Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Construction Expo 2017

Novas tecnologias em fòrmas e escoramentos contribuem para o incremento da produtividade em obras de arte

Construction Expo 2017
Em obras de pontes e viadutos, o sistema de fôrmas e dos escoramentos precisa ser selecionado de maneira precisa porque sua execução influencia diretamente na qualidade das estruturas. Por ser uma das primeiras atividades a ser executada, ela impacta as fases posteriores da construção de uma obra de arte em concreto armado ou em concreto moldado in loco. Outro fator a ser considerado é que esses elementos, que dão forma à estrutura, precisam suportar cargas e esforços de concretagens seguindo as normas técnicas, o que torna imprescindível que esse sistema seja aplicado de maneira eficiente.

A Ponte Itapaiúna, localizada na Marginal Pinheiros na cidade de São Paulo, é um exemplo de aplicação assertiva do sistema de fôrmas e dos escoramentos. Inaugurada recentemente e com 340 metros de extensão, foi construída com o balanço sucessivo CVS da Ulma Construction, que está apto para execução de tabuleiros e arcos de pontes de grandes vãos " neste caso, aproximadamente 113 metros de comprimento entre as duas extremidades do rio Pinheiros. As vantagens tecnológicas consistem em seu sistema hidráulico de movimentação, alta capacidade de carga e leveza, que proporciona agilidade e economia.

Outras tecnologias também estão sendo utilizadas para a construção de obras de arte, como é o caso da ponte estaiada da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, com 250 metros de extensão sobre o canal da Barra e que é suspensa por 52 conjuntos de cabos de aço, totalizando 5500 metros de estais, fixados a dois pilares de 72 metros de altura. Esses pilares foram construídos com um sistema de execução de fôrma utilizado pela primeira vez no país: o ATR, da Ulma Construction, composto por consoles trepantes, fôrmas e um sistema hidráulico que é responsável pela movimentação do conjunto em etapas sucessivas. Essa técnica foi escolhida, entre outros motivos, pelas diferentes inclinações dos pilares " um lado com 25 graus e outro com 21 graus.

Por ser um mercado dinâmico, os fornecedores de fôrmas e escoramentos investem continuamente para trazer inovações tecnológicas ao mercado, como o sistema steel deck, composto por painéis modulares estruturados em alumínio e revestidos com chapa compensada plastificada, e as mesas voadoras, que são indicadas para estruturas de concreto com muitas repetições. E isso poderá ser visto na Construction Expo 2017 " Feira de Edificações e Obras de Infraestrutura " Serviços, Materiais e Equipamentos, a ser promovida entre os dias 7 e 9 de junho de 2017. "É um evento que traz uma visão interessante de integrar algumas áreas da cadeia da construção civil, sendo voltado, principalmente, para as construtoras. Pelo conceito, acreditamos que a feira tem tudo para ser um sucesso", afirma Flávio Melo, da área de marketing da ULMA Construction.

A Construction Expo 2017 ocorrerá durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, que contará também com a BW Expo 2017 " Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, a M&T Peças e Serviços 2017 " Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, e o Summit 2017, maior evento de conteúdo do mercado brasileiro para os setores da construção e meio ambiente.

Notícias

bacco arquitetos apresenta projeto do novo aeroporto internacional de bh em palestra no mm gerdau
ARQUITETURA
Bacco Arquitetos apresenta projeto do novo aeroporto internacional de BH em palestra no MM Gerdau
EMPRESAS
Sodimac estreia campanha institucional com novo posicionamento de marca
CURSOS
Construtora Emccamp conquista 1º lugar na categoria "Destaque em Residencial - Região Sudeste" do Ranking ITC
CONSTRUÇÃO CIVIL
Aluguel de contêiner gera economia de 40% com obras

mudancas na nr-12 pretendem aumentar a seguranca do trabalhador em maquinas e equipamentos
CONSTRUÇÃO CIVIL
Mudanças na NR-12 pretendem aumentar a segurança do trabalhador em máquinas e equipamentos
EVENTOS
Júnior Pacheco leva o Jardim do Éden para a Casa Cor Bahia 2017
CURSOS
Mackenzie Campinas e IBAPE/SP formam parceria para cursosna área de engenharia
CURSOS
1º Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia

aco corten o queridinho do estilo contemporaneo
CONSTRUÇÃO CIVIL
Aço corten: o queridinho do estilo contemporâneo
EMPRESAS
Inovação nas instalações prediais: solução de rede elétrica modular terá certificação inédita no país
EVENTOS
Siemens compartilha inovações para a cadeia energética durante FIEE 2017
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Itron cria rede de canais de venda para concessionárias de eletricidade na América Latina