Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Construction Expo 2017

Novas tecnologias em fòrmas e escoramentos contribuem para o incremento da produtividade em obras de arte

Construction Expo 2017
Em obras de pontes e viadutos, o sistema de fôrmas e dos escoramentos precisa ser selecionado de maneira precisa porque sua execução influencia diretamente na qualidade das estruturas. Por ser uma das primeiras atividades a ser executada, ela impacta as fases posteriores da construção de uma obra de arte em concreto armado ou em concreto moldado in loco. Outro fator a ser considerado é que esses elementos, que dão forma à estrutura, precisam suportar cargas e esforços de concretagens seguindo as normas técnicas, o que torna imprescindível que esse sistema seja aplicado de maneira eficiente.

A Ponte Itapaiúna, localizada na Marginal Pinheiros na cidade de São Paulo, é um exemplo de aplicação assertiva do sistema de fôrmas e dos escoramentos. Inaugurada recentemente e com 340 metros de extensão, foi construída com o balanço sucessivo CVS da Ulma Construction, que está apto para execução de tabuleiros e arcos de pontes de grandes vãos " neste caso, aproximadamente 113 metros de comprimento entre as duas extremidades do rio Pinheiros. As vantagens tecnológicas consistem em seu sistema hidráulico de movimentação, alta capacidade de carga e leveza, que proporciona agilidade e economia.

Outras tecnologias também estão sendo utilizadas para a construção de obras de arte, como é o caso da ponte estaiada da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, com 250 metros de extensão sobre o canal da Barra e que é suspensa por 52 conjuntos de cabos de aço, totalizando 5500 metros de estais, fixados a dois pilares de 72 metros de altura. Esses pilares foram construídos com um sistema de execução de fôrma utilizado pela primeira vez no país: o ATR, da Ulma Construction, composto por consoles trepantes, fôrmas e um sistema hidráulico que é responsável pela movimentação do conjunto em etapas sucessivas. Essa técnica foi escolhida, entre outros motivos, pelas diferentes inclinações dos pilares " um lado com 25 graus e outro com 21 graus.

Por ser um mercado dinâmico, os fornecedores de fôrmas e escoramentos investem continuamente para trazer inovações tecnológicas ao mercado, como o sistema steel deck, composto por painéis modulares estruturados em alumínio e revestidos com chapa compensada plastificada, e as mesas voadoras, que são indicadas para estruturas de concreto com muitas repetições. E isso poderá ser visto na Construction Expo 2017 " Feira de Edificações e Obras de Infraestrutura " Serviços, Materiais e Equipamentos, a ser promovida entre os dias 7 e 9 de junho de 2017. "É um evento que traz uma visão interessante de integrar algumas áreas da cadeia da construção civil, sendo voltado, principalmente, para as construtoras. Pelo conceito, acreditamos que a feira tem tudo para ser um sucesso", afirma Flávio Melo, da área de marketing da ULMA Construction.

A Construction Expo 2017 ocorrerá durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, que contará também com a BW Expo 2017 " Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, a M&T Peças e Serviços 2017 " Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, e o Summit 2017, maior evento de conteúdo do mercado brasileiro para os setores da construção e meio ambiente.

Notícias

persiana com repelente pode ajudar na prevencao contra febre amarela
CONSTRUÇÃO CIVIL
Persiana com repelente pode ajudar na prevenção contra febre amarela
EVENTOS
5º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel abre inscrições para 2018
CONSTRUÇÃO CIVIL
Banheiros de novos prédios deverão ter torneiras com fechamento automático
EMPRESAS
TRUMPF debate inovação da indústria brasileira na Mecânica Manufacturing Experience

novo curso ensina dimensionar reforco em fibras de carbono segundo norma da aci
CURSOS
Novo curso ensina dimensionar reforço em fibras de carbono segundo norma da ACI
CURSOS
Sinduscon-MG e Seconci-MG premiam construtoras por boas práticas de segurança do trabalho
CONSTRUÇÃO CIVIL
Conheça todas vantagens e aplicações do vidro acústico
INFRAESTRUTURA
Vantagens das estruturas pré-fabricadas na drenagem urbana

brasil tera centro de pesquisa de transporte de alta velocidade
INFRAESTRUTURA
Brasil terá centro de pesquisa de transporte de alta velocidade
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Casas conectadas, sistemas prediais inteligentes e Smart Cities serão tendências na construção civil
INFRAESTRUTURA
Localiza vai abastecer todas as filiais com 100% de energia solar
CONSTRUÇÃO CIVIL
Metade das mortes por acidente de trabalho acontece na construção civil