Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Hábitat Multifuncional e Ecológico

Hábitat Multifuncional e Ecológico

LOCALIZAÇÃO: Exposta no Instituto Horticultura y Jardinéria de Reus

TIPO DE CONSTRUÇÃO: Nova I

ÁREA DE IMPLANTAÇÃO: 83 m2 I

ABC: 107 m2 I

ARQUITETURA E ESPECIALIDADES: 
ChapeauVert

A ChapeauVert desenvolve, fabrica e comercializa um habitat multifuncional, ecológico, que respeita o meio ambiente. A estrutura do habitat, em forma de cúpula, é composta por materiais naturais altamente eficientes, como a madeira e a cortiça. São materiais que apresentam soluções ecológicas aos problemas relacionados com as construções convencionais, permitem uma importante redução do consumo energético, assim como uma minimização de emissões tóxicas (CO2), fornecendo espaços saudáveis aos seus habitantes. A forma orgânica da cúpula proporciona um movimento constante do ar, o que permite criar uma temperatura estável no interior da cúpula, obtendo assim uma casa passiva.

Esta estrutura ecológica, está desenhada para que o próprio cliente possa monta-la no espaço de três dias, entre três pessoas, o que permitiria a redução dos custos de montagem. Também têm a particularidade de poder ser facilmente desmontada nos 168 módulos originais, para voltar a montar noutro espaço consoante o seu uso. De acordo com as necessidades de cada cliente, esta estrutura pode adaptar-se a múltiplas funções, desde a habitação, comercio, restaurante / bar, escritório, entre outros. Também é uma estrutura bastante resistente, uma vez que as forças ficam repartidas uniformemente sobre toda a superfície da cúpula, o que permite ser colocada em zonas sísmicas, ou em zonas de fortes ventos.

A cúpula com 10,34m de diâmetro e com 6m de pé direito total divide-se em dois pisos, o rés-do-chão com 69m2 e o piso superior com 38m2. A estrutura da parede exterior é composta por sete níveis com vinte e quatro módulos cada, dando um total de 168 módulos. Cada módulo com 34cm de espessura é constituído pelos seguintes materiais do exterior para o interior, placa de cortiça com 40mm, chapa de aço galvanizado de 0,8mm, câmara de ar ventilada de 40mm, placa de madeira OSB 3 de 9mm, isolamento natural de fibra de madeira de 200mm, câmara de ar de 40mm e placa de madeira OSB 3 de 9mm de revestimento interior.

Optou-se assim pela arquitetura sustentável, um modo de conceber o desenho arquitectónico de tal modo que permita minimizar o impacto ambiental das construções sobre o ambiente natural e sobre seus habitantes. O desafio da arquitetura não é unicamente o de construir estética ou funcionalidade, mas sim criar com consciência do impacto e equilibrar as consequências que tem certos padrões geométricos no comportamento humano, nas emoções e no desenvolvimento da inteligência.

Notícias

CONSTRUÇÃO CIVIL
Otimismo da Indústria de materiais cresce em fevereiro
ECONOMIA E MERCADO
Construção peruana deve crescer exponencialmente
ARQUITETURA
Elétrica e solar, residência gera mais energia do que consome
EMPRESAS
Emccamp lança condomínio fechado em Ribeirão das Neves

ECONOMIA E MERCADO
Apesar de ainda se observar queda nas atividades, construtores mineiros permanecem otimistas
ARQUITETURA
Em dois níveis, fluxos independentes
INFRAESTRUTURA
AES Tietê inaugura primeiro sistema de armazenamento de energia do País
ECONOMIA E MERCADO
Construção quer elevar lançamentos em 30%

EMPRESAS
Lafaete pretende ampliar faturamento em 34% neste ano com serviços em steel frame
ARQUITETURA
Prédio em Goiás terá fachada de vidro capaz de gerar energia solar
ARQUITETURA
Reforma dota duplex de sala ao ar livre
ARQUITETURA
Nova ponte do Guaíba ganha prêmio nacional de sustentabilidade