cerca de 4% do PIB das nações industrializadas. Isso porque, a cada 90 segundos, uma tonelada de aço é consumida por corrosão.
O gerente comercial da Pinheiro Ferragens, Vanderlei Ribeiro, alerta: "a chapa galvanizada é adequada para aplicações que exijam resistência à corrosão, como é o caso dos painéis de publicidade, embalagens e aparelhos de ar condicionado". Ele avalia que o aço galvanizado também é uma opção para aparelhos domésticos que são expostos à água e, assim, ficam mais suscetíveis à corrosão, como máquinas de lavar roupa e louça.

A zincagem é um dos processos mais ecológicos, efetivos e econômicos para proteger o aço. A chapa galvanizada, por exemplo, é revestida por uma camada de zinco que garante maior proteção a desgastes, sendo mais comumente usada em painéis e fachadas. Já os acabamentos podem ser cristais normais, minimizados, liso e liga zinco-ferro; sendo aplicados na fabricação de telhas, tubos, indústria automotiva, perfis estruturais, entre outros.

"A escolha do acabamento deve levar em conta a aplicação do produto, sendo recomendado o cristal minimizado para aplicações que exijam pinturas. É importante ressaltar que, em termos de resistência à corrosão, o acabamento superficial não sofre interferência, já que a resistência aos efeitos corrosivos é diretamente proporcional à espessura do revestimento, ou seja, não existe nenhuma relação com o acabamento da superfície", explica Vanderlei.

Vale lembrar que a chapa galvanizada é até vinte vezes mais resistente que a chapa comum. Elas podem ser cortadas " longitudinal ou transversalmente " e fornecidas em rolos, tiras ou blanks. Quanto mais espesso for o revestimento de zinco, maior será a durabilidade do produto zincado. Algumas características como leveza e resistência fazem das chapas atrativas para a construção de telhados.

Sobre a Ferragens Pinheiro " Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.
Notícias

praticidade e tecnologia na cozinha com a codda metais
EMPRESAS
Praticidade e tecnologia na cozinha com a Codda Metais
EVENTOS
Recorde no X CBPE, trabalhos serão recebidos até 3 de março
ARQUITETURA
Arquiteta cria casa sustentável e decente para refugiados na Itália
CONSTRUÇÃO CIVIL
Manutenção da obra: estruturas metálicas requerem cuidados especiais

com tres novos servicos apm terminals itajai dobra operacao de conteineres
INFRAESTRUTURA
Com três novos serviços, APM Terminals Itajaí dobra operação de contêineres
ARQUITETURA
Meta do Minha Casa Minha Vida em 2018 é contratar 650 mil unidades
ARQUITETURA
Decora Fácil BH revoluciona o marketing decor em formato Reality Show
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Arquiteto propõe máquina móvel que recicla resíduos da demolição

projeto e calculo de light steel framing
CURSOS
Projeto e Cálculo de Light Steel Framing
EVENTOS
Makino leva à FEIMEC 2018 centro de usinagem horizontal especial para produção de peças de "Alumínio Injetado" com velocidade e precisão
INFRAESTRUTURA
Curitiba é a capital com mais saneamento no Brasil
CONSTRUÇÃO CIVIL
Materiais de construção mais caros aceleram inflação do setor no IGP-DI, diz FGV