Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Conselho de Arquitetura alerta que outros prédios podem desabar em SP

Entidade diz que tragédia é resultado da falta de políticas habitacionais e da má preservação do patrimônio histórico de São Paulo. Prédio incendiado foi tombado em 1992?

Conselho de Arquitetura alerta que outros prédios podem desabar em SP

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), que representa 50 mil arquitetos e urbanistas atuantes em todo estado, emitiu nota na qual relaciona o desabamento de um edifício no centro da capital paulista, na madrugada desta terça-feira (1/5), à falta de uma política habitacional eficaz no país e à má preservação do patrimônio histórico de São Paulo. E alerta: outros prédios da cidade estão em situação parecida, o que pode levar a mais tragédias semelhantes.

A entidade lembra que o Edifício Wilton Paes de Almeida foi projetado pelo arquiteto Roger Zmekhol em 1961 e foi tombado, em 1992, pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo. "Era um dos melhores exemplos da arquitetura moderna na cidade", destaca o CAU/SP.

O tombamento, porém, não foi suficiente para que a obra fosse preservada, aponta o conselho. "(O prédio) Estava degradado por abandono, falta de manutenção e sucessivas ocupações informais e outras organizadas. Sem se entenderem, o governo, nas diversas esferas, e a Justiça permitiram que o cenário fosse se perpetuando, o que adiou sua possível recuperação e nova destinação, com potencial para amenizar a precária situação habitacional do centro e dar melhor uso à infraestrutura da região", afirma a nota.

Por fim, a entidade afirma que há "muitas outras construções idênticas" na área. "Antes que novas tragédias aconteçam, é hora de uma ação política urbana articulada, séria e eficaz", alerta.

 Leia a íntegra da nota do CAU/SP

"O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo se solidariza com as famílias das vítimas do incêndio e desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida e lamenta que a tragédia torne explícito mais um exemplo do descaso do Poder Público, em todas as esferas, com o atual quadro urbanístico das nossas cidades e com ausência recorrente de uma Política Habitacional Nacional consistente aliada a preservação do Patrimônio Histórico de São Paulo.

O edifício, projetado pelo arquiteto Roger Zmekhol, em 1961, era um dos melhores exemplos da arquitetura moderna na cidade e foi tombado, em 1992, pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo. 

No entanto já estava degradado por abandono, falta de manutenção e sucessivas ocupações informais e outras organizadas. Sem se entenderem, o governo, nas diversas esferas e a Justiça permitiram que o cenário fosse se perpetuando, o que adiou sua possível recuperação e nova destinação, com potencial para amenizar a precária situação habitacional do centro e dar melhor uso à infraestrutura da região. 

Há muitas outras construções em situação idêntica na área. Antes que novas tragédias aconteçam, é hora de uma ação política urbana articulada, séria e eficaz a respeito. Não apenas pelos edifícios icônicos, mas sobretudo por justiça social".

Fonte: Obra24hs

Notícias

ECONOMIA E MERCADO
IGP-10 cai 0,16% em novembro, diz FGV
CONSTRUÇÃO CIVIL
ICF (painel EPS)
EMPRESAS
Black Friday na OpenBox2
ECONOMIA E MERCADO
Caixa suspende contratação de unidades do Minha Casa Minha Vida faixa 1,5

emplavi lanca primeiro empreendimento do brasil com recarga para carros eletricos
EMPRESAS
Emplavi lança primeiro empreendimento do Brasil com recarga para carros elétricos
CURSOS
Equipe vencedora do Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura de 2018 fica em 2º lugar na fase latino-americana da competição
CONSTRUÇÃO CIVIL
Como deixar seu condomínio mais seguro e prevenir invasões com apenas três ações
CURSOS
Bahia consolida espaço para discutir a alternativa das PPPs

CURSOS
Bahia consolida espaço para discutir a alternativa das PPPs
ECONOMIA E MERCADO
Confiança dos empresários da construção avança pelo terceiro mês seguido
EMPRESAS
TRUMPF apresenta solução conectada para intralogística
INFRAESTRUTURA
O que o Brasil precisa fazer para resolver sua infraestrutura em 20 anos