Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Nos arredores da Zona Portuária, proposta para um Centro Comercial

Nos arredores da Zona Portuária, proposta para um Centro Comercial

Com contêineres e volumes suspensos, projeto ambiciona transformar uma quadra em centro comercial de apelo contemporâneo

Localizado em São João, Porto Alegre, RS, o projeto encomendado pelo pela Efenge Engenharia para ser a primeira incorporação da empresa visa a requalificação do quarteirão inteiro e a criação de um novo ponto de interesse para a cidade, atraindo um público maior e diversificando os usos da região. A fim de atender a solicitação, a equipe do escritório Arquitetura Nacional buscou entender em profundidade a história do bairro e de seus vizinhos - São Geraldo e Navegantes - e, com base nessas informações, desenvolveu o estudo preliminar para o centro comercial.

De origem predominantemente residencial, a região se desenvolveu e transformou com o advento de atividades de apoio à zona portuária da cidade, recebendo indústrias, pavilhões e comércio. Mais recentemente, no entanto, um novo cenário e outras atividades vêm despontando no local, suscitando um interesse crescente por oportunidades até inéditas e pelo retorno às origens do bairro - com habitações e, principalmente, atrações para os moradores. Valendo-se do fato de que a vocação do bairro lentamente está mudando, o projeto nasceu com o mote de ajudar a impulsionar essa tendência - na arquitetura e no uso da região.

Desta forma, levou-se em consideração a possibilidade de consolidação de novas atividades com a definição de um amplo e direcionado zoneamento funcional: gastronomia, instituciuonal, serviços, comércio e cultura. O programa de necessidades seria atendido por meio da inserção no conjunto comercial de um restaurante princial, seguido de foodtrucks, cafés e um mercado de produtos orgânicos - quanto à gastronomia. A porção institucional estaria coberta com a inserção de um grande endereço de coworking. Lojas cooperativas, brechós, antiquários, floricultura, barbearia, salão de beleza, estúdio de tatuagem e livraria comporiam o setor de comércio e serviços. Por último, uma galeria e uma escola de artes completariam a proposta.

Esta composição surgiu a partir de uma sugestão da equipe de arquitetos alinhada à solicitação do cliente, que desejava algo com características "joviais" para gerar movimento e novos usos para a região. O programa surgiu de um brainstorm com a equipe, compilando as sugestões.

A área da intervenção abrange a união de quatro terrenos, mantidas as casas pré-existentes (decisão embasada na intenção de reduzir custos com a obra, reaproveitar materiais - e porque tais edificações, apesar de não serem tombadas, guardam a história, a escala e as cores do bairro). O projeto pretende tomar partido dessas construções, integrar os terrenos estabelecendo dois eixos principais e criar espaços abertos, além de conectar duas ruas pelo miolo da quadra. Assim, se estabeleceria um novo fuxo de pedestres, estimulando o uso e a passagem dos usuários.

Outro aspecto importante: conforme solicitado pelo cliente, o projeto, apesar da considerável área de intervenção, deveria apresentar um caráter efêmero e reutilizar ao máximo os componentes encontrados local. A resposta veio com a sugestão de empregar contêineres - comuns no transporte marítimo - usados, do tipo High Cube, com pé-direito alto e 20 ou 40 pés de comprimento. Aliados a estruturas leves e independentes, dispostas em meio às construções existentes, eles adicionariam delicados volumes suspensos que, além de abrigar parte do programa, criariam ainda grandes espaços cobertos e abertos que funcionam ora como praça, ora como espaço multiúso.

Ficha Técnica

Efenge Quarteirão Norte
Local: Porto Alegre, RS
Ano do projeto: 2018
Data estimada para a conclusão da obra: 2019
Área: 2181 m²

Projeto de Arquitetura: Arquitetura Nacional - Eduardo Maurmann, Elen Balvedi Maurmann, Paula Otto, Lucas Valli e equipe Arquitetura Nacional

Notícias

ECONOMIA E MERCADO
Gafisa convoca acionistas para arrumar a casa e retomar posição de destaque no setor
ECONOMIA E MERCADO
Confiança dos empresários da construção recua em março
CONSTRUÇÃO CIVIL
Fachadas em chapas delgadas estruturadas em Light Steel Framing
CONSTRUÇÃO CIVIL
A conformidade técnica no mercado de telhas em aço

EVENTOS
Makino leva à EXPOMAFE 2019 as máquinas campeãs do seu portfólio e apresenta no Brasil a ATHENA, tecnologia pioneira e exclusiva de monitoramento e gestão de produção ativada por voz
ARQUITETURA
Dicas de plantas incríveis para montar um jardim vertical em casa
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Brasileiros investem em casas inteligentes
CONSTRUÇÃO CIVIL
Aço está presente na estrutura de pontes e pórticos rolantes

ECONOMIA E MERCADO
Setor da construção, governo e judiciário reforçam importância de retomar obras paradas
ECONOMIA E MERCADO
Investimento em casas para locação em Orlando é boa opção para brasileiros
ARQUITETURA
Primeira ponte em aço do Brasil: atravessando séculos
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNC Monitor, a primeira plataforma 100% gratuita que conecta todas as máquinas de usinagem