Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

A aplicação do aço no nosso dia a dia

A aplicação do aço no nosso dia a dia

Setores como os de construção, mineração, agricultura utilizam o aço - liga metálica de ferro e carbono -, seja em edificações metálicas, equipamentos de movimentação de minérios e maquinários agrícolas. Aços especiais, como por exemplo, de alta-resistência, também ganham espaço no mercado por seu benefício final em projetos, em termos de redução de peso e aumento de produtividade.

De acordo com o Instituto Aço Brasil, a produção de aço bruto do Brasil em 2016 foi de 30,2 milhões de toneladas e os setores automobilístico, de máquinas e equipamentos e de construção civil, chegaram a representar 80% do consumo de aço no país. O Brasil é o oitavo produtor mundial de aço com 29 usinas siderúrgicas com capacidade de produção de aproximadamente 48 milhões de toneladas ao ano. É exportado para mais de 100 países e seu consumo percapita é de 104 quilos de produto siderúrgico. Mas, em que outros lugares esta matéria–prima pode ser aplicada?

Além de ser peça fundamental na economia do país, o aço faz parte do nosso cotidiano. Ele marca presença na estrutura das casas, carcaça de carros, nas bases do ônibus, no acabamento do metrô, nas colunas e perfis de prédios, além de ser amplamente empregado na indústria de guindastes, implementos e maquinários industriais, agrícolas, de mineração, etc. Dentre suas características, uma das que mais chama a atenção é dele ser 100% reciclável, ou seja, um produto socialmente amigável - é possível fazer o aproveitamento de todo o recurso e contribuir com a sustentabilidade do planeta.

A NLMK Group, empresa russa líder na fabricação de aço, que iniciou suas atividades em 2014 no Brasil, possui em seu portfólio as chapas antidesgaste QUARD e seu aço de alta resistência QUEND. O primeiro é um aço resistente à abrasão projetado para resistir ao desgaste em aplicações usadas em diversos setores, como o da mineração. Já o segundo refere-se a um alto limite de escoamento em aços desenvolvidos para aplicação de baixo peso, que exige alta capacidade de carregamento, com elevação ou transporte.

A companhia já chama a atenção desses setores onde o aço pode ser aplicado e já é visto por muitos fabricantes de diversos segmentos da indústria como um custo-benefício em sua produtividade.

As durabilidades das chapas QUARD e QUEND as tornam ideais para máquinas grandes usadas em condições exigentes. Além disso, possuem propriedades excepcionais, pois permitem corte de alta precisão independentemente da técnica usada; usinagem, fresagem, furação e escareamento são feitos sem falhas; o raio de dobramento é reduzido para melhor desempenho; e a soldagem é de maneira mais fácil com um resultado de qualidade, enquanto mantém altas propriedades mecânicas das chapas.

“Hoje, o aço é um dos materiais mais usados e há muito espaço para o crescimento do setor. É um material com um potencial muito grande, tanto do ponto de vista econômico, quanto do ambiental”, destaca Paulo Seabra, Diretor Geral da NLMK América do Sul

Sobre a NLMK – Fundada em 1934, a Novolipestsk Steel, NLMK, possui um dos mais eficientes sistemas integrados de aço do mundo. Seus produtos de alta qualidade são utilizados em vários segmentos da indústria, de construção a engenharia de fabricação de equipamentos para geração de energia e turbinas eólicas. Com bases de produção localizadas na Rússia, Europa e Estados Unidos, a companhia é considerada uma das mais rentáveis do mundo.

Notícias

trumpf e key partner da feimafe 2017
EVENTOS
TRUMPF é key partner da FEIMAFE 2017
EMPRESAS
Sinduscon-MG firma parcerias com instituições de ensino e oferece descontos em cursos de especialização
EMPRESAS
Precon realiza Feirão em Sete Lagoas neste fim de semana
CONSTRUÇÃO CIVIL
Inverno é ideal para reformas na parte externa do imóvel

rogga empreendimentos esta entre as maiores construtoras do brasil
EMPRESAS
Rôgga Empreendimentos está entre as maiores construtoras do Brasil
CURSOS
Resultado Oficial do 13º Ranking ITC 2017
CURSOS
Iniciação de coberturas e fechamentos metálicos
ARQUITETURA
Versão Brasileira Arquitetura é responsável por empreendimentos múltiplos em Uberlândia

com sistema de mobilidade r franco engenharia ganha eficiencia produtividade e controle integrado de informacoes
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Com sistema de mobilidade, R. Franco Engenharia ganha eficiência, produtividade e controle integrado de informações
CONSTRUÇÃO CIVIL
Sinduscon-MG avalia os impactos das reformas trabalhista e previdenciária no setor da construção civil em Minas Gerais
EMPRESAS
Plano&Plano se destaca na primeira posição da categoria construtoras do TOP IMOBILIÁRIO de 2017
CURSOS
Em Porto Alegre, nova turma para curso inédito de capacitação em inspeção de estruturas de concreto