Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Reforma de escola do século XIX é concluída no Centro de São Paulo

Restauração da Escola Estadual Caetano de Campos preserva arquitetura com inspiração alemã e edificação ganha acessibilidade e rede de combate a incêndio

Assim que o ano letivo de 2019 começar, os cerca de 2 mil alunos da Escola Estadual Caetano de Campos, localizada no bairro da Consolação, região central de São Paulo, estarão “de volta” ao século XIX, quando o colégio foi fundado.

Iniciada em outubro de 2017 e com previsão de conclusão para janeiro de 2019, a restauração da Escola Estadual teve como objetivo resgatar todo o aspecto arquitetônico e de cores da construção original, projetado pelo arquiteto alemão Augusto Fried. Para isso, foi realizada uma série de estudos e pesquisas das características do edifício, inspirado no período do Ecletismo.

A Construtora Tecnibras, responsável pela execução das obras, contou com prazo de 210 dias para construção de novos ambientes e 300 dias para adequação de ambientes e restauro. O orçamento é de aproximadamente R$4 milhões. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Marcos Iniesta, a equipe técnica da construtora retirou as camadas de tinta sobrepostas ao longo dos anos, para repintar o edifício com as cores originais.

“É um trabalho complexo, pois envolve a remoção de camadas de tinta e é preciso evitar danos à parte estrutural. Envolve, também, estudos sobre as composições da construção original, danificada com o tempo, para que a obra possa valorizar as características históricas do empreendimento. É preciso, ainda, checar todos os detalhes para que nada seja perdido”, detalha Iniesta.

Também foi realizado um trabalho especial para recuperar a fachada – construída para com base em referências das edificações de elite do final do século XX–, bem como restaurar os ornamentos que compõem a fachada.

Acessibilidade

Adequações aos tempos atuais também estão presentes neste novo momento da Escola Estadual Caetano de Campos. A Construtora Tecnibras realizou um trabalho que melhorou a acessibilidade tanto no prédio principal quanto no teatro em anexo. “Rampas e elevadores foram instalados, além de adaptações para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência”, conta Marcos Iniesta. No teatro também foram reformados o forro, as cadeiras, o palco e o camarim.

A obra também contempla a restauração dos pisos externos danificados, da quadra de esportes externa, da quadra interna, do piso da calçada externa e da estrutura do pátio externo coberto, além da reforma da rede de incêndio.

A Escola Estadual Caetano de Campos atende 273 alunos no Ensino Fundamental, 1.073 alunos no Ensino Médio e 401 alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Notícias

ECONOMIA E MERCADO
nstabilidade não desencoraja Indústria de Materiais de Construção
CONSTRUÇÃO CIVIL
Empresa desenvolve telhas cerâmicas integradas com placas solares
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Película para telhados substitui o ar condicionado com zero consumo de energia
INFRAESTRUTURA
1º sistema de armazenamento de energia solar inicia operação em Uberlândia

ECONOMIA E MERCADO
Pesquisa do Sinduscon-MG revela que o número de imóveis novos disponíveis para venda caiu em Belo Horizonte e Nova Lima
ECONOMIA E MERCADO
Dados do SindusCon-SP apontam alta de 2% no PIB da construção em 2019
CONSTRUÇÃO CIVIL
Ferragens Pinheiro aposta em produtos que são tendência no mercado
CONSTRUÇÃO CIVIL
Taiwan cria maior centro cultural em área coberta do mundo

maior ponte impressa em 3d do mundo e inaugurada na china
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Maior ponte impressa em 3D do mundo é inaugurada na China
CURSOS
Curso gestão de projetos na Construção Civil com base no PMBOK
EMPRESAS
Cooperativa de compras do Sinduscon-MG firma parceria com o sindicato da construção pesada
ARQUITETURA
AccorHotels lança hotel modular feito de contêineres reaproveitados