Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Minas Gerais terá primeira escola destinada a trabalhadores da construção civil

Iniciativa é uma parceria do Sinduscon-MG, Sicepot-MG e Fiemg com objetivo de capacitar e qualificar a mão de obra de acordo com as inovações do setor

Minas Gerais terá primeira escola destinada a trabalhadores da construção civil

A demanda por mão de obra qualificada no setor da construção civil incentivou o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), o Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) a lançarem um projeto exclusivo para o setor. Com a inciativa, Minas Gerais terá a primeira escola voltada exclusivamente para a qualificação de jovens e adultos que queiram atuar profissionalmente em canteiros de obras.

A Escola da Construção será construída em uma área de, aproximadamento, 20 mil metros quadrados no bairro Diamante, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, e terá capacidade de atender, diariamente, cerca de 2 mil estudantes. O empreendimento será composto por quatro edifícios e uma quadra poliesportiva. Os prédios terão, inclusive, laboratórios de ensaios de materiais da construção, além de espaços destinados à realização de oficinas de máquinas pesadas, alvenaria, revestimento cerâmico, práticas de jardinagem, paisagismo e almoxarifado.

O espaço também vai oferecer ensino fundamental, ensino médio articulado com a educação profissional, educação profissional técnica de nível médio, tecnológica, graduação e pós-graduação. Os trabalhadores da indústria e seus dependentes terão prioridade nas matrículas, mas vagas também serão abertas para a comunidade em geral. De acordo com o presidente do Sinduscon-MG, Andre Campos, o projeto fará com que o setor da construção civil se consolide como referência em capacitação de mão de obra em Minas Gerais. “A nova escola vai formar profissionais conectados com as mais modernas tecnologias utilizadas. Além de possibilitar que o trabalhador aumente as suas chances de conseguir novo emprego ou uma promoção, a iniciativa vai favorecer a melhora nos índices de eficiência e a produtividade das empresas”, destaca.

Campos acrescenta que a busca por constantes melhorias na qualidade dos produtos tem motivado as empresas do setor a investir em modernização, projetos, planejamento, gestão, logística e em recursos humanos. “A Fiemg acompanha essa necessidade da indústria em seus programas de qualificação profissional e essa parceria com as entidades do setor da construção reforça a qualidade dos cursos que serão ofertados; os alunos poderão assistir palestras ministradas por entidades técnicas, fabricantes e construtoras no decorrer do curso”, explica.

Ações que fomentam o setor da construção

A implantação da Escola da Construção faz parte de uma série de projetos e ações do Sinduscon-MG para beneficiar e impulsionar o crescimento de toda a cadeia da construção no Estado. Em 2016, a entidade firmou convênios com diversas instituições de ensino, para que os funcionários de empresas associadas e seus familiares tenham desconto nas mensalidades de cursos tecnológicos, de graduação e pós-graduação de renomadas instituições, como Estácio de Sá, Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (Fead), IBS/FGV, Una e Uni-BH. A partir de parceria com a Fundação Dom Cabral e a CMI/Secovi-MG, o Sinduscon-MG também colaborou na estruturação do curso de pós-graduação especialmente voltado para empresários e diretores de empresas do mercado imobiliário.

No ano passado, foram oferecidos cerca de 70 cursos e palestras contemplando as áreas técnicas e gerenciais no Centro de Treinamento do Sinduscon-MG. Ao todo, cerca de mil pessoas passaram por atualização ou capacitação.

Por meio do Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), o Sinduscon-MG apoiou a realização de cursos, palestras e seminários voltados para operários nas áreas de saúde e segurança. Também foram oferecidas vagas para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que possibilita a conclusão dos ensinos fundamental e médio. Desde a sua criação, em 1992, o Seconci-MG realizou cerca de 1,8 milhão de atendimentos.

Além disso, periodicamente, um grupo formado por gestores da área de RH de empresas associadas trocam conhecimentos sobre modelos e ferramentas que aprimorem as rotinas de RH e a produtividade dentro das construtoras associadas.

Notícias

topo de maior centro comercial de pequim tera floresta urbana e alimentos organicos
ARQUITETURA
Topo de maior centro comercial de Pequim terá floresta urbana e alimentos orgânicos
ECONOMIA E MERCADO
Conheça os 10 bairros com o metro quadrado mais caro da cidade de São Paulo
EMPRESAS
Direcional comemora sucesso de ação promovida em parceria com o Mineirão
EVENTOS
FEIMAFE 2017: Makino apresenta centro de usinagem horizontal especial para produção de peças de "Alumínio Injetado" com velocidade e precisão

mrv engenharia investe em educacao para operarios em seus canteiros de obras
CURSOS
MRV Engenharia investe em educação para operários em seus canteiros de obras
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Engebel Construção soluciona 99% das não conformidades em canteiros de obras com usode software de mobilidade da Teclógica
CONSTRUÇÃO CIVIL
Para que servem os Bancos de Capacitores?
INFRAESTRUTURA
Mercedes começa a vender bateria para armazenar energia solar em casa

construcao se recupera so a partir de 2018
ECONOMIA E MERCADO
Construção se recupera só a partir de 2018
EMPRESAS
BASF adquire empresa fornecedora de sistemas de impermeabilização THERMOTEK
CURSOS
Curso sobre projeto estrutural de edifícios de alvenaria avança paraoutras capitais
EMPRESAS
TRUMPF recebe Prêmio Fornecedor Daimler para Indústria 4.0 e tecnologia laser