Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Confiança da construção sobe 1,1 ponto em novembro ante outubro, diz FGV

Confiança da construção sobe 1,1 ponto em novembro ante outubro, diz FGV

O Índice de Confiança da Construção (ICST), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 1,1 ponto na passagem de outubro para novembro, para 79,1 pontos. O indicador teve o sexto resultado positivo consecutivo. “Em novembro, vale destacar que a percepção das empresas em relação à carteira de contratos teve forte avanço. Também houve aumento nas assinalações de contratações de mão de obra nos próximos meses – o indicador registrou a terceira alta consecutiva, atingindo o maior patamar desde dezembro de 2014”, avaliou Ana Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Em novembro, o Índice da Situação Atual (ISA-CST) subiu 3 pontos, para 69,2 pontos, sob influência do item situação atual da carteira de contratos, que cresceu 4,2 pontos, para 67,8 pontos.

Já o Índice de Expectativas (IE-CST) recuou 0,8 ponto, para 89,4 pontos, após cinco meses de altas consecutivas. O item que mais contribuiu negativamente foi a demanda para os três meses seguintes, com queda de 2,1 pontos, para 88,2 pontos.

“O avanço não foi grande, o Índice de Situação Atual ainda se encontra distante de sua média histórica, mas estes resultados representam uma sinalização importante de melhora da atividade da construção nos últimos meses do ano, o que, por sua vez, traz perspectivas mais positivas para o setor em 2018”, acrescentou a coordenadora do Ibre/FGV.

Com a alta do ISA-CST e a queda do IE-CST em novembro, a diferença entre os dois indicadores diminuiu para 20,2 pontos, a menor distância desde janeiro de 2017. A forte subida do ISA-CST decorreu da melhora do cenário atual dos três grandes segmentos: em Edificações, que subiu 3 pontos; Obras de Infraestrutura, 2,8 pontos; e Serviços Especializados, 1,5 ponto.

Em apenas três meses, o ISA do segmento de Edificações subiu 6,8 pontos. Na comparação anual, este segmento também é o que apresenta melhor resultado.

“Há uma grande expectativa de retomada dos investimentos em infraestrutura, fortalecida pelos leilões realizados ao longo do ano. No entanto, os investimentos ainda irão demorar a repercutir na atividade. Por outro lado, o segmento de edificações tem uma capacidade de impactar mais rapidamente”, observou Ana Castelo, na nota.

O Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) do setor diminuiu 1,6 ponto porcentual, alcançando 63,8% em novembro. A edição de novembro coletou informações de 691 empresas entre os dias 01 e 23 do mês.

Fonte: Istoé

Notícias

roadshow sobre construcao em aco chega a campo grande ms
EVENTOS
RoadShow sobre construção em aço chega a Campo Grande, MS
CURSOS
11º Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura ultrapassa a marca de 100 inscritos
CONSTRUÇÃO CIVIL
Persiana com repelente pode ajudar na prevenção contra febre amarela
EVENTOS
5º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel abre inscrições para 2018

banheiros de novos predios deverao ter torneiras com fechamento automatico
CONSTRUÇÃO CIVIL
Banheiros de novos prédios deverão ter torneiras com fechamento automático
EMPRESAS
TRUMPF debate inovação da indústria brasileira na Mecânica Manufacturing Experience
CURSOS
Novo curso ensina dimensionar reforço em fibras de carbono segundo norma da ACI
CURSOS
Sinduscon-MG e Seconci-MG premiam construtoras por boas práticas de segurança do trabalho

conheca todas vantagens e aplicacoes do vidro acustico
CONSTRUÇÃO CIVIL
Conheça todas vantagens e aplicações do vidro acústico
INFRAESTRUTURA
Vantagens das estruturas pré-fabricadas na drenagem urbana
INFRAESTRUTURA
Brasil terá centro de pesquisa de transporte de alta velocidade
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Casas conectadas, sistemas prediais inteligentes e Smart Cities serão tendências na construção civil