Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Israel está construindo a torre solar mais alta do mundo

A torre será usada para a produção de energia solar concentrada. Em seu entorno estarão espalhados 50 mil espelhos.

Israel está construindo a torre solar mais alta do mundo

Israel não é um país com muita tradição ou representatividade internacional quando o assunto são as energias renováveis. Apesar de ter no gás natural uma de suas principais fontes energéticas, a nação tem projetos para mudar. Até 2020 o país deve ter, pelo menos, 10% de sua energia proveniente de fontes limpas. Para isso, uma das grandes apostas é o potencial solar.

Geograficamente, Israel tem todos os requisitos para usar de maneira extremamente eficiente a energia proporcionada pelo sol. A incidência solar permite o aproveitamento através de placas fotovoltaicas e a temperatura oferece uma alternativa eficiente para produzir energia térmica.

O maior projeto atual em Israel é o complexo de Ashalim, que está em fase de construção no deserto de Negev, com previsão para entrar em funcionamento em 2018. A estrutura conta com a maior torre solar do mundo, alcançando 250 metros de altura.

A torre será usada para a produção de energia solar concentrada. Assim, em seu entorno estarão espalhados 50 mil espelhos, que direcionam os raios solares para a torre. A tecnologia aplicada no complexo foi desenvolvida pela empresa norte-americana BrightSource Energy, a mesma companhia responsável pela maior planta térmica do mundo, localizada no deserto da Califórnia, EUA. A fazenda californiana conta com 170 mil espelhos, mas a torre solar tem apenas 140 metros de altura.

O projeto israelense pretende aproveitar o sol a partir de diferentes sistemas. Além da energia térmica, o complexo terá placas fotovoltaicas e um sistema de armazenamento de energia. O intuito é aproveitar ao máximo o espaço, com opções que se completam e aumentam a eficiência na produção energética.

De acordo com a descrição do projeto, quando a primeira fase estiver concluída, a usina terá capacidade para produzir 310 MW, o suficiente para abastecer 130 mil residências, ou seja, 5% da população de Israel.

Redação CicloVivo

Notícias

casacor balneario camboriu apresenta sua sede
EVENTOS
CASACOR / BALNEÁRIO CAMBORIÚ apresenta sua sede
CURSOS
Simpósio - Soluções BIM para Estruturas Metálicas
CURSOS
Curso sobre cálculo de pilares de concreto armado promovido pela ABECE chega a outras capitais
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Automoção residencial: o controle da sua casa na palma da mão

curso conciliacao e medicao judicial
CURSOS
Curso conciliação e medição judicial
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
3M lança sistema para gerenciamento de processos de Segurança do Trabalho
CURSOS
Curso de Interpretação de contas de energia elétrica
EVENTOS
Pollutec-Brasil terá participação de empresas europeias apresentando soluções ambientais e sustentáveis para indústrias, empresas e cidades brasileiras

elfe planeja expansao no setor eletrico
INFRAESTRUTURA
Elfe planeja expansão no setor elétrico
EMPRESAS
Teclógica anuncia novo módulo de Registros do Mobuss Construção que apoia exigências fiscais e auxilia no controle de fornecedores, colaboradores e terceiros
CURSOS
Curso Galpões Industriais em Aço
INFRAESTRUTURA
Planejamento urbano evita enchentes no período chuvoso