Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Falta de Inspeção Predial é uma das principais causas de incêndios

As causas mais comuns de incêndios em prédios são curtos-circuitos, descargas elétricas e a falta de equipamentos que possam controlar o fogo

Falta de Inspeção Predial é uma das principais causas de incêndios

O IBAPE Nacional (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) faz um alerta sobre os riscos de incêndios provocados pela falta de inspeção predial e de medidas preventivas de combate a incêndio. As causas mais comuns de incêndios em prédios são curtos-circuitos, descargas elétricas e a falta de equipamentos que possam controlar o fogo.

“A instalação elétrica é uma das principais origens dos incêndios, em decorrência da falta de manutenção ou da utilização de forma inadequada. Vê-se que o número de eletrodomésticos e o consumo de energia destes aumentou muito nas últimas décadas e a maioria das instalações não foi projetada para tal. O sobreaquecimento dos condutores e outros dispositivos pode originar um aumento de consumo e até incêndios. A instalação de combate a incêndio é outra que deve ser verificada e acompanhada durante a vida útil do imóvel”, explica opresidente do IBAPE Nacional, Eng. Frederico Correia Lima.

A inspeção predial consiste numa vistoria técnica, realizada por engenheiros ou arquitetos especializados nesta área, que vistoriam e analisam todos os componentes e instalações da edificação. Faz-se assim um check-up do edifício. “Como se trata de algo de certa complexidade para os moradores, o ideal é que se contrate um inspetor predial ou perito de engenharia. Este poderá fazer uma inspeção predial na edificação e indicar qual a periodicidade das inspeções e quais as recomendações para execução de recuperação, reforma ou utilização adequada. O responsável técnico irá emitir um documento indicando o que deve ser feito na edificação”, diz Frederico.

“O Parecer Técnico de Inspeção Predial, após emitido pela primeira vez, trará informações sobre o que deve ser realizado no prédio e estas recomendações devem ser acompanhadas pelo síndico e pelos moradores interessados. A partir deste parecer pode-se definir os valores necessários para realização da manutenção. Os prédios mais antigos e que não passam por uma inspeção com uma frequência mínima apresentam maior risco. As não conformidades destas edificações podem estar relacionada ao projeto/execução, a manutenção e/ou utilização”, ressalta o engenheiro.

Pelo novo Código Civil, o culpado pela negligência na inspeção predial é o síndico, portanto, é imprescindível que ele esteja atento e disponha corretamente todas as normas em seu condomínio. As recomendações indicadas no parecer técnico devem ser planejadas e seguidas pelo condomínio, garantindo assim a segurança e desempenho adequados da edificação.

“Há, em diversos municípios, leis de Inspeção Predial (ou nome similar) que têm como objetivo a garantia da segurança e do desempenho das edificações. Nelas, têm-se um prazo sugerido para realização da inspeção. Nota-se que em outros municípios e em nível Federal há projetos de lei em andamento sobre a mesma temática. Esta preocupação de legislar sobre o assunto teve origem mais recente no incêndio na Boate Kiss e também no colapso de prédios ocorridas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais”, lembra o engenheiro.

http://ibape-nacional.com.br/site/

Informações para imprensa

KB!COM | Comunicação Corporativa

55 11 4332.9808 | 9 9211.7420

Kelly Boscarioli – kelly@kbcomunicacao.com.br

www.kbcomunicacao.com.br

Sobre IBAPE Nacional:

O INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA – (IBAPE) - Fundado em 1957, o IBAPE Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia é uma Entidade FederativaNacional de caráter técnico com um destacado histórico institucional construído através de ações pioneiras intimamente ligadas ao desenvolvimento das atividades dos profissionais da engenharia e da arquitetura atuantes nos campos das avaliações de bens e das perícias.

Notícias

novo site codda metais
EMPRESAS
Novo site Codda Metais
CURSOS
Um novo impasse para a legalização dos Drones
CURSOS
CBCA premia vencedores do 10º Concurso para Estudantes de Arquitetura
EVENTOS
Indústria da impermeabilização se reúne em outubro no 8º seminário sobre o tema

trimble inicia construcao do segundo predio da empresa com solucoes proprias
ARQUITETURA
Trimble inicia construção do segundo prédio da empresa com soluções próprias
ARQUITETURA
Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia estudam a primeira cidade inteligente Social do mundo
CONSTRUÇÃO CIVIL
Bandagem garante reparo rápido de tubulações industriais
CONSTRUÇÃO CIVIL
Bandagem garante reparo rápido de tubulações industriais

movimat apresenta solucoes integradas para otimizar custos de toda a cadeia logistica
EVENTOS
MOVIMAT apresenta soluções integradas para otimizar custos de toda a cadeia logística
CURSOS
CBCA lança curso avançado sobre Light Steel Framing
EMPRESAS
Tupy é a 13ª no ranking FDC das empresas mais internacionalizadas do Brasil
CURSOS
Vencedores do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2017