Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Na era da tecnologia, manter o método tradicional de construção é ultrapassado

Diretora do 3° Congresso Latino-Americano de Steel Frame, Luana Carregari

Na era da tecnologia, manter o método tradicional de construção é ultrapassado

Com todos os avanços tecnológicos que vivenciamos nos últimos anos, marcando este início de século como a era da comunicação e da mobilidade, continuar construindo com tijolo, areia e cimento é algo que tem que ser revisto. Se a tecnologia é uma presença constante na nossa sociedade, por que não adotá-la na construção civil?

O Brasil vem abrindo as suas portas para os novos sistemas construtivos, como a construção a seco, há quase duas décadas. Conectada com o tempo em que vivemos, a técnica tem como principal característica a sustentabilidade: não utiliza água e seus materiais podem ser 100% reciclados. Economicamente falando, ela também apresenta benefícios tanto para quem constrói quanto para quem aguarda pelo empreendimento, pois é capaz de adiantar de 50 a 70% o prazo de conclusão.

Diante estas características e à crise que ainda reflete nas esferas econômicas e políticas, este é o momento no qual se abre a possibilidade para vermos o que há de oportunidade e solução na construção civil. As indústrias e grandes players de mercado, que vieram para o nosso país há, pelo menos, cinco anos, já têm setores destinados à construção a seco. Ou seja, a indústria já está pronta para atender o mercado.

Porém, ainda há um importante obstáculo que impede maior adesão à novidade: o gargalo da capacitação profissional. Há um delay nas universidades e cursos técnicos que ainda não absorveram e integraram nas suas grades de ensino os novos sistemas construtivos. O aprendizado permanece no modelo tradicional enquanto o mercado e os projetos têm adotado posturas modernas.

É preciso, portanto, repensar a cadeia da construção, visto que o futuro do setor está pautado em soluções inteligentes, eficazes e nas inovações tecnológicas já oferecidas pela indústria. Todos se encantam com os benefícios que os novos recursos oferecem como facilitadores do nosso dia a dia, chegou o momento de nos encantarmos também com projetos modernos e sustentáveis.

Luana Carregari
Diretora do 3° Congresso Latino-Americano de Steel Frame

Notícias

EMPRESAS
Black Friday na OpenBox2
ECONOMIA E MERCADO
Caixa suspende contratação de unidades do Minha Casa Minha Vida faixa 1,5
EMPRESAS
Emplavi lança primeiro empreendimento do Brasil com recarga para carros elétricos
CURSOS
Equipe vencedora do Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura de 2018 fica em 2º lugar na fase latino-americana da competição

CONSTRUÇÃO CIVIL
Como deixar seu condomínio mais seguro e prevenir invasões com apenas três ações
CURSOS
Bahia consolida espaço para discutir a alternativa das PPPs
CURSOS
Bahia consolida espaço para discutir a alternativa das PPPs
ECONOMIA E MERCADO
Confiança dos empresários da construção avança pelo terceiro mês seguido

EMPRESAS
TRUMPF apresenta solução conectada para intralogística
INFRAESTRUTURA
O que o Brasil precisa fazer para resolver sua infraestrutura em 20 anos
ARQUITETURA
Hábitat Multifuncional e Ecológico
INFRAESTRUTURA
Energia eólica ultrapassa marca de 14 GW de capacidade instalada