Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

USP terá edifício do futuro para projetos inovadores na área da construção civil

Mais um passo foi dado para a concretização do projeto da nova sede do Centro de Inovação em Construção Civil (CICS), o CICS Living Lab, liderado pelo Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica (Poli).
 
No dia 15 de janeiro, foi assinado um convênio com a empresa de aço ArcelorMittal, que prevê a doação de recursos para a construção do edifício e para a criação da Cátedra ArcelorMittal “Construindo o Amanhã”, com investimento total de cerca de R$ 3 milhões para os próximos cinco anos.
 
A cerimônia contou com a presença dos pró-reitores Edmund Chada Baracat (Graduação), Carlos Gilberto Carlotti Jr. (Pós-Graduação) e Sylvio Roberto Accioly Canuto (Pesquisa); do superintendente do Espaço Físico, Francisco Ferreira Cardoso; do prefeito do Campus da Capital, Hermes Fajersztajn; do diretor de Vendas Corporativas da ArcelorMittal, Homero Storino; da diretora de Pessoas, Comunicação, Investimento Social e Inovação da ArcelorMittal, Paula Maria Harraca; do diretor do Escritório Aflalo e Gasperini e autor do projeto do edifício, Roberto Aflalo; além de dirigentes e pesquisadores da Universidade.
 
O CICS Living Lab é um laboratório que abrigará o Centro de Inovação em Construção Civil, ecossistema com o objetivo de acelerar a inovação e a sustentabilidade da construção, reunindo academia, empresas, entidades governamentais e da sociedade civil em uma iniciativa inovadora.
 
Na área científica, o centro reúne pesquisadores da Poli, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Instituto de Energia e Ambiente (IEE), Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) e Laboratório de Eficiência Energética em Edifícios da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
 
“Atualmente, todas as universidades de pesquisa do mundo estão cada vez mais preocupadas em ampliar a sua inserção social. Uma universidade de pesquisa não é apenas uma formadora de mão de obra especializada, ela é um instrumento de desenvolvimento da sociedade. Um dos nossos desafios agora é trazer as empresas para dentro da Universidade e levar a USP para dentro das empresas”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.
 
Conceitos do futuro
 
O CICS Living Lab será o único laboratório no País projetado, construído e operado para demonstrar e testar, em condições reais de uso, as soluções inovadoras necessárias para superar os desafios ambientais. O edifício deverá incorporar uma série de soluções para uso sustentável da água, geração descentralizada de energias renováveis, internet das coisas (IoT), novos materiais, componentes e soluções construtivas industrializadas e ecoeficientes.
 
Os resultados serão medidos e avaliados tanto em termos de bem-estar dos usuários quanto por meio de modernos conceitos de ecologia da indústria e economia circular.  Para tanto, usuários e os sistemas serão monitorados por IoT de forma constante, gerando um fluxo contínuo de dados para fomentar pesquisa.
 
“O CICS é uma plataforma aberta, que reúne a liderança empresarial, da sociedade civil e acadêmica em um espaço que privilegia a busca de oportunidades de formação de alianças para acelerar a inovação para sustentabilidade da construção”, destaca o coordenador do CICS, Vanderley John. “Sem a multiplicação desse tipo de aliança, a construção não será capaz de enfrentar os desafios ambientais e decorrentes do envelhecimento da população, nem tampouco explorar as oportunidades da indústria 4.0”, complementa.
 
O CICS Living Lab está localizado na Cidade Universitária, próximo ao Edifício da Engenharia Civil. A área total de 1.200 metros quadrados inclui um novo bloco anexo ao prédio já existente. A parte já construída será remodelada, incorporando soluções mais avançadas. Partes do edifício serão desmontadas e os materiais, reciclados.
  
Nova cátedra
 
O acordo assinado com a ArcelorMittal também prevê o lançamento da Cátedra ArcelorMittal “Construindo o amanhã”. A cátedra deverá colaborar para a formação de recursos humanos, incentivar a pesquisa e identificar oportunidades de inovação para atuação conjunta da USP e ArcelorMittal, sempre buscando a sustentabilidade social, ambiental e econômica na cadeia da construção em geral e do aço em particular.
 
“Nosso propósito nesta parceria estratégica com a USP é Construir o Amanhã junto aos principais players do ecossistema da construção civil. Em um ambiente colaborativo, vamos cocriar soluções inovadoras que gerem maior competitividade para os nossos clientes e valor para a sociedade”, destacou o CEO da ArcelorMittal Aços Longos LatAm, Jefferson de Paula.
 
Segundo a diretora da Poli, Liedi Legi Bernucci, “é uma tradição da escola trabalhar em sinergia com a indústria. O formato da cátedra, consagrado na USP, permite o estabelecimento de um relacionamento trazendo novas propostas para ensino, pesquisa e inovação, beneficiando a comunidade acadêmica, a empresa e a sociedade”.
 
“As cátedras, além de propiciarem estudos e discussões de temas complexos e multidisciplinares, permitem a apresentação de uma visão externa para a solução desses problemas, com maior integração com a cadeia produtiva do setor. No caso particular, a participação das stakeholders da construção civil vai garantir o sucesso desta cátedra”, ressalta o reitor.
Notícias

ECONOMIA E MERCADO
nstabilidade não desencoraja Indústria de Materiais de Construção
CONSTRUÇÃO CIVIL
Empresa desenvolve telhas cerâmicas integradas com placas solares
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Película para telhados substitui o ar condicionado com zero consumo de energia
INFRAESTRUTURA
1º sistema de armazenamento de energia solar inicia operação em Uberlândia

ECONOMIA E MERCADO
Pesquisa do Sinduscon-MG revela que o número de imóveis novos disponíveis para venda caiu em Belo Horizonte e Nova Lima
ECONOMIA E MERCADO
Dados do SindusCon-SP apontam alta de 2% no PIB da construção em 2019
CONSTRUÇÃO CIVIL
Ferragens Pinheiro aposta em produtos que são tendência no mercado
CONSTRUÇÃO CIVIL
Taiwan cria maior centro cultural em área coberta do mundo

maior ponte impressa em 3d do mundo e inaugurada na china
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Maior ponte impressa em 3D do mundo é inaugurada na China
CURSOS
Curso gestão de projetos na Construção Civil com base no PMBOK
EMPRESAS
Cooperativa de compras do Sinduscon-MG firma parceria com o sindicato da construção pesada
ARQUITETURA
AccorHotels lança hotel modular feito de contêineres reaproveitados