Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Linha de produção conectada e inteligente é o motor da nova revolução industrial

TRUMPF investe em inovação para se manter na liderança da conectividade na Indústria 4.0

As novas tecnologias, que avançam diariamente, transformaram as últimas décadas em anos de mudanças irreversíveis. Na indústria, não poderia ser diferente. Vivemos uma nova revolução industrial. Se, antes, as máquinas com grande potência eram o diferencial nas linhas de produção, hoje, a inteligência e a conectividade são as ferramentas principais para tornar os processos mais dinâmicos, diminuindo consideravelmente os custos. Essa tem sido a aposta da TRUMPF, líder mundial em tecnologia laser industrial e referência global em Indústria 4.0. Durante a Euroblech 2018, realizada em outubro, em Hannover, Alemanha, a TRUMPF encantou o mercado com as suas soluções em máquinas-ferramenta cada vez mais inovadoras.

As soluções autônomas e inteligentes apresentadas pela empresa representam um novo modo de se pensar a produtividade, como explica o Dr. Heinz-Jürgen Prokop, CEO de Máquina-Ferramenta da TRUMPF: “Estamos em uma situação semelhante à da indústria automobilística, onde motores mais potentes já não significam velocidade significativamente maior. O mesmo acontece com as máquinas a laser: o maior poder do laser não se traduz necessariamente em produtividade significativamente maior. Em vez disso, a eficiência da produção depende agora do que acontece na montagem e no uso da máquina a laser”.

Na EuroBLECH, a TRUMPF apresentou uma série de soluções no campo da conectividade aprimorada de máquinas. A análise de dados inteligente, geradas pela conectividade na linha de produção, pode reduzir o tempo de processamento e pesquisa, aumentando a vida útil da máquina, sem alterar a qualidade das peças, com redução do custo final. 

“À medida que a personalização do processo de produção aumenta, também cresce a necessidade de maior conectividade, levando-nos até a fábrica autônoma. Quando fabricantes de chapas metálicas estão produzindo lotes de uma única unidade, a maior parte do trabalho está relacionada não à produção real, mas a tudo ao seu redor, isto é, processamento de pedidos, tempo de setup, intralogística, etc. A TRUMPF já oferece sistemas de assistência para ajudar a criar ambientes de produção autônomos”, explica Heinz-Jürgen Prokop. Ao equipar suas máquinas com sensores, a TRUMPF deu a elas a capacidade de controlar seu próprio ambiente operacional. Na EuroBLECH, a empresa apresentou o recurso Active Speed Control, que usa um sensor ótico que olha diretamente para o corte.Variações na espessura da chapa, superfícies ou aços de baixa qualidade podem resultar em ranhuras ou bordas de qualidade inferior. Para resolver esse problema, o Active Speed Control controla a velocidade de corte de forma autônoma das máquinas equipadas com laser de estado sólido, como se fosse guiada por um assistente invisível. Isso garante um processo mais confiável para o corte com oxigênio e com nitrogênio, reduzindo assim o desperdício e economizando no retrabalho, além de responder imediatamente a quaisquer alterações no material que está sendo processado. Em outras palavras, o sistema proporciona ganhos substanciais na produtividade da máquina, reduzindo significativamente os custos de fabricação de peças.

Segundo Prokop, os softwares e aplicativos são vitais para o ambiente de produção conectada. “Graças à digitalização, agora podemos analisar, em tempo real, dados de nossas máquinas em todo o mundo e, assim, oferecer aos nossos clientes um novo serviço de valor genuíno. Além disso, cada nova máquina da TRUMPF agora vem com cinco aplicativos que mantêm nossos clientes constantemente atualizados, fornecendo informações sobre, por exemplo, quanto material foi usado ou o status atual da máquina. Os fabricantes de chapas metálicas agora podem atualizar suas máquinas com essa capacidade digital”, destaca. O sistema Track & Trace,outra novidade apresentada pela TRUMPF em outubro, é uma solução conectada que fornece uma logística aprimorada no chão de fábrica, permitindo determinar a localização precisa de peças, melhorando consideravelmente a movimentação das peças de uma estação de processamento para outra.  O armazenamento em nuvem também é um recurso que desempenha papel fundamental nos aplicativos desenvolvidos pela TRUMPF e, em particular, no uso de inteligência artificial. O centro de corte laser TruLaser Center 7030, por exemplo, é totalmente automático. Dados de diferentes máquinas são coletados e então analisados, usando inteligência artificial, para fornecer informações que uma máquina autônoma nunca poderia gerar sozinha. Assim como os sistemas de navegação atuais, cada usuário se beneficia dos dados de todos os outros.

“Nossas máquinas estão se tornando cada vez mais autônomas, e isso significa que elas facilitam a vida das pessoas que trabalham com elas. Mas só podemos desbloquear esses benefícios com um ambiente de produção inteligente e conectado. Isso é o que nos ajuda a alcançar ganhos de produtividade e, assim, consolidar a vantagem competitiva de nossos clientes - e é aqui que continuaremos direcionando nossos esforços”, conclui Prokop.

Sobre a TRUMPF


A empresa de alta tecnologia TRUMPF oferece soluções de produção nos setores de máquinas-ferramenta, laser e eletrônicos. A companhia está impulsionando a conectividade digital na indústria de manufatura por meio de consultoria, ofertas de plataforma e software. A TRUMPF é a líder mundial em tecnologia e no mercado para máquinas-ferramenta utilizadas no processamento de chapas flexíveis e também para lasers industriais. Em 2017/18, a empresa - que tem cerca de 13.500 funcionários - alcançou vendas de 3,6 bilhões de euros (dados preliminares). Com mais de 70 subsidiárias, o Grupo TRUMPF é representado em quase todos os países da Europa, América do Norte e do Sul e Ásia. Possui instalações de produção na Alemanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Áustria, Suíça, Polônia, República Tcheca, EUA, México, China e Japão. A TRUMPF comemora, em 2018, 37 anos de presença no Brasil. Com sede em Barueri, a empresa possui uma operação solidificada e com abrangência para prover assistência técnica a seus clientes em diferentes regiões, sendo responsável também em dar suporte às operações na América do Sul.

Para mais informações sobre TRUMPF ir para www.trumpf.com

Notícias

INFRAESTRUTURA
Não armazene só o vento, armazene todas as energias renováveis
ARQUITETURA
Casal constrói residência solar com pneus, garrafas e terra
ECONOMIA E MERCADO
Caixa suspende contratação de unidades do Minha Casa Minha Vida faixa 1,5
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Ferramenta digital que mapeia acidentes na construção civil é premiada em Brasília

EMPRESAS
Rede de material de construção realizasaldão com descontos de até 50%
CURSOS
Curso Edifícios de Múltiplos Andares em Aço - NBR 8800 - 2019
CURSOS
Curso Projeto e Montagem de Pontes Metálicas - 2019
CURSOS
Curso Projeto e Cálculo de Light Steel Framing - 2019

biblioteca pre-fabricada e montada em 7 dias na china
ARQUITETURA
Biblioteca pré-fabricada é montada em 7 dias na China
ARQUITETURA
Uma resiência com estrutura metálica e fechamento de painéis em vidro
ARQUITETURA
Um marco na arte de projetar
EMPRESAS
Poltrona Alice, lançamento 2019 TulipaBaby