Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

ABECE promove curso Projeto de Estruturas de Concreto com Auxílio de Modelos de Bielas e Tirantes em Pernambuco, São Paulo e Ceará

ABECE promove curso Projeto de Estruturas de Concreto com Auxílio de Modelos de Bielas e Tirantes em Pernambuco, São Paulo e Ceará

As capitais dos estados de Pernambuco, São Paulo e Ceará vão receber um curso que faz sucesso desde 2013, quando foi implantado: Projeto de Estruturas de Concreto com Auxílio de Modelos de Bielas e Tirantes, promovido pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e ministrado pelo eng. Daniel Miranda dos Santos.

Em Recife e Fortaleza, será a primeira vez que o programa chegará ao conhecimento dos profissionais interessados: engenheiros civis e estudantes de Engenharia Civil (para estes, é desejável que tenham feito as disciplinas básicas de resistência dos materiais e de estruturas de concreto). Em São Paulo, será promovido, em setembro, o segundo módulo para complementar o conteúdo que já foi ministrado em outubro de 2016.

O objetivo do curso é contribuir para a difusão de modelos de bielas e tirantes no dia a dia de projeto, mostrando ao engenheiro que o dimensionamento e o detalhamento das estruturas de concreto podem ser feitos de forma simples e racional, em substituição às abordagens empíricas.

O programa do primeiro módulo contempla: Breve introdução; Fundamentos; Exemplo de aplicação pura da teoria da plasticidade em viga parede (exemplo motivacional); Condições cinemáticas e métodos de modelagem; Resistência de bielas, tirantes e nós segundo o projeto de revisão da NBR 6118; e Aplicação em elementos: Consolos, dentes Gerber, nós de pórtico, blocos de fundação entre outros.

Já o segundo módulo conta com o seguinte conteúdo: Breve revisão dos critérios de resistência de nós, bielas e tirantes; Vigas paredes isostáticas e contínuas; Furos em vigas paredes; Furos em vigas; Armadura de costura; Armadura de suspensão; Dimensionamento de chapas com auxílio de campos de tensões e dimensionamento de placas e cascas através do método das três chapas do CEB.

Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da UFBA (Universidade Federal da Bahia), em 2002, e mestre em Engenharia de Estruturas pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), em 2006, o eng. Santos é sócio da EGT Engenharia Ltda., onde atua em projeto estrutural de grandes obras. É professor da disciplina Ações e Segurança nas Estruturas do curso de especialização do PECE da EPUSP e membro da comissão de revisão da NBR 6118.

As inscrições para o curso Projeto de Estruturas de Concreto com Auxílio de Modelos de Bielas e Tirantes já estão abertas para os locais abaixo:

. Recife/PE - 5 e 6 de maio - http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes/2995

. São Paulo/SP (Módulo 2) - 22 e 23 de setembro – http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes/3034

. Fortaleza/CE - 6 e 7 de outubro - http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes/3043

Outras informações podem ser obtidas no telefone (11) 3938-9400 e e-mail abece@abece.com.br .

Notícias

topo de maior centro comercial de pequim tera floresta urbana e alimentos organicos
ARQUITETURA
Topo de maior centro comercial de Pequim terá floresta urbana e alimentos orgânicos
ECONOMIA E MERCADO
Conheça os 10 bairros com o metro quadrado mais caro da cidade de São Paulo
EMPRESAS
Direcional comemora sucesso de ação promovida em parceria com o Mineirão
EVENTOS
FEIMAFE 2017: Makino apresenta centro de usinagem horizontal especial para produção de peças de "Alumínio Injetado" com velocidade e precisão

mrv engenharia investe em educacao para operarios em seus canteiros de obras
CURSOS
MRV Engenharia investe em educação para operários em seus canteiros de obras
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Engebel Construção soluciona 99% das não conformidades em canteiros de obras com usode software de mobilidade da Teclógica
CONSTRUÇÃO CIVIL
Para que servem os Bancos de Capacitores?
INFRAESTRUTURA
Mercedes começa a vender bateria para armazenar energia solar em casa

construcao se recupera so a partir de 2018
ECONOMIA E MERCADO
Construção se recupera só a partir de 2018
EMPRESAS
BASF adquire empresa fornecedora de sistemas de impermeabilização THERMOTEK
CURSOS
Curso sobre projeto estrutural de edifícios de alvenaria avança paraoutras capitais
EMPRESAS
TRUMPF recebe Prêmio Fornecedor Daimler para Indústria 4.0 e tecnologia laser