Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Conheça todas vantagens e aplicações do vidro acústico

Conhecido como vidro duplo insulado, mas com função acústica, material apresenta crescimento e pode oferecer benefícios a diversos projetos.

Conheça todas vantagens e aplicações do vidro acústico

Para os moradores de grandes centros urbanos, os ruídos e sons externos podem gerar um incômodo considerável, principalmente durante a noite. Trânsito, música, animais e barulhos vindos de empresas são alguns dos exemplos mais comuns e que as pessoas tentam amenizar com vidros que possuem funções acústicas.

Diferente do que se pensa, não existe um vidro que ofereça única e exclusivamente o objetivo de isolamento acústico. De acordo com cada especificação e beneficiamento do material, o projeto pode ganhar outros benefícios. O vidro mais utilizado nestes casos, é o duplo insulado. Além da questão acústica, ele também oferece proteção térmica

O vidro insulado é formado por duas ou três placas planas paralelas, separadas por um espaçador, com bordas hermeticamente seladas ao longo de todo seu perímetro, formando em seu interior uma câmara estanque e desidratada. Para receber a característica acústica e garantir a redução efetiva do ruído, o vidro pode ser duplo, laminado ou duplo e laminado, a fim de atenuar as vibrações produzidas na superfície dos vidros ao receber ondas sonoras. Além disto, o isolamento de ruídos depende principalmente da espessura das placas, da utilização de laminados, da qualidade dos caixilhos utilizados e de uma correta vedação.

Atualmente, não há no mercado placas com função de isolamento acústico prontas para venda. Os materiais são produzidos de acordo com a demanda do cliente e com o projeto do local. É necessária a consulta com um profissional de atenuação acústica, para que ele avalie o ambiente e, em conjunto com o arquiteto, realize a especificação correta.

“É muito importante escolher um  profissional para realizar a especificação, pois nem sempre a pessoa sabe exatamente qual ruído ela deseja inibir, se é o barulho do vizinho, do aeroporto ou do trânsito. Vale lembrar que o silêncio total pode incomodar ainda mais que o ruído, por isso essa avaliação deve considerar todos os fatores. O arquiteto deve sugerir esse técnico especializado para o sucesso total da obra, contando com a ajuda também do vidraceiro”, explica Leandro Gonçalves, gerente de projetos da Divinal. Devido a todos esses fatores, esse tipo de vidro só é vendido sob encomenda.

A Norma NBR 15575 ABNT:2013, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, conhecida como Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais, estabelece padrões mínimos de atenuação acústica nas residências. Esta regulamentação estabelece que, para ambientes sujeitos a ruído intenso de meios de transporte e de outras naturezas, o nível de desempenho acústico do vidro deverá ser de no mínimo 30 decibéis.

“Para que um vidro duplo realmente reduza a incidência de ruídos a níveis satisfatórios, as chapas devem apresentar espessuras diferentes para barrar as frequências variadas, além de serem bem grossas – quanto mais massa, maior o isolamento. Cada tipo de vidro possui um desempenho acústico que depende da lei da massa. Vidros finos atenuam frequências de som altas e vidros grossos atenuam frequências de som baixas. Por esta razão, combinar espessuras de vidros assimétricos pode aumentar o desempenho acústico do vidro”, complementa Giorgio Martorell, gerente de vendas da LiSEC.

A empresa, que é especialista na produção de vidros e componentes para função acústica, esclarece que existe três tipos de espaçadores utilizados para fabricação de vidro duplo: perfis de alumínio, espaçador flexível ou termoplástico. Os locais que mais utilizam vidros acústicos são escolas, universidades, hospitais, livrarias, hotéis, escritórios, estúdios de música e construções residenciais.

Outras aplicações

O vidro duplo também pode ser utilizado para o conforto térmico, tanto para refrescar quanto para isolar o calor interno. Devido às duas folhas de vidro e do caixilho central, a temperatura que vem de fora, ao passar pelo primeiro vidro, acaba perdendo força e ao encontrar o segundo vidro, se equilibra. Para melhorar a performance térmica, pode-se utilizar um vidro refletivo.  Em regiões mais frias, esta aplicação também é muito indicada, assim como em locais onde é necessário manter uma temperatura estável, como adegas e setores de refrigeração.

Outra vantagem do vidro duplo é a privacidade, pois ele também pode receber uma persiana interna entre os vidros. Esta técnica é mais utilizada em hospitais, clínicas e laboratórios, já que são silenciosas e não acumulam sujeira porque estão protegidas dentro do envidraçamento.

Gonçalves, da Divinal, conta que a escolha por esse tipo de vidro vem aumentando nos últimos anos, principalmente em projetos para residências de alto padrão, devido à proteção termoacústica e do valor agregado. “Eu indicaria que todos usassem o vidro duplo em suas residências, pois ele é resistente, bonito e traz diversos benefícios. Naturalmente é um vidro mais caro, por todos os componentes que necessita, mas, sem dúvida, é um ótimo investimento”, conclui o gerente de projetos da Divinal.

Estas e outras dicas relacionadas à arquitetura, design e aplicabilidade de vidro, você encontra na Glass South America, maior feira de vidros planos da América Latina. Para mais informações, acesse: www.glassexpo.com.br.

Artigo realizado por: Comunicação Glass South America

13ª edição da Glass South America
Data: 09 a 12 de maio de 2018
Horário: Dias 09 a 11 das 12h00 às 19h00 / Dia 12 das 10h00 às 17h00
Local: Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 - Cep: 04329-900 | São Paulo | Brasil

Notícias

roadshow sobre construcao em aco chega a campo grande ms
EVENTOS
RoadShow sobre construção em aço chega a Campo Grande, MS
CURSOS
11º Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura ultrapassa a marca de 100 inscritos
CONSTRUÇÃO CIVIL
Persiana com repelente pode ajudar na prevenção contra febre amarela
EVENTOS
5º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel abre inscrições para 2018

banheiros de novos predios deverao ter torneiras com fechamento automatico
CONSTRUÇÃO CIVIL
Banheiros de novos prédios deverão ter torneiras com fechamento automático
EMPRESAS
TRUMPF debate inovação da indústria brasileira na Mecânica Manufacturing Experience
CURSOS
Novo curso ensina dimensionar reforço em fibras de carbono segundo norma da ACI
CURSOS
Sinduscon-MG e Seconci-MG premiam construtoras por boas práticas de segurança do trabalho

conheca todas vantagens e aplicacoes do vidro acustico
CONSTRUÇÃO CIVIL
Conheça todas vantagens e aplicações do vidro acústico
INFRAESTRUTURA
Vantagens das estruturas pré-fabricadas na drenagem urbana
INFRAESTRUTURA
Brasil terá centro de pesquisa de transporte de alta velocidade
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Casas conectadas, sistemas prediais inteligentes e Smart Cities serão tendências na construção civil