Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

ABNT firma parceria com ABDI e lança Catálogo de Normas

Contrato permitirá que profissionais do setor da construção adquiram normas com 80% de desconto.

ABNT firma parceria com ABDI e lança Catálogo de Normas

Um contrato foi firmado entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), onde as empresas, instituições, profissionais e pesquisadores ligados à indústria da construção civil poderão ter acesso a normas técnicas e tabelas aplicáveis à tecnologia Building Information Modeling (BIM), com 80% de desconto.

Com o Catálogo de Normas da ABDI-ABNT, o usuário irá pagar apenas 20% do valor da norma.  A parceria visa facilitar e ampliar o acesso das empresas e profissionais ao acervo de normas, agora com foco no BIM, que é uma nova tecnologia de modelagem virtual de componentes, elementos e sistemas, essencial para a de industrialização da construção.

Não é primeira vez que a ABNT e a ABDI firmam parceria para facilitar o acesso às normas técnicas. No biênio 2013/2014, foram disponibilizadas, em um portal, 48 normas aplicáveis à construção civil e outros setores, como Bens de Capital (BK), Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além do BIM. Ao todo, foram registrados mais de 3 mil downloads das normas e cerca de 10 mil visualizações. Foram realizados 1,5 mil acessos às normas por usuários, beneficiando mais de 100 empresas e quase 1,5 mil pessoas físicas.

Para ter acesso ao Catálogo das Normas, basta acessar o site http://www.www.abntcatalogo.com.br/abdi, fazer o cadastro e efetuar o pagamento de apenas 20% do valor total do documento requerido. O Catálogo da ABDI-ABNT estará disponível por 18 meses, mesmo período de vigência do contrato.

BIM

Building Information Modeling (BIM) é uma tecnologia de modelagem virtual parametrizada dos componentes e sistemas aplicados um uma edificação. Segundo o coordenador de Difusão Tecnológica da Agência, o BIM permite a acurácia do projeto, a redução de prazos e custos, simulações e correções prévias à construção. “Além disso, a modelagem virtual da construção promove maior transparência e controle de toda informação física, financeira e de desempenho do empreendimento em todo o seu ciclo de vida. É uma tecnologia essencial para elevar a produtividade do setor da construção civil”, ressaltou Claudionel Leite. 

Sobre a ABNT

            A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Notícias

instalacoes de energia solar no brasil deve atingir 2gw ate final de 2018
INFRAESTRUTURA
Instalações de energia solar no Brasil deve atingir 2GW até final de 2018
EMPRESAS
Marca lança peças exclusivas de móveis industriais assinados por Renatto Alves
EMPRESAS
Dormer Pramet lança vending machine Prolog para gerenciamento de ferramentas nas indústrias
CURSOS
Engenheiro de custos: Profissional essencial no atual cenário de gerenciamento de obras

igp-10 tem alta de 1 11 em maio
ECONOMIA E MERCADO
IGP-10 tem alta de 1,11% em maio
CURSOS
O que o BIM pode fazer por você?
ECONOMIA E MERCADO
Preço de imóveis recuou 1,1% entre março e abril
EVENTOS
TRUMPF promove ciclo de demonstração de ferramentas portáteis com bateria de íon-lítio em Contagem/ BH

energia renovavel emprega 10 3 milhoes de pessoas no mundo
INFRAESTRUTURA
Energia renovável emprega 10,3 milhões de pessoas no mundo
CONSTRUÇÃO CIVIL
Considerações sobre preservação predial, depois do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, em São Paulo
CURSOS
Seminário AsBEA: Domine o seu futuro. Novas Ferramentas, mudanças corporativas e organizacionais
EVENTOS
Expolux reúne o setor da iluminação movimentando novos negócios e apresentando diferentes conceitos e lançamentos