Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Prédios aderem às varandas pré-fabricadas de concreto

Além da qualidade e do aumento da produtividade, elementos se tornam cada vez mais competitivos economicamente

Prédios aderem às varandas pré-fabricadas de concreto
As varandas ou sacadas pré-fabricadas de concreto surgiram como uma solução para retrofit de edifícios antigos. No Brasil, os artefatos já foram usados em reformas de prédios construídos entre os anos 1940 e 1960, tanto na cidade do Rio de Janeiro-RJ quanto na de São Paulo-SP. Agora, esses elementos pré-fabricados começam a ser incluídos em projetos de edificações novas. Motivo: viabilidade econômica, produtividade e qualidade.
 
Quanto maior a escala, mais a viabilidade econômica e a produtividade melhoram. Projetos de edifícios que têm acima de 50 unidades são os que mais se beneficiam deste tipo de solução industrializada à base de concreto.  O motivo é que a repetição das peças acaba equiparando o preço ao do sistema de construção in loco, e que utiliza métodos convencionais. Outro componente importante para a viabilidade econômica está na logística para transportar os elementos.
 
A Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto) alerta que somente para projetos especiais o limite de 200 quilômetros entre o fabricante das peças e a obra pode ser extrapolado. Outro ponto relevante está ligado à qualificação da mão de obra que vai instalar as varandas pré-fabricadas de concreto. A execução exige cuidados com o escoramento e o nivelamento dos elementos junto às lajes em balanço.
 
Economicamente, instalar varanda pré-fabricada em projeto de retrofit tem custo elevado
 
Os projetos hidráulicos e elétricos da edificação também precisam ser adaptados na área em que a varanda pré-fabricada será instalada. Para edificações novas, os elementos só poderão ser acoplados quando o concreto estrutural atingir a resistência definida em projeto. O mesmo vale para as escadas pré-fabricadas, seja em edifícios habitacionais, corporativos ou edifícios-garagem.
 
Para edifícios que passam por processo de retrofit, a instalação de varandas e sacadas pré-fabricadas de concreto só é possível se houver um rigoroso estudo do projeto estrutural, a fim de que se certifique se o prédio consegue suportar a carga adicional. Há ainda questões burocráticas que envolvem o condomínio e a prefeitura do município onde a obra será executada. Entre elas, se a edificação pode agregar área construída em relação ao potencial do terreno.
 
Economicamente, instalar varanda pré-fabricada em projeto de retrofit tem custo elevado, se comparado ao uso da mesma tecnologia em uma edificação ainda em construção. Mesmo assim, a solução tem sido opção para grupos hoteleiros que adquirem prédios antigos, exceto aqueles tombados como patrimônio histórico e que não permitem alterações arquitetônicas em suas fachadas.
 
Entrevistado
 
Reportagem com base em artigos técnicos divulgados pela AECweb e Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), além de publicações na revista Industrializar em Concreto, também da Abcic
 
Fonte: Engenharia Compartilhada
Notícias

CONSTRUÇÃO CIVIL
Otimismo da Indústria de materiais cresce em fevereiro
ECONOMIA E MERCADO
Construção peruana deve crescer exponencialmente
ARQUITETURA
Elétrica e solar, residência gera mais energia do que consome
EMPRESAS
Emccamp lança condomínio fechado em Ribeirão das Neves

ECONOMIA E MERCADO
Apesar de ainda se observar queda nas atividades, construtores mineiros permanecem otimistas
ARQUITETURA
Em dois níveis, fluxos independentes
INFRAESTRUTURA
AES Tietê inaugura primeiro sistema de armazenamento de energia do País
ECONOMIA E MERCADO
Construção quer elevar lançamentos em 30%

EMPRESAS
Lafaete pretende ampliar faturamento em 34% neste ano com serviços em steel frame
ARQUITETURA
Prédio em Goiás terá fachada de vidro capaz de gerar energia solar
ARQUITETURA
Reforma dota duplex de sala ao ar livre
ARQUITETURA
Nova ponte do Guaíba ganha prêmio nacional de sustentabilidade