Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Fachadas em chapas delgadas estruturadas em Light Steel Framing

A execução da fachada de um edifício, seja ele comercial, residencial ou industrial, é uma fase crítica da obra, por ser um subsistema que associa as funções de fechamento, acabamento e por incorporar sistemas prediais, além de apresentar alto custo em relação aos outros subsistemas do edifício.

Entre as opções para a vedação vertical externa apresenta-se a tecnologia construtiva de fachadas em chapas delgadas com estrutura em Light Steel Framing. Tecnologia considerada sem função estrutural, ela é formada por acoplamento a seco de componentes de densidade superficial leve (como as chapas cimentícias, de gesso acartonado, as membranas de estanqueidade e os isolantes minerais) estruturados em perfis leves de aço galvanizado formados a frio, chamados de Light Steel Framing - LSF.

As fachadas em chapas delgadas em LSF são compostas ainda por elementos de vedo, revestimentos e esquadrias. Suas funções são atuar como elemento de separação entre os ambientes externo e interno e manter os ambientes internos em condições de habitabilidade (conforto termo acústico e lumínico, estanqueidade e segurança dos usuários em relação ao comportamento estrutural, frente à ação do fogo e às condições de uso e operação). A vedação vertical possui ainda funções que respondem a diferentes requisitos de desempenho e adota-se a separação dos componentes por camadas funcionais, como: camada de estruturação (perfis), camada externa (chapas e acabamentos), camada impermeável (membrana de estanqueidade), camada de isolamento (isolantes térmicos e acústicos) e a camada interna (Drywall).

EXEMPLOS NO BRASIL

O País possui um número significativo de empreendimentos que adotaram a tecnologia, entre eles hotéis e edifícios habitacionais. A maior parte conta com a adoção de lajes planas, maciças ou protendidas e lajes steel deck. Esses sistemas estruturais facilitam a utilização do sistema de fachada leve em razão da ausência de vigas de borda, permitindo maior produtividade.

Ocorre também a utilização de algumas inovações arquitetônicas, como a utilização de esquadrias piso teto, piso box e shafts de sistemas prediais.

Em relação aos equipamentos são utilizados em plataformas cremalheiras, andaimes fachadeiros e balancins elétricos.

BENEFÍCIOS

A tecnologia construtiva de fachadas leves em LSF pode colaborar na redução do impacto ambiental que a construção civil exerce sobre o meio ambiente, seja pela menor geração de resíduos em obra, como pela redução do volume de insumos transportados ao canteiro de obras. Destaca-se ainda a redução dos incômodos à vizinhança proveniente de ruídos, a redução da emissão de material particulado e a redução da quantidade de materiais empregados na obra.

Essa tecnologia possui produtividade superior à tecnologia tradicional, uma vez que ela pode contribuir para a maior produtividade da mão de obra nos canteiros, reduzindo o prazo de conclusão da obra, com qualidade e desempenho. Pode ainda ser intensificada no caso da pré-fabricação dos elementos, produzidos em condições mais favoráveis à industrialização - ambiente controlado - que permitiriam uma montagem mais rápida e com alta qualidade técnica.

O setor da construção civil busca soluções que possam oferecer maior potencial de ganhos, como os de produtividade, e as tecnologias construtivas com montagem e acoplamento a seco de componentes são ideais nesse sentido, e podem trazer benefícios quando comparadas às tecnologias tradicionais a úmido.

SAIBA MAIS

CARDOSO, Silvia Scalzo - Tecnologia construtiva de fachada em chapas delgadas estruturadas em light steel framing. São Paulo, 2016. Dissertação de mestrado apresentada no Programa Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil - ConstruInova - POLIUSP. 258 p.

Artigo da Arquiteta Sílvia Scalzo Cardoso - Membro da Comissão Executiva do CBCA

Notícias

ARQUITETURA
Sustentabilidade ganha espaço em projetos arquitetônicos
CONSTRUÇÃO CIVIL
Cervejaria Ambev constrói maior obra modular industrializada da América Latina em parceria com empresa catarinense
ECONOMIA E MERCADO
Inflação da construção civil sobe para 0,44% em junho
CONSTRUÇÃO CIVIL
Telhado do Teatrão vai ser demolido após laudo apontar risco de desabamento

CURSOS
Edifícios de Múltiplos Andares em Aço - NBR 8800 - Presencial
CURSOS
Fabricação, Transporte e Montagem de Estruturas de Aço - Presencial
CURSOS
Projeto e Cálculo de Light Steel Framing - Presencial
CONSTRUÇÃO CIVIL
Alunos da UFPR criam startup com soluções para construção civil

CONSTRUÇÃO CIVIL
Tipos de construção civil " o que são e por que você deve se importar
ECONOMIA E MERCADO
20 mil vagas de trabalho na construção civil em quatro meses
INFRAESTRUTURA
Energia renovável gerou 11 milhões de empregos no mundo em 2018
EMPRESAS
"Agro Pinheiro": campanha estimula a venda de produtosagrícolas na Ferragens Pinheiro