Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

UL conquista certificado de sustentabilidade LEED® Platinum

Empresa é a oitava a conquistar o mais alto nível da certificação no Brasil por seus escritórios mais econômicos e sustentáveis que os tradicionais e uma estrutura anti emissão de compostos orgânicos voláteis

UL conquista certificado de sustentabilidade LEED® Platinum

Local de trabalho sustentável, inteligência no consumo de água e energia, preocupação com o ambiente interno e excelente uso de materiais e recursos são as qualidades que fizeram da sede do escritório brasileiro da UL, em São Paulo, merecedor do LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design), na categoria Platinum, o mais alto nível da certificação do sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países.

Os benefícios econômicos são inegáveis - diminuição dos custos operacionais; valorização do imóvel para revenda ou locação; aumento na velocidade de ocupação, modernização e menor obsolescência da edificação são as contrapartidas do investimento inicial. Além disso, os ganhos sociais como a priorização da saúde, o aumento da satisfação e bem estar dos ocupantes e consequente aumento da produtividade do funcionários são metas importantes conquistadas atendendo aos pré-requisitos do sistema, bem como ganhos ambientais, como melhor utilização de água e energia e materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental.

 

“O investimento inicial numa obra sustentável, como foi o caso dos dois andares da sede da UL no edifício na Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, que aliás também tem a certificação LEED® no nível Gold, foi essencial para garantirmos o bem estar de toda a equipe de colaboradores e com certeza este investimento se compensa ao longo dos anos, uma vez que o escritório é mais econômico que aqueles projetados sem essa preocupação ambiental”, explica Ana Camila Dantas, Site and Faclities Manager da UL.

 

Para exemplicar essa economia de recursos, pode-se citar o uso de sensores de presença para iluminação, ar condicionado e sistema de automoção de áudio e vídeo em todas as salas de reuniões, que são desligados entre 5 a 30 minutos após a desocupação. A iluminação do escritório é controlada por meio de agendamento de horário em conformidade com a ocupação diária dos andares e 50% dos equipamentos têm selo Energy Star, o que representa 86% da potência instalada. Outro ponto importante a destacar é que o escritório tem iluminação 100% LED, muito mais econômica e sustentável.

Nos banheiros, o gasto de água é controlado: os vasos sanitários possuem descarga Dual Flush de 3 e 6 litros/fluxo, média de 4,5 l/fluxo, os mictórios têm válvulas com fechamento automático de 0,8 litros/fluxo e as torneiras têm acionamento com fechamento automático e restritor de vazão com 0,32 litros/fluxo.

Os colaboradores da UL trabalham hoje, portanto, em um local sustentável com excelência na qualidade do ar condicionado, com pisos de bambu com certificação Green Label Plus e Cradle to Cradle e as cadeiras (todas ergonômicas) com certificado FSC e GREENGUARD. A qualidade do ar é excelente porque as paredes foram pintadas com produtos de baixos índices de compostos orgânicos voláteis. Há ainda um jardim vertical de plantas preservadas, que não demanda consumo de água para a manutenção. Há uma preocupação com todos os detalhes do projeto, de modo que móveis, pinturas, carpetes e acessórios usados no escritório são certificados quanto à emissão de compostos orgânicos voláteis, alguns pela própria UL, quando dentro da linha de atuação da empresa.

Durante a execução do projeto, 100% dos resíduos foram enviados para reciclagem, uma vez que a coleta seletiva também foi realizada durante a obra.

“A UL tem se preocupado cada vez mais com a sustentabilidade. Nossa missão de trabalhar por um mundo mais seguro nos estimula a sempre buscar opções que diminuam nossos impactos ambientais”, reforça Dantas.

Sobre a UL

UL é uma empresa global independente de segurança que defende o progresso há mais de 120 anos. Seus quase 12.000 funcionários são guiados pela missão da UL que é promover o trabalho e ambientes de vida seguros para todas as pessoas. A companhia utiliza pesquisas e padrões para avançar de maneira contínua e atender a necessidades de segurança em constante evolução. No Brasil, a UL está há 16 anos prestando serviços de segurança que envolvem certificação, ensaio, avaliação, treinamento e validação, atendendo a uma grande variedade de indústrias e produtos, como válvulas industriais, tubulações, tanques e equipamentos eletroeletrônicos, brinquedos, fios e cabos, bens de informática, entre outros. www.ul.com.br

Notícias

ARQUITETURA
Sustentabilidade ganha espaço em projetos arquitetônicos
CONSTRUÇÃO CIVIL
Cervejaria Ambev constrói maior obra modular industrializada da América Latina em parceria com empresa catarinense
ECONOMIA E MERCADO
Inflação da construção civil sobe para 0,44% em junho
CONSTRUÇÃO CIVIL
Telhado do Teatrão vai ser demolido após laudo apontar risco de desabamento

CURSOS
Edifícios de Múltiplos Andares em Aço - NBR 8800 - Presencial
CURSOS
Fabricação, Transporte e Montagem de Estruturas de Aço - Presencial
CURSOS
Projeto e Cálculo de Light Steel Framing - Presencial
CONSTRUÇÃO CIVIL
Alunos da UFPR criam startup com soluções para construção civil

CONSTRUÇÃO CIVIL
Tipos de construção civil " o que são e por que você deve se importar
ECONOMIA E MERCADO
20 mil vagas de trabalho na construção civil em quatro meses
INFRAESTRUTURA
Energia renovável gerou 11 milhões de empregos no mundo em 2018
EMPRESAS
"Agro Pinheiro": campanha estimula a venda de produtosagrícolas na Ferragens Pinheiro