Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Aço, luz e esporte!

Aço, luz e esporte!

Semelhante ao tênis, disputado com duas raquetes e uma bola, o pádel está em ascensão no Brasil, especialmente na região Sul do país. Em Curitiba, a modalidade ganhou um impulso no final de 2017 com a inauguração do novo complexo do Clube Curitibano. Instalada no bairro de Parolin, a estrutura foi projetada pelo escritório Saboia+Ruiz Arquitetos visando ser um centro de referência nacional para as competições deste esporte.

Para viabilizar a construção, os projetos de arquitetura e estrutural tiveram de solucionar alguns desafios. O primeiro deles foi a necessidade de compatibilizar a instalação de quatro quadras de 10 x 20 m e de eventuais arquibancadas provisórias, sem a interferência visual de elementos estruturais. Estabelecer uma relação positiva com o entorno urbano e a paisagem era outra premissa.

O terreno onde se localiza o complexo de pádel é separado da sede de tênis do clube por uma rua perimetral. A condição serviu de estímulo aos arquitetos, que buscaram um contraponto às construções da região, cercadas por muros altos. Por fim, houve a necessidade de garantir uma obra de impacto visual, mas que não extrapolasse a previsão de custos do projeto, que teve o aço como principal aliado. “Somente uma estrutura em aço poderia nos dar um resultado formal e economicamente adequado”, afirma o arquiteto Alexandre Ruiz.

Segundo ele, o partido arquitetônico exigia uma estrutura que permitisse poucos pontos de apoio e grandes balanços para responder às exigências de visualização dos jogos e estabelecer uma relação correta com a paisagem, e por isso optou-se pelo aço.

Para melhorar a interação entre o complexo de pádel e a vizinhança, o projeto se aproveitou da declividade expressiva do terreno para criar um pódio em sua cota mais elevada. Nesse local, foram construídas quatro quadras e um terraço com vista para a cidade. O espaço também foi calculado com sobrecarga para acomodar, quando necessário, a instalação de arquibancadas provisórias. Além disso, um estacionamento em rampa foi projetado na cota inferior do terreno para minimizar o impacto visual gerado pelos veículos em relação às quadras, que contam com superfícies em vidro temperado e venezianas em policarbonato leitoso.

O fechamento permitiu a incidência de luz natural difusa no interior da construção e, ao mesmo tempo, assegurou ventilação natural abundante. Na cobertura, telhas de aço com isolamento termoacústico foram adotadas.

Estrutura tubular

Para atender ao projeto arquitetônico proposto e, ao mesmo tempo, respeitar o patamar de custos estabelecido para a obra, vários estudos foram executados, segundo o engenheiro Celso Antônio Thá, da Tecmetal, até que se chegasse à opção pela solução estrutural baseada no uso de perfis tubulares em aço.

Assim, a estrutura principal do complexo possui oito pilares tubulares circulares posicionados nas laterais da construção, quatro de cada lado, que servem de apoio para vigas de transição treliçadas com 50 m de comprimento e 6 m de altura. Nas extremidades dessas vigas são apoiadas vigas treliçadas com 24m de Treliças em aço vencem vão de 22 m no centro das quadras e permitem balanços de até 12 m nas extremidades, conferindo leveza ao conjunto comprimento e os mesmos 6m de altura. Essa "caixa" treliçada serve de suporte para a estrutura de cobertura e para os pergolados. As treliças principais vencem um vão de 22 m no centro das quadras e permitem balanços de até 12 m nas extremidades, enfatizando a leveza do conjunto. A solução arrojada, combinada com os fechamentos translúcidos e com a iluminação com LED, dá um efeito de caixa flutuante à construção. Celso Thá explica que a estrutura tubular foi especialmente interessante nesse caso ao permitir uma inércia excelente, sem adicionar muito peso e, ainda, respeitando a limitação de custos.

Para auxiliar no travamento lateral da estrutura, foi instalada uma pérgola metálica, que também atua para regular a escala na área de convivência.

Outra solução original foi o uso de uma pequena treliça deitada para realizar o travamento no banzo inferior das treliças maiores.

Venezianas em policarbonato leitoso e fechamentos em vidro favorecem a iluminação e ventilação naturais no interior da construção estruturada em aço

“Utilizamos esse recurso como alternativa à mão-francesa, que poderia criar alguma interferência indesejada no jogo realizado nas quadras”, conta o engenheiro.

Para garantir máxima durabilidade e minimizar custos com manutenção, a estrutura foi protegida contra a corrosão por um sistema de proteção composto por jateamento de granalha padrão SA 2.1/2, pintura epóxi e pintura de acabamento poliuretano.

A estrutura do Complexo de Pádel de Curitiba foi montada em apenas 60 dias com o apoio de um guindaste, de forma parafusada, eliminando a necessidade de soldas no canteiro. Como seria inviável transportar as treliças de 50 m em caminhões, elas foram divididas na indústria em quatro tramos. Uma vez no canteiro, essas partes foram unidas por meio de parafusos ASTM A 325. (J.N.)

Sobre a obra

Projeto arquitetônico: Saboia+Ruiz Arquitetos
Área construída: 1.580 m²
Aço empregado: perfis tubulares ASTM A36 (ABNT NBR 7007 MR250) e perfis laminados ASTM A572 GR50 (ABNT NBR 7007 AR 345)
Volume de aço: 100 t
Projeto estrutural: engenheiro Celso Antônio Thá
Fornecimento da estrutura metálica: Tecmetal Estruturas Metálicas
Execução da obra: VCCON Engenharia
Local: Curitiba, PR
Conclusão da obra: 2017
 

Notícias

INFRAESTRUTURA
Não armazene só o vento, armazene todas as energias renováveis
ARQUITETURA
Casal constrói residência solar com pneus, garrafas e terra
ECONOMIA E MERCADO
Caixa suspende contratação de unidades do Minha Casa Minha Vida faixa 1,5
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Ferramenta digital que mapeia acidentes na construção civil é premiada em Brasília

EMPRESAS
Rede de material de construção realizasaldão com descontos de até 50%
CURSOS
Curso Edifícios de Múltiplos Andares em Aço - NBR 8800 - 2019
CURSOS
Curso Projeto e Montagem de Pontes Metálicas - 2019
CURSOS
Curso Projeto e Cálculo de Light Steel Framing - 2019

biblioteca pre-fabricada e montada em 7 dias na china
ARQUITETURA
Biblioteca pré-fabricada é montada em 7 dias na China
ARQUITETURA
Uma resiência com estrutura metálica e fechamento de painéis em vidro
ARQUITETURA
Um marco na arte de projetar
EMPRESAS
Poltrona Alice, lançamento 2019 TulipaBaby