Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Concrejato finaliza restauração da Casa de Câmara e Cadeia de Florianópolis

Concrejato finaliza restauração da Casa de Câmara e Cadeia de Florianópolis

A Concrejato Engenharia – líder no mercado de recuperação de estruturas e pioneira na combinação de serviços de retrofit e de restauro do patrimônio histórico e arquitetônico – acaba de concluir as obras de restauração de uma das edificações mais antigas do Centro de Florianópolis. Construída há cerca de 240 anos, a antiga Casa de Câmara e Cadeia passou por um trabalho minucioso de modernização e foi adequada para sediar o futuro Museu da Cidade. As obras foram acompanhadas por pesquisas arqueológicas e descobertas de peças e remanescentes de construções antigas.

A renovação, no valor de R$ 7,5 milhões, foi completa: restauração da cobertura, dos revestimentos de paredes internas e externas, ornamentos, esquadrias, forros e pisos; novas instalações hidráulicas e elétricas; instalação de elementos de acessibilidade; e construção de uma unidade de extensão e apoio, anexa ao casarão, com elevador. O projeto também contou com a instalação de um sistema de ar condicionado VRF ecologicamente correto, de câmeras de segurança patrimonial e ainda de um sistema preventivo contra incêndio.

A diretora de Operações da Concrejato, Maria Aparecida Soukef, explica que o casarão permaneceu fechado por quase uma década e a integridade das estruturas estava comprometida, com parte da cobertura destruída, além de infiltrações e umidade. "Todo o telhado foi reconstruído com a avaliação de cada peça sendo reaproveitada ao máximo e substituindo as comprometidas. Nas fundações para criação do anexo novo, fizemos um trabalho menos invasivo para preservar os remanescentes arqueológicos", conta a diretora.

Paralelamente à obra, se deu continuidade às pesquisas arqueológicas. "Encontramos pinturas decorativas nas paredes e duas bocas de canhões no local onde foi construído o anexo. Como o imóvel foi concebido em um local aterrado, nas escavações localizamos também embasamentos e alvenarias de outra construção antiga. Tudo foi devidamente registrado, cadastrado e resgatado para preservar a memória do local", diz Soukef.

As obras do casarão de 865 metros quadrados foram iniciadas em 2014 e a execução pela Concrejato Engenharia durou 36 meses, com cerca de 50 profissionais envolvidos.

"O grande feito desse projeto, além da possibilidade de utilizar técnicas e conceitos de restauração, foi conseguir implantar o programa de uso novo ao local, viabilizando a execução do projeto idealizado pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF)", acrescenta a diretora.

O Museu da Cidade será administrado através de um convênio firmado entre a prefeitura e o Sesc-SC.

Notícias

sinduscon-mg realiza o 17 congresso de materiais tecnologia e sustentabilidade na construcao
EVENTOS
Sinduscon-MG realiza o 17º Congresso de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção
ARQUITETURA
Obras do St. Tropez, empreendimento da Patrimar no Belvedere, estão avançadas
CONSTRUÇÃO CIVIL
Você sabe a origem e a importância do aço na construção civil?
ARQUITETURA
Aprenda a decorar apartamentos pequenos otimizando o espaço

lafaete e indicada como a maior empresa de locacao de equipamentos do pais
ECONOMIA E MERCADO
Lafaete é indicada como a maior empresa de locação de equipamentos do país
CURSOS
Prêmio de arquitetura recebe inscrições de projetos sustentáveis Share to FacebookShare to TwitterShare to Google+Share to LinkedInShare to E-mail
ARQUITETURA
Casa na árvore minimalista abriga até 4 pessoas
EMPRESAS
Concrejato finaliza restauração da Casa de Câmara e Cadeia de Florianópolis

redirecionando a engenharia estrutural
CURSOS
Redirecionando a engenharia estrutural
EMPRESAS
Tecnologia descontamina circuitos hidráulicos e aumenta vida útil de máquinas e veículos pesados
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Lafaete investe R$ 12 milhões em máquinas mais tecnológicas e econômicas
EMPRESAS
Produto protege portão da urina de cachorro