Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Construction Expo 2017

Novas tecnologias em fòrmas e escoramentos contribuem para o incremento da produtividade em obras de arte

Construction Expo 2017
Em obras de pontes e viadutos, o sistema de fôrmas e dos escoramentos precisa ser selecionado de maneira precisa porque sua execução influencia diretamente na qualidade das estruturas. Por ser uma das primeiras atividades a ser executada, ela impacta as fases posteriores da construção de uma obra de arte em concreto armado ou em concreto moldado in loco. Outro fator a ser considerado é que esses elementos, que dão forma à estrutura, precisam suportar cargas e esforços de concretagens seguindo as normas técnicas, o que torna imprescindível que esse sistema seja aplicado de maneira eficiente.

A Ponte Itapaiúna, localizada na Marginal Pinheiros na cidade de São Paulo, é um exemplo de aplicação assertiva do sistema de fôrmas e dos escoramentos. Inaugurada recentemente e com 340 metros de extensão, foi construída com o balanço sucessivo CVS da Ulma Construction, que está apto para execução de tabuleiros e arcos de pontes de grandes vãos " neste caso, aproximadamente 113 metros de comprimento entre as duas extremidades do rio Pinheiros. As vantagens tecnológicas consistem em seu sistema hidráulico de movimentação, alta capacidade de carga e leveza, que proporciona agilidade e economia.

Outras tecnologias também estão sendo utilizadas para a construção de obras de arte, como é o caso da ponte estaiada da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, com 250 metros de extensão sobre o canal da Barra e que é suspensa por 52 conjuntos de cabos de aço, totalizando 5500 metros de estais, fixados a dois pilares de 72 metros de altura. Esses pilares foram construídos com um sistema de execução de fôrma utilizado pela primeira vez no país: o ATR, da Ulma Construction, composto por consoles trepantes, fôrmas e um sistema hidráulico que é responsável pela movimentação do conjunto em etapas sucessivas. Essa técnica foi escolhida, entre outros motivos, pelas diferentes inclinações dos pilares " um lado com 25 graus e outro com 21 graus.

Por ser um mercado dinâmico, os fornecedores de fôrmas e escoramentos investem continuamente para trazer inovações tecnológicas ao mercado, como o sistema steel deck, composto por painéis modulares estruturados em alumínio e revestidos com chapa compensada plastificada, e as mesas voadoras, que são indicadas para estruturas de concreto com muitas repetições. E isso poderá ser visto na Construction Expo 2017 " Feira de Edificações e Obras de Infraestrutura " Serviços, Materiais e Equipamentos, a ser promovida entre os dias 7 e 9 de junho de 2017. "É um evento que traz uma visão interessante de integrar algumas áreas da cadeia da construção civil, sendo voltado, principalmente, para as construtoras. Pelo conceito, acreditamos que a feira tem tudo para ser um sucesso", afirma Flávio Melo, da área de marketing da ULMA Construction.

A Construction Expo 2017 ocorrerá durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, que contará também com a BW Expo 2017 " Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, a M&T Peças e Serviços 2017 " Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, e o Summit 2017, maior evento de conteúdo do mercado brasileiro para os setores da construção e meio ambiente.

Notícias

holandeses criam casa sustentavel que e construida em apenas 1 dia
ARQUITETURA
Holandeses criam casa sustentável que é construída em apenas 1 dia
INFRAESTRUTURA
Brasil é o maior gerador de energia eólica da América Latina
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Superlógica apresenta ferramenta Assembleia de Condomínio Virtual para aumentar engajamento de moradores
EVENTOS
Norton lança linha de selantes na Feicon 2017

bosch apresenta solucoes inovadoras para o setor da construcao na feicon 2017
EVENTOS
Bosch apresenta soluções inovadoras para o setor da construção na Feicon 2017
CURSOS
CIEE leva serviços gratuitos à zona leste
EMPRESAS
Portal do Parceiro Eletricista da Schneider Electric chega a 18 mil participantes
CURSOS
Curso de Envidraçamento de sacada na Everart!

casacor balneario camboriu apresenta sua sede
EVENTOS
CASACOR / BALNEÁRIO CAMBORIÚ apresenta sua sede
CURSOS
Simpósio - Soluções BIM para Estruturas Metálicas
CURSOS
Curso sobre cálculo de pilares de concreto armado promovido pela ABECE chega a outras capitais
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Automoção residencial: o controle da sua casa na palma da mão