Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Engenheiro de custos: Profissional essencial no atual cenário de gerenciamento de obras

Engenheiro de custos: Profissional essencial no atual cenário de gerenciamento de obras

Dia 27 de maio comemora-se o Dia Nacional do Engenheiro de Custos. Conhece a importância desse profissional na engrenagem de um projeto? O profissional de custos é o responsável por analisar e controlar os gastos de uma obra, que incluem aspectos como a concepção do projeto ou empreendimento, viabilidade técnico-econômica, análises, diagnósticos, prognósticos e tudo o que envolve estimar, planejar e projetar números relativos às etapas de uma obra ou empreendimento.

Segundo Paulo Dias, presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, IBEC, o engenheiro de custos precisa estar preparado para lidar diretamente com outras áreas como a Gestão de Projetos, Gestão de Contratos, Planejamento, Licitação e Gestão Pública. “Sem o custo da obra adequado ocorre o que estamos presenciando no país, ou seja, diversas obras paralisadas ora por valores baixos ora por valores muito elevados. E torna-se evidente que a boa gestão dos custos torna-se fundamental”, comenta.

Nesse cenário, Dias se dedica para que mais profissionais da área sejam devidamente habilitados para a função. “Ministro cursos com esse teor há décadas e, em 2001, já como presidente do IBEC, lançamos a pós-graduação em Engenharia de Custos, pioneira e única”, conta. Com o título de MBA em Gestão e Engenharia de Custos, a especialização forma centenas de profissionais por ano. Fato que contribui para o progresso da Ciência de Custos e, consequentemente, da Engenharia nacional.

Outra formação indicada aos profissionais que buscam qualificação no ramo é o Curso de Gestão na Construção. Trata-se de um Módulo Internacional, na categoria de curso de extensão, oferecido pelo IBEC em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, FEUP, que terá início no dia 21/07 (sábado). A carga horária do curso poderá ser acrescentada à carga horária total de alguns cursos de MBA e pós-graduação do IBEC.

Senado institui Dia Nacional do Engenheiro de Custos

De acordo com dados de 2013 da Secretaria Nacional do Consumidor, 22% das reclamações na área de construção civil e habitação correspondiam ao descumprimento de contrato por parte das construtoras. Por esta razão, o engenheiro de custos, cada vez mais, passa a ocupar uma posição fundamental durante todo o processo de obras.

Sancionada no dia 22 de junho de 2017, a Lei 13.453/2017, que institui o Dia do Engenheiro de Custos, a ser comemorado no dia 27 de maio, tem o objetivo de valorizar o ramo das engenharias focado na elaboração e validação de orçamentos e planejamento de custos e do fluxo de caixa.

Em homenagem ao Dia do Engenheiro de custos, o IBEC vai presentear seus novos alunos. Os 30 primeiros que se matricularem em um curso de MBA ou pós-graduação do instituto, entre os dias 21/05 (segunda-feira) e 01/06 (sexta-feira), ganharão o Módulo Internacional.

Notícias

ECONOMIA E MERCADO
IGP-10 cai 0,16% em novembro, diz FGV
CONSTRUÇÃO CIVIL
ICF (painel EPS)
EMPRESAS
Black Friday na OpenBox2
ECONOMIA E MERCADO
Caixa suspende contratação de unidades do Minha Casa Minha Vida faixa 1,5

emplavi lanca primeiro empreendimento do brasil com recarga para carros eletricos
EMPRESAS
Emplavi lança primeiro empreendimento do Brasil com recarga para carros elétricos
CURSOS
Equipe vencedora do Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura de 2018 fica em 2º lugar na fase latino-americana da competição
CONSTRUÇÃO CIVIL
Como deixar seu condomínio mais seguro e prevenir invasões com apenas três ações
CURSOS
Bahia consolida espaço para discutir a alternativa das PPPs

CURSOS
Bahia consolida espaço para discutir a alternativa das PPPs
ECONOMIA E MERCADO
Confiança dos empresários da construção avança pelo terceiro mês seguido
EMPRESAS
TRUMPF apresenta solução conectada para intralogística
INFRAESTRUTURA
O que o Brasil precisa fazer para resolver sua infraestrutura em 20 anos