Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Bahia consolida espaço para discutir a alternativa das PPPs

Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro Nacional de PPPs Municipais em Salvador nos dias 28 e 29 de novembro

A cidade de Salvador realiza em novembro um encontro dedicado à apresentação de soluções no formato de PPPs para alavancar investimentos em infraestrutura e serviços. A Bahia é pioneira na modalidade e hoje conta com sete parcerias público-privadas em operação.

2º Encontro Nacional de PPPs Municipais (http://www.totemeventos.com.br/2encontrogestores/index.html) acontece nos dias 28 e 29 de novembro, em Salvador, em um cenário pós-eleições presidenciais, propício para o debate sobre a possibilidade de desenvolvimento econômico a partir de ações conjuntas entre municípios e a iniciativa privada. A curadoria é da advogada Alana Gozales, em parceria com a empresa Totem Eventos.

Segundo os organizadores o momento do país exige uma reflexão sobre o melhor aproveitamento dos recursos públicos e a possibilidade de os municípios serem protagonistas na celebração de PPPs. Em 2017, o primeiro Encontro promovido em Salvador reuniu mais de 120 gestores municipais.

"Em 2018, a expectativa é termos uma mobilização ainda maior, em virtude do aumento no número de projetos de parcerias público-privadas municipais, inclusive entre municípios de menor porte", afirma Alana Gonzales. Para ela, existe uma dificuldade no âmbito municipal em contar com equipe qualificada para conceber, promover e gerenciar projetos de PPPs. "É importante que o gestor público entenda o processo das parcerias, superando a falta de cultura sobre o assunto", avalia.

Alana fez parte da assessoria jurídica da unidade de PPPs de Salvador durante quatro anos. Atualmente presta assessoria jurídica no município de Camaçari.

A abertura do evento contará com a presença do prefeito ACM Neto e a palestra inaugural, intitulada "Quais os desafios para que os projetos saiam do papel" será proferida por Carlos Nascimento, diretor da London School of Econom "Durante os dois dias o Encontro trará cerca de 15 palestras sobre temas ligadas aos processos de PPPs e "cases" de sucesso ou em andamento implementados por prefeituras nas áreas de iluminação, saneamento, presídios e outros fundamentais para o desenvolvimento do Brasil", afirma Aurélio Cardozo, diretor da Totem.

Notícias

ECONOMIA E MERCADO
Gafisa convoca acionistas para arrumar a casa e retomar posição de destaque no setor
ECONOMIA E MERCADO
Confiança dos empresários da construção recua em março
CONSTRUÇÃO CIVIL
Fachadas em chapas delgadas estruturadas em Light Steel Framing
CONSTRUÇÃO CIVIL
A conformidade técnica no mercado de telhas em aço

EVENTOS
Makino leva à EXPOMAFE 2019 as máquinas campeãs do seu portfólio e apresenta no Brasil a ATHENA, tecnologia pioneira e exclusiva de monitoramento e gestão de produção ativada por voz
ARQUITETURA
Dicas de plantas incríveis para montar um jardim vertical em casa
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Brasileiros investem em casas inteligentes
CONSTRUÇÃO CIVIL
Aço está presente na estrutura de pontes e pórticos rolantes

ECONOMIA E MERCADO
Setor da construção, governo e judiciário reforçam importância de retomar obras paradas
ECONOMIA E MERCADO
Investimento em casas para locação em Orlando é boa opção para brasileiros
ARQUITETURA
Primeira ponte em aço do Brasil: atravessando séculos
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNC Monitor, a primeira plataforma 100% gratuita que conecta todas as máquinas de usinagem