Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Vila de casas impressas em 3D será inaugurada em 2019

A promessa é que a comunidade seja impressa em apenas 24 horas.

Vila de casas impressas em 3D será inaugurada em 2019

Há cerca de um ano, a startup de robótica para construção residencial chamada Icon anunciava ao mundo sua primeira casa impressa em 3D. Já na época a companhia norte-americana informou que iria construir casas emergenciais em países emergentes. Neste mês, um vídeo com o layout das residências mostrou que a execução do projeto social pode estar mais perto do que se imaginava.

Em parceria com a organização sem fins lucrativos “New Story”, o plano é criar toda uma vila de casas impressas na América Latina -, nenhuma das empresas envolvidas informou onde exatamente será inaugurada a comunidade. O projeto foi desenhado pelo escritório Fuseproject, do premiado designer suíço Yves Béhar.

“Nosso objetivo é ajudar a construir casas para famílias que vivem sem abrigo. À medida que avançamos, isso significa que mais famílias em todo o mundo terão um abrigo seguro”, afirma a New Story em seu site.

A primeira casa, que falamos aqui, foi impressa em menos de 24 horas. A impressora usa materiais locais, produz zero desperdício e pode configurar diversos modelos, de acordo com o tamanho da família. Para a comunidade, será utilizada outra impressora doméstica que promete reduzir ainda mais o tempo de construção. Segundo o Fuseproject, toda a comunidade será impressa em 24 horas. Seja como for, certamente, será um tempo recorde, afinal o projeto é prometido para o verão deste ano, que nos Estados Unidos têm início em junho. “Soa louco, certo? Nós concordamos. É loucura. Louco até que não seja”, empolga-se a organização social. O vídeo abaixo dá um gostinho de como será a vila de casas impressas.

Novas soluções para velhos problemas

O projeto é importante por diversas razões, uma delas é porque, como o CicloVivo já falou aqui, uma comunidade nos moldes da tecnologia 3D também já está em construção na Holanda. Esta seria uma forma de trazer a ideia para as bandas de cá, quem sabe abrir os olhos de governos locais sobre a solução e, claro, projetar residências para pessoas que estão em condição de vulnerabilidade social. 

“O desafio que enfrentamos é monumental. Há mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo vivendo sem abrigo seguro. Para reduzir esse número, nossa capacidade de aumentar a escala precisa mudar. A impressão 3D é mais rápida, mais barata e tem potencial para casas de maior qualidade do que o padrão atual da indústria”, afirma a New Story.

Jornalista, social media e aparelhada para gostar de passarinhos. Tem interesse por mais assuntos do que é capaz de acompanhar. Aqui escreve sobre infinitas possibilidades de tornar o mundo um pouquinho melhor.
 
Ciclovivo
Notícias

ARQUITETURA
Sustentabilidade ganha espaço em projetos arquitetônicos
CONSTRUÇÃO CIVIL
Cervejaria Ambev constrói maior obra modular industrializada da América Latina em parceria com empresa catarinense
ECONOMIA E MERCADO
Inflação da construção civil sobe para 0,44% em junho
CONSTRUÇÃO CIVIL
Telhado do Teatrão vai ser demolido após laudo apontar risco de desabamento

CURSOS
Edifícios de Múltiplos Andares em Aço - NBR 8800 - Presencial
CURSOS
Fabricação, Transporte e Montagem de Estruturas de Aço - Presencial
CURSOS
Projeto e Cálculo de Light Steel Framing - Presencial
CONSTRUÇÃO CIVIL
Alunos da UFPR criam startup com soluções para construção civil

CONSTRUÇÃO CIVIL
Tipos de construção civil " o que são e por que você deve se importar
CURSOS
Estruturas Mistas de Aço e Concreto: Vigas, Lajes e Pilares
EMPRESAS
Fazenda lança projeto piloto para promover autorregularização de contribuintes na entrega da Escrituração Fiscal Digital
EMPRESAS
UL conquista certificado de sustentabilidade LEED® Platinum