Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Com telhado verde gigantesco, museu ganha selo LEED Gold

Para conseguir a certificação, o escritório de arquitetura propôs uma série de medidas ecológicas.

Com telhado verde gigantesco, museu ganha selo LEED Gold

Construído nos anos 60, o museu histórico Gateway Arch, de Saint Louis, no Missouri (EUA), assim como seu centro de visitantes, foi reaberto ao público em julho de 2018 após ser reformado. As obras, além de tornarem o local mais acessível para pedestres e ciclistas, tiveram a construção sustentável como meta. Agora, a gestão comemora o reconhecimento de todo o trabalho ao receber a certificação do selo LEED Gold.

O sistema de classificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), desenvolvido pelo GBC, é o sistema de classificação de construção ecológica mais reconhecido e aceito do país. Para consegui-lo, o escritório de arquitetura Cooper Robertson propôs uma série de medidas que foram implementadas.

Agora, 99% do telhado de 12 mil metros quadrados é vegetado. Isso reduz drasticamente o “efeito ilha de calor” e maximiza a quantidade de espaço aberto no parque. Isso significa que melhorou a vista do Gateway Arch e há mais espaço para os visitantes percorrerem e explorarem o terreno a pé. É interessante também que, devido a cobertura, o museu está escondido quase inteiramente no subsolo.

Na construção, os materiais utilizados em todo o projeto ou foram reciclados ou foram extraídos regionalmente. Já os produtos de madeira atendem aos requisitos de manejo florestal responsável. Além disso, mais de 80% dos resíduos de construção e detritos de demolição gerados pelo projeto tiveram uma gestão ecologicamente correta.

A instalação de sistemas de baixo fluxo de água permitiu que a redução no uso total de água potável fosse maior que 31%. Também houve economia de custos de energia em 24% na execução do projeto. Com as construções prontas, um sistema de coleta e reciclagem de água da chuva ajudam a manter a economia de água no cotidiano.

Ainda foram priorizados materiais de baixa emissão para beneficiar a qualidade do ar interno. E, por fim,  a intervenção geral na paisagem e na construção restabeleceu a conexão entre o parque e museu no centro de St. Louis e suas linhas de metrô, incentivando os visitantes a utilizarem o transporte público ao invés de automóveis.

“O serviço do Parque Nacional tem metas ambiciosas de sustentabilidade que a equipe de design adotou com entusiasmo. Além de um extenso telhado verde, o prédio apresenta componentes mais sustentáveis ​​e resilientes, como iluminação LED, sistemas HVAC de alta eficiência e conexões próximas às redes locais de transporte público. Esses recursos trazem um alto nível de eficiência que corresponde à ambição do National Park Service. A certificação LEED Gold reconhece esse compromisso e inovação em design”, disse Scott Newman, sócio da Cooper Robertson.

“Estamos orgulhosos do planejamento cuidadoso e implementação das iniciativas sustentáveis”, disse Mike Ward, superintendente do Museu. “Reduzir nosso impacto ambiental é uma das principais prioridades em todo o National Park Service. As medidas de sustentabilidade que instituímos aqui atendem a essa meta e também criam uma experiência de visita agradável em todo o nosso belo parque”.

CicloVivo

Notícias

ECONOMIA E MERCADO
nstabilidade não desencoraja Indústria de Materiais de Construção
CONSTRUÇÃO CIVIL
Empresa desenvolve telhas cerâmicas integradas com placas solares
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Película para telhados substitui o ar condicionado com zero consumo de energia
INFRAESTRUTURA
1º sistema de armazenamento de energia solar inicia operação em Uberlândia

ECONOMIA E MERCADO
Pesquisa do Sinduscon-MG revela que o número de imóveis novos disponíveis para venda caiu em Belo Horizonte e Nova Lima
ECONOMIA E MERCADO
Dados do SindusCon-SP apontam alta de 2% no PIB da construção em 2019
CONSTRUÇÃO CIVIL
Ferragens Pinheiro aposta em produtos que são tendência no mercado
CONSTRUÇÃO CIVIL
Taiwan cria maior centro cultural em área coberta do mundo

maior ponte impressa em 3d do mundo e inaugurada na china
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Maior ponte impressa em 3D do mundo é inaugurada na China
CURSOS
Curso gestão de projetos na Construção Civil com base no PMBOK
EMPRESAS
Cooperativa de compras do Sinduscon-MG firma parceria com o sindicato da construção pesada
ARQUITETURA
AccorHotels lança hotel modular feito de contêineres reaproveitados