Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Chapas galvanizadas resistem à corrosão

Leveza e resistência fazem deste material uma opção para quem vai construir e quer mais economia

Chapas galvanizadas resistem à corrosão
A galvanização (revestimento de um metal por outro a fim de protegê-lo dos efeitos corrosivos) é um processo vantajoso para as empresas que comercializam materiais para a construção civil. Pesquisas apontam que os custos com corrosão já representam cerca de 4% do PIB das nações industrializadas. Isso porque, a cada 90 segundos, uma tonelada de aço é consumida por corrosão.
O gerente comercial da Pinheiro Ferragens, Vanderlei Ribeiro, alerta: "a chapa galvanizada é adequada para aplicações que exijam resistência à corrosão, como é o caso dos painéis de publicidade, embalagens e aparelhos de ar condicionado". Ele avalia que o aço galvanizado também é uma opção para aparelhos domésticos que são expostos à água e, assim, ficam mais suscetíveis à corrosão, como máquinas de lavar roupa e louça.

A zincagem é um dos processos mais ecológicos, efetivos e econômicos para proteger o aço. A chapa galvanizada, por exemplo, é revestida por uma camada de zinco que garante maior proteção a desgastes, sendo mais comumente usada em painéis e fachadas. Já os acabamentos podem ser cristais normais, minimizados, liso e liga zinco-ferro; sendo aplicados na fabricação de telhas, tubos, indústria automotiva, perfis estruturais, entre outros.

"A escolha do acabamento deve levar em conta a aplicação do produto, sendo recomendado o cristal minimizado para aplicações que exijam pinturas. É importante ressaltar que, em termos de resistência à corrosão, o acabamento superficial não sofre interferência, já que a resistência aos efeitos corrosivos é diretamente proporcional à espessura do revestimento, ou seja, não existe nenhuma relação com o acabamento da superfície", explica Vanderlei.

Vale lembrar que a chapa galvanizada é até vinte vezes mais resistente que a chapa comum. Elas podem ser cortadas " longitudinal ou transversalmente " e fornecidas em rolos, tiras ou blanks. Quanto mais espesso for o revestimento de zinco, maior será a durabilidade do produto zincado. Algumas características como leveza e resistência fazem das chapas atrativas para a construção de telhados.

Sobre a Ferragens Pinheiro " Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.
Notícias

cursos online de engenharia e arquitetura - conhecimento que cabe no seu bolso
CURSOS
Cursos Online de Engenharia e Arquitetura - conhecimento que cabe no seu bolso.
EMPRESAS
Caminhonaço de Louças e Metais para Banheiro" movimenta as lojas Sodimac
CURSOS
Curso do Sesc aborda a moradia na São Paulo dos séculos XIX e XX
EVENTOS
TUBOTECH e Wire South America reuniu líderes empresariaisem encontro realizado nesta segunda-feira, 07/02

5 coisas que ninguem te conta quando voce compra seu ar-condicionado
CONSTRUÇÃO CIVIL
5 coisas que ninguém te conta quando você compra seu ar-condicionado
EVENTOS
Texnogres comemora 10 anos na Expo Revestir
CURSOS
Curso sobre gestão de condomínio será realizado de 20 a 22 de fevereiro em Belo Horizonte
CONSTRUÇÃO CIVIL
Experimento: piso de alto desempenho passa por desafio de resistência

palestra tabelas de cargas projetos e fundacoes e a revisao da abnt - nbr 6122 projeto e execucao de fundacoes
CURSOS
Palestra: Tabelas de Cargas, Projetos e Fundações e a Revisão da ABNT - NBR 6122, Projeto e Execução de Fundações
INFRAESTRUTURA
Investimentos da MRV Engenharia em obras de infraestrutura e urbanização aumentam 50% e ultrapassam os R$192 milhões em 2016
CURSOS
Instituição curitibana oferece curso inédito de restauro e conservação de bens culturais
CURSOS
Parceria TRUMPF do Brasil - ITA leva aluna de mestrado à Alemanha