Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Especialista fala sobre a 1ª Casa Brasileira com Certificação de Construção Verde (LEED)

Residência sustentável teve investimentos em estruturas para reduzir o desperdício de água e de energia, tecnologias para qualidade o ar, técnicas de vegetação, entre outros aspectos

Especialista fala sobre a 1ª Casa Brasileira com Certificação de Construção Verde (LEED)

As edificações verdes ganham cada vez mais espaço no mercado e têm se mostrado a melhor opção no setor imobiliário, economicamente falando. As construções sustentáveis alcançaram um patamar histórico nos últimos 10 anos e deixaram de ser um privilegio das edificações de alto padrão. Hoje escolas, creches, lojas de varejo, comércio e residências, podem se adequar para serem consideradas sustentáveis. 

Diante desse cenário, a primeira casa sustentável certificada utilizando o Referencial CASA v1 GOLD do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), será tema de palestra em São Paulo. O evento, que será realizado no Instituto de Engenharia, no dia 9 de maio, terá como palestrante Henrique Cury, conselheiro do Qualindoor, Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), membro atuante do GBC Brasil, diretor da EcoQuest e dono da casa. 

Para obter essa certificação, Cury investiu em estruturas para reduzir o desperdício de água e de energia, além de cuidados com o ar, com a vegetação, entre outros fatores. A composição desses quesitos rendeu à residência uma pontuação de 66 pontos referente ao nível Ouro da certificação. A questão da qualidade do ar foi um dos pontos de atenção no projeto. Além de ter sido projetada para obter ventilação natural cruzada, a casa conta com células fotocatalíticas no sistema de ar-condicionado e nos aparelhos mini-split, que produzem oxidantes naturais lançados nos ambientes, para eliminação de microrganismos e gases voláteis.  

"Sustentabilidade está ligada a respeitar os recursos do Planeta e à qualidade de vida. O ar que respiramos é um destes importantes quesitos. Em uma cidade como São Paulo, é imprescindível saber que temos ar-puro dentro de casa”, diz Cury. Além disso, ele explica que os gastos estimados para se obter o selo sustentável são de 10% a 15% do valor da obra. Na verdade, os cálculos de payback mostram que a economia gerada pode zerar o investimento inicial em três anos. 

Em sua apresentação, o especialista vai abordar quais os pontos abordados no processo da certificação, as exigências para se obter a certificação, além das motivações para certificar a casa. Os ganhos voltados à qualidade de vida e à preservação ambiental e os benefícios econômicos que esse tipo de projeto oferece, tais como a valorização do imóvel e redução nas contas de água e energia, também estarão em pauta.  

O projeto

Na ocasião, o engenheiro Eduardo Straub, responsável pelo projeto também estará presente. Ele vai apresentar o planejamento e execução da obra e as técnicas implantadas, como jardim com vegetação nativa, sistemas economizadores de água e energia, painéis solares e fotovoltaicos, tecnologias de purificação do ar no sistema de ar condicionado e realizou outros trabalhos como a Análise do Ciclo de Vida da residência e cuidados para manter tanto a água quanto o ar livres de contaminantes. 

O evento, que conta com o apoio do CREA-SP, será direcionado para engenheiros, arquitetos, empresas da área de construção civil, profissionais e estudantes. A palestra será aberta ao público e não tem taxa de inscrição. Para se inscrever basta acessar o site do Instituto da Engenharia. Para os estudantes será emitido certificado de presença.       

Serviço

Palestra – 1° Casa Certificada Referencial CASA v1 GOLD
Data: 09 de maio
Local: Instituto da Engenharia
Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP

Informações e inscrições: https://www.institutodeengenharia.org.br/site/events/1a-casa-familiar-certificado-leed-residencia-unifamiliar-sustentavel/

 Fonte: M.Free Comunicação

Notícias

ECONOMIA E MERCADO
nstabilidade não desencoraja Indústria de Materiais de Construção
CONSTRUÇÃO CIVIL
Empresa desenvolve telhas cerâmicas integradas com placas solares
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Película para telhados substitui o ar condicionado com zero consumo de energia
INFRAESTRUTURA
1º sistema de armazenamento de energia solar inicia operação em Uberlândia

ECONOMIA E MERCADO
Pesquisa do Sinduscon-MG revela que o número de imóveis novos disponíveis para venda caiu em Belo Horizonte e Nova Lima
ECONOMIA E MERCADO
Dados do SindusCon-SP apontam alta de 2% no PIB da construção em 2019
CONSTRUÇÃO CIVIL
Ferragens Pinheiro aposta em produtos que são tendência no mercado
CONSTRUÇÃO CIVIL
Taiwan cria maior centro cultural em área coberta do mundo

maior ponte impressa em 3d do mundo e inaugurada na china
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Maior ponte impressa em 3D do mundo é inaugurada na China
CURSOS
Curso gestão de projetos na Construção Civil com base no PMBOK
EMPRESAS
Cooperativa de compras do Sinduscon-MG firma parceria com o sindicato da construção pesada
ARQUITETURA
AccorHotels lança hotel modular feito de contêineres reaproveitados