Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

7 coisas que podem passar despercebidas em uma construção

Confira alguns itens que nem sempre são lembrados, mas que fazem toda a diferença em sua obra!

Toda construção é um processo bastante minucioso, desde a fundação até o acabamento, e são necessárias várias etapas até que ela esteja finalizada, o que pode levar alguns meses.
 
Muitas vezes, os coordenadores, mestres de obra e outros profissionais responsáveis pelo serviço podem se esquecer de alguns detalhes, o que é até natural, já que há muito em que se pensar, mas suas consequências podem ser prejudiciais ao resultado.
 
De acordo com uma pesquisa de mestrado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), feita entre março e novembro de 2013, a satisfação média de quem adquiriu um apartamento novo na capital paranaense foi de 3,2 em uma escala de 1 a 5, e uma explicação para essa nota é o esquecimento de certos itens.
 
Diante disso, nós separamos os detalhes que não podem deixar de ser realizados em uma obra. Assim, as chances de se esquecer de algo diminuem consideravelmente e, além disso, o resultado tende a ser ainda melhor!
 
O que não pode ser esquecido em uma obra?
 
Por via das dúvidas, leve esse artigo consigo sempre que estiver trabalhando com uma obra. Assim, as chances de se esquecer diminuem ainda mais!
 
1 - Áreas de lazer
 
As áreas de lazer são espaços muito utilizados pelos condôminos em seu tempo livre, ainda mais quando a área das unidades é limitada, algo bastante comum hoje em dia.
 
De acordo com resultados divulgados pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) sobre o primeiro semestre de 2018, 58% dos imóveis vendidos tinham área menor de 45 m², nessa que é uma tendência do mercado imobiliário.
 
Portanto, acrescentar áreas de lazer é determinante para a valorização das unidades, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos condôminos, o que pesa positivamente na hora de adquirir uma unidade.
 
2 - Vagas de estacionamento cobertas
 
Aqui aparece outro item que valoriza os empreendimentos: a disponibilidade de vagas cobertas de estacionamento. Afinal de contas, os efeitos das intempéries sobre a lataria dos veículos podem ser bastante prejudiciais.
 
É sabido que esse não é um item obrigatório, já que costumam ser ofertadas vagas de estacionamento aos condôminos, mas não necessariamente cobertas. Porém, quando essa decisão é adotada, a qualidade do empreendimento aumenta consideravelmente.
 
O ideal é projetar essa necessidade antes de delimitar as vagas, já que é necessário posicionar as estruturas que suportarão a cobertura, o que resultará em uma perda de espaço, mas os benefícios proporcionados por essa escolha são notáveis.
 
3 - Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os colaboradores
 
Esse é um detalhe que deve estar presente durante todas as etapas da construção, já que cada colaborador precisa utilizar seus EPIs adequadamente, de modo a estar protegido contra eventuais acidentes.
 
Com tantos materiais, serviços e necessidades, tal necessidade pode passar despercebida, o que é muito prejudicial para a segurança da obra. Além disso, a NR-6 é uma norma regulamentadora que trata da obrigatoriedade do uso desses equipamentos.
 
É importante ressaltar que é de responsabilidade da empresa o oferecimento gratuito de EPIs em boas condições aos seus colaboradores. Assim, além de cumprir as determinações legais, os níveis de segurança aumentam consideravelmente.
 
4 - Localização e posição das tomadas, interruptores e cabos
 
Uma das coisas mais trabalhosas quando se trata da reforma de uma casa ou apartamento é instalar novas tomadas e interruptores, bem como passar cabos de antena ou de energia.
 
Para isso, é preciso quebrar a parede e instalar conduítes, o que resulta em bastante sujeira e esforço, ou deixar os fios aparentes, o que pode ser prejudicial para a decoração e a organização do ambiente.
 
Portanto, na hora da construção, é essencial projetar os cômodos com o máximo possível de caixinhas e conduítes já com a fiação elétrica e os cabos para antenas, além de espaço suficiente para a passagem de novos fios quando isso for necessário.
 
A estética dos cômodos não fica prejudicada, já que basta instalar espelhos na parede para esconder as entradas. Assim, seja qual for a posição pretendida para a colocação dos móveis, a infraestrutura já estará pronta.
 
