Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Termômetro da Abramat indica setor reticente, mas otimista no longo prazo

Pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), divulgada nesta quinta-feira (04/04), indica manutenção do otimismo do setor no longo prazo, ainda que a avaliação do início do ano tenha ficado abaixo da expectativa.

Termômetro da Abramat indica setor reticente, mas otimista no longo prazo

“O setor acredita na boa vontade do governo, tanto é que não há associados pessimistas com suas ações, no entanto é inegável que o não andamento de algumas reformas e medidas econômicas, previamente anunciadas, prejudicaram o setor”, destaca o presidente da Abramat, Rodrigo Navarro.

O Termômetro da Abramat apontou que, para 48% das associadas, o resultado em fevereiro foi “bom” ou “muito bom”, enquanto que a expectativa positiva para o resultado total de março decresceu para 24%. As expectativas de venda para o mês de abril, contudo são melhores, com 45% das empresas projetando um desempenho “bom” ou “muito bom”.

O nível de utilização da capacidade instalada das empresas associadas está em consonância com a redução do otimismo no curto prazo, chegando a 72% (4% abaixo do observado em fevereiro). Em relação às expectativas sobre as ações governamentais, altas desde a vitória do atual governo nas eleições em 2018, pela primeira vez desde então teve uma mudança mais sensível.

O termômetro indica que, mesmo sem avaliações “pessimistas”, pela primeira vez desde outubro de 2018 é maioria o número de empresas “indiferentes” às ações governamentais, 55%, contra 45% que seguem “otimistas”.

“O faturamento da indústria de materiais de construção foi abaixo do esperado, como tem demonstrado nossas pesquisas. A indústria de materiais está, nesse caso, em consonância com um movimento que é comum a praticamente todos os segmentos da iniciativa privada, e não por acaso. Reiteramos que vemos no governo bastante atenção e determinação para conduzir pautas de relevância econômica, mas agora já indo para o seu terceiro mês, cresce a expectativa pela confirmação de medidas concretas que estimulem a retomada do crescimento do país” afirma Rodrigo Navarro.

Notícias

ECONOMIA E MERCADO
Gafisa convoca acionistas para arrumar a casa e retomar posição de destaque no setor
ECONOMIA E MERCADO
Confiança dos empresários da construção recua em março
CONSTRUÇÃO CIVIL
Fachadas em chapas delgadas estruturadas em Light Steel Framing
CONSTRUÇÃO CIVIL
A conformidade técnica no mercado de telhas em aço

EVENTOS
Makino leva à EXPOMAFE 2019 as máquinas campeãs do seu portfólio e apresenta no Brasil a ATHENA, tecnologia pioneira e exclusiva de monitoramento e gestão de produção ativada por voz
ARQUITETURA
Dicas de plantas incríveis para montar um jardim vertical em casa
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Brasileiros investem em casas inteligentes
CONSTRUÇÃO CIVIL
Aço está presente na estrutura de pontes e pórticos rolantes

ECONOMIA E MERCADO
Setor da construção, governo e judiciário reforçam importância de retomar obras paradas
ECONOMIA E MERCADO
Investimento em casas para locação em Orlando é boa opção para brasileiros
ARQUITETURA
Primeira ponte em aço do Brasil: atravessando séculos
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNC Monitor, a primeira plataforma 100% gratuita que conecta todas as máquinas de usinagem