Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Uma resiência com estrutura metálica e fechamento de painéis em vidro

Uma resiência com estrutura metálica e fechamento de painéis em vidro

Uma resiência com estrutura metálica e fechamento de painéis em vidro, que pode ser montada e desmontada em até três semanas e realojada em qualquer outro terreno. Essa foi a proposta dos arquitetos Abreu Junior e Beatriz Kubelka para a casa, montada na mostra de arquitetura Casa Nova 2008, e remontada no Morro das Pedras, no litoral de Florianópolis (SC).

O uso do aço como elemento estético e funcional foi a solução construtiva para garantir flexibilidade ao conjunto. “O conceito era de que a casa pudesse ser realocada em outro terreno,e por isso sua estrutura, cobertura e piso foram pensados para a situação”, diz Marcos Antonio Polli, sócio-diretor da PJ Engenharia, responsável pelo projeto estrutural.

A definição de que a casa seria montada posteriormente em áreas costeiras, onde estaria sujeita a agressões de uma atmosfera salina e ventos intensos, foi importante para a escolha dos materiais. Para a execução, perfis em aço de alta resistência à corrosão foram empregados.

No piso, a opção foi por painéis de 4 cm em fibrocimento e recheio em madeira autoclavada na área interna da casa. Externamente, deques de madeira modulares contornam a residência. Na cobertura, foram utilizadas telhas térmicas sem emendas no sentido transversal, com miolo de EPS 30 mm. As calhas e demais vedações foram embutidas em um perfil de acabamento aplicado no perímetro, que ajudaram a
manter o layout retilíneo sem interrupções.

Leveza estrutural

Os fechamentos em vidro precisavam de perfis resistentes a deformações. Considerando as áreas de piso e cobertura, a taxa de consumo de aço da estrutura foi de 27 Kgf/m2, índice semelhante ao de mezaninos comerciais. "Esta taxa de consumo de aço, mais tarde também verificada em outras obras, demonstra que a construção residencial em aço é tão competitiva quanto a convencional, mas quando idealizada para esta finalidade”, diz Polli.

Como vantagem adicional, o baixo peso da construção implicou em cargas reduzidas para as fundações. A proteção das estruturas também exigiu atenção. Apesar da utilização do aço patinável, caracterizado por sua alta resistência à corrosão, a presença de cloretos e demais compostos iônicos transportados pela névoa salina demandou tratamento diferenciado à construção. Na casa, os perfis foram tratados por
jato abrasivo até a completa remoção da carepa de laminação para, posteriormente, serem protegidos com primer epóxi até atingirem a espessura recomendada pelo fabricante.

Alterações estruturais

Na realocação das estruturas para o litoral, os pilares em aço foram apoiados sobre bases de concreto para elevar a casa e a ampliar o horizonte visual a partir das varandas. A estratégia possibilitou, ainda, a criação de espaço para a garagem. O deque externo, que contorna a residência, também foi ampliado para receber ofurô e área de lazer. A desmontagem na Mostra Casa Nova 2008 foi feita em apenas três dias. Já a montagem da residência no Morro das Pedras foi concluída em 15 dias. “As fases de projeto estrutural, aquisição de materiais, fabricação e tratamento consumiram mais tempo, cerca de 30 dias”, relembra Polli. (G.C.)

Sobre a obra

Projeto arquitetônico: Abreu Junior Arquitetura Eireli
Área construída: 112 m²
Aço empregado: perfis em aço de maior resistência à corrosão ASTM A588 (ABNT NBR 7007 AR 350COR)
Volume de aço: 6 toneladas
Projeto estrutural: PJ Engenharia
Fornecimento da estrutura de aço: PJ Engenharia
Execução da obra: PJ Engenharia
Local: Florianópolis, SC
Conclusão da obra: 2008

Notícias

CURSOS
Edifícios de Múltiplos Andares em Aço - NBR 8800 - Presencial
CURSOS
Fabricação, Transporte e Montagem de Estruturas de Aço - Presencial
CURSOS
Projeto e Cálculo de Light Steel Framing - Presencial
CONSTRUÇÃO CIVIL
Alunos da UFPR criam startup com soluções para construção civil

CONSTRUÇÃO CIVIL
Tipos de construção civil " o que são e por que você deve se importar
ECONOMIA E MERCADO
20 mil vagas de trabalho na construção civil em quatro meses
ARQUITETURA
Soluções sustentáveis na construção moderna
INFRAESTRUTURA
Energia renovável gerou 11 milhões de empregos no mundo em 2018

EMPRESAS
"Agro Pinheiro": campanha estimula a venda de produtosagrícolas na Ferragens Pinheiro
CONSTRUÇÃO CIVIL
Acidentes em obras lideram o ranking
CONSTRUÇÃO CIVIL
Controle e fiscalização auxiliam para correta destinação dos resíduos da construção
CONSTRUÇÃO CIVIL
Saiba como tornar sua casa sustentável sem gastar muito