5 - Academia fechada ou ao ar livre
 
Outra área que os condomínios devem contar para proporcionar mais qualidade e bem-estar aos moradores é a academia, que ocupa pouco espaço e pode ser oferecida de duas maneiras: ao ar livre ou fechada.
 
Os equipamentos de academia ao ar livre são muito resistentes, inclusive contra a ação do vento, chuva e corrosão, o que garante que durem por muito tempo com apenas algumas ações simples de manutenção, além de poderem ser usados por pessoas de todas as idades.
 
As academias fechadas também são boas alternativas, onde é possível instalar esteiras e bicicletas ergométricas, adquirir halteres e pesos para musculação e demais equipamentos para trabalhar a musculatura e o condicionamento do corpo.
 
Essa é uma decisão que pode aumentar sutilmente o valor do condomínio, mas ao considerar que os condôminos não terão que pagar por uma academia particular, o custo-benefício é extremamente vantajoso.
 
6 - Materiais adicionais
 
Esse é um ponto que deve ser observado no momento da aquisição da matéria-prima que será utilizada na obra, já que um dos maiores problemas que podem acontecer para o custo e também o prazo de entrega é a falta de materiais.
 
Nunca se sabe quando acontecerão imprevistos com o andamento da obra e, por isso, o ideal é ter uma porcentagem de sobra para tudo o que será utilizado. Ainda que o orçamento possa aumentar um pouco, as consequências causadas por eventuais problemas serão bem mais brandas.
 
Isso se aplica a tudo, desde cimento, argamassa e revestimento até itens elétricos e hidráulicos. O que sobrar pode ser armazenado para futuras necessidades ou até mesmo utilizado em outras obras.
 
7 - Lado correto de abertura das portas
 
Por fim, um detalhe cujas consequências podem ser bem sérias, ainda mais com os apartamentos compactos que se encontram no mercado: a abertura das portas para o lado errado.
 
Esse é um ponto que deve ser planejado com máxima atenção durante a etapa do projeto, tanto para a praticidade dos moradores quanto para a funcionalidade do espaço. Afinal de contas, o espaço perdido com a abertura de uma porta faz bastante diferença.
 
Quando se perceber que nenhum dos lados de abertura é o ideal, uma boa sugestão é optar pelo uso de portas camarão, já que o espaço necessário é reduzido praticamente pela metade. Então, basta escolher o lado mais adequado e aproveitar a economia de espaço que ela proporciona.
 
Observe todos esses detalhes em sua obra!
 
Toda construção está sujeita a alguns esquecimentos, já que o processo conta com várias etapas até que tudo esteja pronto, e ter um checklist com itens que podem passar despercebidos ajuda muito a ter um bom andamento.
 
Por isso, conte com vagas cobertas, compre materiais de sobra, planeje a posição das portas e dos pontos de eletricidade, ofereça boas áreas de lazer e disponibilize uma academia terceira idade ou com equipamentos convencionais e tenha uma construção impecável!
 
Notícias

INFRAESTRUTURA
Não armazene só o vento, armazene todas as energias renováveis
ARQUITETURA
Casal constrói residência solar com pneus, garrafas e terra
ECONOMIA E MERCADO
Caixa suspende contratação de unidades do Minha Casa Minha Vida faixa 1,5
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Ferramenta digital que mapeia acidentes na construção civil é premiada em Brasília

EMPRESAS
Rede de material de construção realizasaldão com descontos de até 50%
CURSOS
Curso Edifícios de Múltiplos Andares em Aço - NBR 8800 - 2019
CURSOS
Curso Projeto e Montagem de Pontes Metálicas - 2019
CURSOS
Curso Projeto e Cálculo de Light Steel Framing - 2019

biblioteca pre-fabricada e montada em 7 dias na china
ARQUITETURA
Biblioteca pré-fabricada é montada em 7 dias na China
ARQUITETURA
Uma resiência com estrutura metálica e fechamento de painéis em vidro
ARQUITETURA
Um marco na arte de projetar
EMPRESAS
Poltrona Alice, lançamento 2019 TulipaBaby