Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Drywall: alternativa prática e eficiente

O sistema drywall ainda é uma incógnita para a maioria dos brasileiros que desconhecem as vantagens, a praticidade e a economia deste tipo de estrutura de paredes

Drywall: alternativa prática e eficiente

<center>Projeto Dávila Arquitetura. Todo o sistema de tubulação do ar condicionado e dutos de eletricidade foram instalados no interior da parede de drywall antes de sua finalização, evitando o quebra-quebra. Uma manta de lã de vidro também foi colocada internamente na parede para isolar acusticamente os ambientes. Foto: Divulgação</center>

O drywall (parede seca, em tradução livre), é um sistema construtivo limpo e leve que pode substituir a alvenaria convencional em várias situações. Com este método, não existe a necessidade do uso de argamassa, fazendo com que as paredes fiquem mais leves e o trabalho mais limpo, rápido e prático.

Segundo o arquiteto Ibsen Otoni Pereira, diretor técnico do escritório Dávila Arquitetura, este sistema consiste, basicamente, em construir paredes com estruturas metálicas leves que, depois, são vedadas com a utilização de chapas de gesso acartonadas. “O cartão aplicado às chapas de gesso ajuda, principalmente, a manter sua integridade durante o transporte e a instalação. Caso a parede que está sendo construída - ou instalada, no caso do drywall – faceie um ambiente úmido, chapas de gesso especiais estão à disposição. Como a parede é ‘oca’, pode ser preenchida com isolamentos acústicos e térmicos, quando necessários”, explica.

Um dos pontos mais vantajosos em relação ao drywall, é ser um sistema limpo, em comparação com a alvenaria tradicional. Não é necessário o uso de cimento ou argamassa, por exemplo. Além disso, ele permite a racionalidade do projeto, pois com sua estrutura vazada, é possível que todos os sistemas hidráulico, elétrico, de lógica e de condicionamento de ar possam ter suas tubulações embutidas. “Após a montagem da estrutura metálica da parede, todas as tubulações são instaladas e, enfim, a parede é vedada com as placas de gesso acartonado. Muito diferente da alvenaria tradicional, na qual você primeiro constrói a parede, depois quebra a mesma, abrindo rasgos por onde passarão as tubulações e, então, instalá-las e, por fim, rebocar a parede novamente, preenchendo o que foi destruído”, ressalta Ibsen.

Apesar de suas vantagens em relação à economia, tempo e limpeza o drywall, no entanto, ainda é desconhecido pela maioria dos brasileiros, como analisa a arquiteta e designer de interiores Carmen Calixto, que usualmente utiliza este sistema. “Como a mão de obra no Brasil ainda é relativamente barata, os métodos construtivos convencionais, como a alvenaria, ainda é o mais utilizado. Os brasileiros são muito resistentes à mudança e acabam achando que a alvenaria é melhor em termos de acústica e custo, o que não é verdade. O preço do drywall pode ser maior a princípio, mas quando levarmos em consideração o tempo de execução e o valor da mão de obra, vemos que ele é bem mais vantajoso”, afirma.

Segundo Ibsen Otoni Pereira, o uso de alvenaria pelos brasileiros é uma questão cultural e é preciso que eles considerem o drywall sob um ponto de vista mais amplo como, por exemplo, a sustentabilidade, rapidez na obra, economia e, também, sua normatização junto à Norma de Desempenho das Edificações. “As vantagens do sistema ‘a seco’, aos poucos, vão acabar se impondo na arquitetura brasileira e, com isso, certamente o preço do drywall deve cair bastante. Outro ponto que favorece o crescimento da adoção deste sistema no Brasil é o advento da Norma de Desempenho das Edificações, cuja observação é obrigatória de alguns anos pra cá e, pelo fato de todo o sistema drywall ser totalmente normatizado, fica bem fácil atestar o cumprimento dos requisitos deste tipo de parede", relata.

Carmen Calixto ressalta ainda que usar o drywall é garantia de uma construção rápida e fácil e, em seus projetos, graças a este sistema, consegue maior agilidade e melhor acabamento. “Usamos em divisórias e também para compor detalhes ou isolar acusticamente. O drywall nos permite fazer efeitos interessantes de formas, inclusive com efeitos de iluminação. Gosto muito de usá-lo em obras de lojas e escritórios, onde a rapidez da execução é imprescindível”, atesta.

Para Ibsen Otoni Pereira, com o drywall, a arquitetura se torna mais livre: “O sistema permite que a arquitetura seja mais solta, com paredes mais delgadas e com detalhes plásticos que não se obteria com a alvenaria convencional. Um exemplo são os nichos em paredes, ou até mesmo uma estante completa. Enquanto na alvenaria convencional isto é muito difícil ou até inviável de fazer”, encerra.

Fonte: Mão Dupla Comunicação/Obra24hs

Notícias

instalacoes de energia solar no brasil deve atingir 2gw ate final de 2018
INFRAESTRUTURA
Instalações de energia solar no Brasil deve atingir 2GW até final de 2018
EMPRESAS
Marca lança peças exclusivas de móveis industriais assinados por Renatto Alves
EMPRESAS
Dormer Pramet lança vending machine Prolog para gerenciamento de ferramentas nas indústrias
CURSOS
Engenheiro de custos: Profissional essencial no atual cenário de gerenciamento de obras

igp-10 tem alta de 1 11 em maio
ECONOMIA E MERCADO
IGP-10 tem alta de 1,11% em maio
CURSOS
O que o BIM pode fazer por você?
ECONOMIA E MERCADO
Preço de imóveis recuou 1,1% entre março e abril
EVENTOS
TRUMPF promove ciclo de demonstração de ferramentas portáteis com bateria de íon-lítio em Contagem/ BH

energia renovavel emprega 10 3 milhoes de pessoas no mundo
INFRAESTRUTURA
Energia renovável emprega 10,3 milhões de pessoas no mundo
CONSTRUÇÃO CIVIL
Considerações sobre preservação predial, depois do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, em São Paulo
CURSOS
Seminário AsBEA: Domine o seu futuro. Novas Ferramentas, mudanças corporativas e organizacionais
EVENTOS
Expolux reúne o setor da iluminação movimentando novos negócios e apresentando diferentes conceitos e lançamentos