Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Reforma de escola do século XIX é concluída no Centro de São Paulo

Restauração da Escola Estadual Caetano de Campos preserva arquitetura com inspiração alemã e edificação ganha acessibilidade e rede de combate a incêndio

Assim que o ano letivo de 2019 começar, os cerca de 2 mil alunos da Escola Estadual Caetano de Campos, localizada no bairro da Consolação, região central de São Paulo, estarão “de volta” ao século XIX, quando o colégio foi fundado.

Iniciada em outubro de 2017 e com previsão de conclusão para janeiro de 2019, a restauração da Escola Estadual teve como objetivo resgatar todo o aspecto arquitetônico e de cores da construção original, projetado pelo arquiteto alemão Augusto Fried. Para isso, foi realizada uma série de estudos e pesquisas das características do edifício, inspirado no período do Ecletismo.

A Construtora Tecnibras, responsável pela execução das obras, contou com prazo de 210 dias para construção de novos ambientes e 300 dias para adequação de ambientes e restauro. O orçamento é de aproximadamente R$4 milhões. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Marcos Iniesta, a equipe técnica da construtora retirou as camadas de tinta sobrepostas ao longo dos anos, para repintar o edifício com as cores originais.

“É um trabalho complexo, pois envolve a remoção de camadas de tinta e é preciso evitar danos à parte estrutural. Envolve, também, estudos sobre as composições da construção original, danificada com o tempo, para que a obra possa valorizar as características históricas do empreendimento. É preciso, ainda, checar todos os detalhes para que nada seja perdido”, detalha Iniesta.

Também foi realizado um trabalho especial para recuperar a fachada – construída para com base em referências das edificações de elite do final do século XX–, bem como restaurar os ornamentos que compõem a fachada.

Acessibilidade

Adequações aos tempos atuais também estão presentes neste novo momento da Escola Estadual Caetano de Campos. A Construtora Tecnibras realizou um trabalho que melhorou a acessibilidade tanto no prédio principal quanto no teatro em anexo. “Rampas e elevadores foram instalados, além de adaptações para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência”, conta Marcos Iniesta. No teatro também foram reformados o forro, as cadeiras, o palco e o camarim.

A obra também contempla a restauração dos pisos externos danificados, da quadra de esportes externa, da quadra interna, do piso da calçada externa e da estrutura do pátio externo coberto, além da reforma da rede de incêndio.

A Escola Estadual Caetano de Campos atende 273 alunos no Ensino Fundamental, 1.073 alunos no Ensino Médio e 401 alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Notícias

ARQUITETURA
Sustentabilidade ganha espaço em projetos arquitetônicos
CONSTRUÇÃO CIVIL
Cervejaria Ambev constrói maior obra modular industrializada da América Latina em parceria com empresa catarinense
ECONOMIA E MERCADO
Inflação da construção civil sobe para 0,44% em junho
CONSTRUÇÃO CIVIL
Telhado do Teatrão vai ser demolido após laudo apontar risco de desabamento

CURSOS
Edifícios de Múltiplos Andares em Aço - NBR 8800 - Presencial
CURSOS
Fabricação, Transporte e Montagem de Estruturas de Aço - Presencial
CURSOS
Projeto e Cálculo de Light Steel Framing - Presencial
CONSTRUÇÃO CIVIL
Alunos da UFPR criam startup com soluções para construção civil

CONSTRUÇÃO CIVIL
Tipos de construção civil " o que são e por que você deve se importar
ECONOMIA E MERCADO
20 mil vagas de trabalho na construção civil em quatro meses
INFRAESTRUTURA
Energia renovável gerou 11 milhões de empregos no mundo em 2018
EMPRESAS
"Agro Pinheiro": campanha estimula a venda de produtosagrícolas na Ferragens Pinheiro