Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Vidro, um aliado do isolamento acústico

O material, se utilizado adequadamente, ajuda a reduzir os efeitos da poluição sonora, a segunda maior causa de doenças no mundo, de acordo com a OMS.

Vidro, um aliado do isolamento acústico

Depressão, surdez, agressividade, perda de concentração, dores de cabeça, insônia, gastrite e redução da libido são alguns dos males causados aos seres humanos pelo excesso de ruído. Embora as reações possam variar de uma pessoa para outra, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a poluição sonora um problema de saúde pública. Por isso é fundamental que todo projeto de arquitetura e engenharia contemple o isolamento acústico, que tem o vidro como importante aliado.

            A Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), entretanto, alerta que o vidro precisa ser especificado corretamente. O auxílio vem da norma ABNT NBR 15575-4:2013 -   ABNT NBR 15575 — Edificações habitacionais — Desempenho. Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas — SVVIE, elaborada pelo Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002). Esta parte da ABNT NBR 15575 estabelece os requisitos, os critérios e os métodos para a avaliação do desempenho de sistemas de vedações verticais internas e externas (SVVIE) de edificações habitacionais ou de seus elementos.

            Embora não defina um tipo de vidro ou uma espessura específica do material para proporcionar o isolamento acústico, a norma técnica recomenda que se faça ensaio do conjunto de vedação para verificar se seu desempenho é satisfatório para a classe de ruído à qual se destina. O Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade de Edifícios (LCA) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realiza ensaios desses sistemas, avaliando e elaborando recomendações de intervenções na edificação ou no seu projeto, quando necessárias.

            Numa tabela da ABNT NBR 15575-4:2013  são relacionadas, por exemplo, três classes de ruído e o desempenho esperado do conjunto de vedação da fachada:

  • Classe I — Habitação localizada distante de fontes de ruído intenso de quaisquer naturezas - Desempenho mínimo: redução sonora igual ou maior que 25 dB – Desempenho intermediário: redução sonora igual ou maior que 30 dB – Desempenho superior: redução sonora igual ou maior que 35 dB
  • Classe II — Habitação localizada em áreas sujeitas a situações de ruído não enquadráveis nas classes I e III - Desempenho mínimo: redução sonora igual ou maior que 30 dB – Desempenho intermediário: redução sonora igual ou maior que 35 dB – Desempenho superior: redução sonora igual ou maior que 40 dB
  • Classe III — Habitação sujeita a ruído intenso de meios de transporte e de outras naturezas, desde que esteja de acordo com a legislação - Desempenho mínimo: redução sonora igual ou maior que 35 dB – Desempenho intermediário: redução sonora igual ou maior que 40 dB – Desempenho superior: redução sonora igual ou maior que 45 dB

           

            De acordo com a OMS, um ruído de 50 decibéis (dB) já prejudica a comunicação e, a partir de 55 dB, pode causar estresse e outros efeitos negativos. Ao alcançar 75 dB, o ruído apresenta risco de perda auditiva se o indivíduo for exposto por períodos de até oito horas diárias.A poluição sonora, que atinge 10% da população mundial, ocupa o segundo lugar no ranking da Organização como maior causadora de doenças, sendo superada apenas pela atmosférica.

 

Outras normas

 

        A Abravidro responde pela Secretaria Técnica do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-037), que atua na normalização referente a materiais e propriedades dimensionais, no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

        Estão disponíveis mais de 30 normas técnicas, sendo de publicação mais recente as seguintes:

  • ABNT NBR 12067:2017 – Vidro plano - Determinação da resistência à tração na flexão. Especifica um método para a determinação da resistência à tração na flexão de vidros planos. Adicionalmente, apresenta o procedimento para a medição da flexão máxima oriunda do carregamento, a ser determinado sempre que houver interesse.
  • ABNT NBR 14564:2017 - Vidros para sistemas de prateleiras - Requisitos e métodos de ensaio. Especifica os requisitos de desempenho e o método de ensaio necessários para garantir a segurança da aplicação do vidro na composição de sistemas de prateleiras.
  • ABNT NBR 7199:2016 - Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações. Esta norma, com 57 páginas, foi totalmente atualizada e é considerada o mais importante texto técnico do setor vidreiro. Numa tabela, define os diversos tipos de vidros e suas mais novas aplicações.

 

Sobre a ABNT

            A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Notícias

novo site codda metais
EMPRESAS
Novo site Codda Metais
CURSOS
Um novo impasse para a legalização dos Drones
CURSOS
CBCA premia vencedores do 10º Concurso para Estudantes de Arquitetura
EVENTOS
Indústria da impermeabilização se reúne em outubro no 8º seminário sobre o tema

trimble inicia construcao do segundo predio da empresa com solucoes proprias
ARQUITETURA
Trimble inicia construção do segundo prédio da empresa com soluções próprias
ARQUITETURA
Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia estudam a primeira cidade inteligente Social do mundo
CONSTRUÇÃO CIVIL
Bandagem garante reparo rápido de tubulações industriais
CONSTRUÇÃO CIVIL
Bandagem garante reparo rápido de tubulações industriais

movimat apresenta solucoes integradas para otimizar custos de toda a cadeia logistica
EVENTOS
MOVIMAT apresenta soluções integradas para otimizar custos de toda a cadeia logística
CURSOS
CBCA lança curso avançado sobre Light Steel Framing
EMPRESAS
Tupy é a 13ª no ranking FDC das empresas mais internacionalizadas do Brasil
CURSOS
Vencedores do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2017