Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Faturamento das indústrias de materiais de construção tem queda de 7,1% no primeiro semestre deste ano

Faturamento das indústrias de materiais de construção tem queda de 7,1% no primeiro semestre deste ano

Os números da indústria de materiais de construção apresentaram queda acentuada neste primeiro semestre de 2017. Segundo o Índice ABRAMAT – Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção – os primeiros seis meses do ano mostram decrescimento de 7,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O mês de junho também apresentou redução de 5,4% do faturamento das vendas dos materiais de construção em relação ao mesmo mês de 2016.

O emprego na indústria de materiais de construção também apresentou redução nos números. Somente no mês de junho houve baixa de 5,5% em relação a junho do ano passado. Já no acumulado do ano houve queda de 6,5%.

Para Walter Cover, presidente da ABRAMAT, o primeiro semestre apresentou queda superior ao que a entidade havia previsto no início de 2017, levando a um cenário de incertezas quando à recuperação do setor principalmente por conta de fatores negativos na economia e na política. “Não será possível recuperar vendas no restante do ano a ponto de neutralizar a queda do primeiro semestre. A previsão para o ano de 2017 foi modificada para uma redução de 5% no faturamento real da indústria de materiais”, destaca Walter.

No varejo, o mercado deve apresentar um aumento de vendas da ordem de 3 a 4% mas o segmento das construtoras deverá ter uma queda de 13 a 14%. “As vendas ainda são impactadas negativamente pelo alto desemprego, receio de perder o emprego e crédito dificultando às famílias e às empresas. As obras de infraestrutura continuam num ritmo muito lento e as decisões de investimento na casa própria e em edificações comerciais são afetadas pela incerteza na economia, agravada pela crise política”, ressalta o presidente da ABRAMAT.

Materiais – O Índice da ABRAMAT ainda revela que os materiais de base e acabamento seguem em queda, por conta de fatores negativos da economia e política nacional. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, os resultados apresentaram queda de 4,8% para materiais de base e 6,2% para acabamento. Já no acumulado do primeiro semestre deste ano as quedas foram de 7,6% (base) e 6,3% (acabamento). 

Sobre a ABRAMAT
Desde a sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil n país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e aos demais agentes da cadeia produtiva da construção civil. A entidade conta atualmente com 50 empresas filiadas, que são as líderes na fabricação de materiais de construção dos diversos segmentos. Entre os temas que representam os focos de atuação da entidade estão: a competitividade da indústria, a desoneração fiscal de materiais para construção, a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a profissionalização da mão-de-obra da construção e a responsabilidade socioambiental dos agentes do setor.

Notícias

10 concurso do cbca para estudantes de arquitetura bate recorde de inscritos
CURSOS
10º Concurso do CBCA para Estudantes de Arquitetura bate recorde de inscritos
EMPRESAS
Fachadas sustentáve is
CURSOS
Arquiteto e urbanista Jorge Wilheim é tema de ciclo no Sesc
EVENTOS
FEBRAVA promove conhecimento técnico, apresenta tendências e novassoluções em climatização para instaladores e engenheiros

sinduscon-mg cria guia virtual gratuito para explicar o programa alvara na hora
EMPRESAS
Sinduscon-MG cria guia virtual gratuito para explicar o programa "Alvará na Hora"
CONSTRUÇÃO CIVIL
Cuidados com a casa no período de férias
CURSOS
Palestra da ABECE enfoca projeto estrutural e estabilidade aerodinâmica de torres de concreto
EVENTOS
1º Encontro Regional de Construção a Seco Light Steel Frame

agencia de publicidade ganha novo conceito e muito design
ARQUITETURA
Agência de publicidade ganha novo conceito e muito design
EMPRESAS
Precon Engenharia e Rádio Itatiaia dão um apartamento em promoção
CONSTRUÇÃO CIVIL
Envidraçamento de sacadas se torna saída para aumentar área útil de imóveis
CONSTRUÇÃO CIVIL
Falta de Inspeção Predial é uma das principais causas de incêndios