Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Chapas galvanizadas resistem à corrosão

Leveza e resistência fazem deste material uma opção para quem vai construir e quer mais economia

Chapas galvanizadas resistem à corrosão
A galvanização (revestimento de um metal por outro a fim de protegê-lo dos efeitos corrosivos) é um processo vantajoso para as empresas que comercializam materiais para a construção civil. Pesquisas apontam que os custos com corrosão já representam cerca de 4% do PIB das nações industrializadas. Isso porque, a cada 90 segundos, uma tonelada de aço é consumida por corrosão.
O gerente comercial da Pinheiro Ferragens, Vanderlei Ribeiro, alerta: "a chapa galvanizada é adequada para aplicações que exijam resistência à corrosão, como é o caso dos painéis de publicidade, embalagens e aparelhos de ar condicionado". Ele avalia que o aço galvanizado também é uma opção para aparelhos domésticos que são expostos à água e, assim, ficam mais suscetíveis à corrosão, como máquinas de lavar roupa e louça.

A zincagem é um dos processos mais ecológicos, efetivos e econômicos para proteger o aço. A chapa galvanizada, por exemplo, é revestida por uma camada de zinco que garante maior proteção a desgastes, sendo mais comumente usada em painéis e fachadas. Já os acabamentos podem ser cristais normais, minimizados, liso e liga zinco-ferro; sendo aplicados na fabricação de telhas, tubos, indústria automotiva, perfis estruturais, entre outros.

"A escolha do acabamento deve levar em conta a aplicação do produto, sendo recomendado o cristal minimizado para aplicações que exijam pinturas. É importante ressaltar que, em termos de resistência à corrosão, o acabamento superficial não sofre interferência, já que a resistência aos efeitos corrosivos é diretamente proporcional à espessura do revestimento, ou seja, não existe nenhuma relação com o acabamento da superfície", explica Vanderlei.

Vale lembrar que a chapa galvanizada é até vinte vezes mais resistente que a chapa comum. Elas podem ser cortadas " longitudinal ou transversalmente " e fornecidas em rolos, tiras ou blanks. Quanto mais espesso for o revestimento de zinco, maior será a durabilidade do produto zincado. Algumas características como leveza e resistência fazem das chapas atrativas para a construção de telhados.

Sobre a Ferragens Pinheiro " Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.
Notícias

holandeses criam casa sustentavel que e construida em apenas 1 dia
ARQUITETURA
Holandeses criam casa sustentável que é construída em apenas 1 dia
INFRAESTRUTURA
Brasil é o maior gerador de energia eólica da América Latina
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Superlógica apresenta ferramenta Assembleia de Condomínio Virtual para aumentar engajamento de moradores
EVENTOS
Norton lança linha de selantes na Feicon 2017

bosch apresenta solucoes inovadoras para o setor da construcao na feicon 2017
EVENTOS
Bosch apresenta soluções inovadoras para o setor da construção na Feicon 2017
CURSOS
CIEE leva serviços gratuitos à zona leste
EMPRESAS
Portal do Parceiro Eletricista da Schneider Electric chega a 18 mil participantes
CURSOS
Curso de Envidraçamento de sacada na Everart!

casacor balneario camboriu apresenta sua sede
EVENTOS
CASACOR / BALNEÁRIO CAMBORIÚ apresenta sua sede
CURSOS
Simpósio - Soluções BIM para Estruturas Metálicas
CURSOS
Curso sobre cálculo de pilares de concreto armado promovido pela ABECE chega a outras capitais
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Automoção residencial: o controle da sua casa na palma da mão