Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Saiba como tornar sua casa sustentável sem gastar muito

Saiba como tornar sua casa sustentável sem gastar muito

Uma vida mais simples e, consequentemente, mais econômica só depende de cada um. É o que defende o economista Gustavo Cerbasi, autor do livro “A riqueza da vida simples” (Editora Sextante). Para ele, é possível ter uma casa sustentável sem precisar fazer grandes investimentos.

— É possível adotar práticas sustentáveis, como separar o lixo, compostar, economizar água e energia, e manter um jardim — cita ele.

Mas, lembra ele, o investimento em estruturas sustentáveis é chamado de “investimento” justamente porque permite desfrutar de recursos como água e energia de forma sustentável.

— A construção de sistemas de captação e tratamento de água e de destinação do esgoto para conversão em gás tem custo baixo e, quando dimensionada desde o projeto inicial de construção de uma casa ou edifício, pode ser considerada como parte da obra total sem um aumento significativo do valor — afirma o autor do livro.

E as crianças? É preciso inclui-las no processo, já que a educação para a sustentabilidade existe na escola, mas é pouco praticada em família.

— Envolvê-las com exemplos daquilo que veem na escola é fascinante, e são necessários poucos argumentos para convencê-los das vantagens de colaborar: fim das moscas, do cheiro de lixo, da contaminação do quintal e da calçada — lembra ele, que dá as dicas abaixo.

Minimalismo

Planeje a decoração da sua casa de modo a otimizar os móveis e utensílios. Minimalismo não é deixar de comprar, e sim adquirir aquilo que é necessário e útil.

Transferência

O que será pouco usado pode ser alugado ou emprestado, e o que você usa muito pode ser oferecido a conhecidos que usam pouco.

Luz natural

Na hora de comprar ou alugar um imóvel, priorize aqueles com boa iluminação natural e com boa insolação, que vão te ajudar a aproveitar mais a luz solar e usar menos energia elétrica, além de diminuir a frequência de pintura e de cuidados com umidade.

Energia solar

Estude a possibilidade de instalar painéis solares em sua residência. Eles exigem investimento (ou financiamento), mas a redução dos gastos com energia elétrica se paga em pouco tempo e funciona por muitos anos.

Vai e volta

Reutilize a água. A água da máquina de lavar, por exemplo, pode ser usada nos vasos sanitários e para lavar áreas externas.

Outra maneira

A água da chuva, menos contaminada, pode ser usada após passar por filtros simples e barato

Gastos

Ao escolher a moradia, considere o efeito cascata dos gastos. Imóveis mais baratos costumam estar em vizinhanças também mais baratas, resultando em economia

na padaria, no supermercado, na feira e no combustível.

Compra definitiva

Repense a compra do seu imóvel, levando em conta o que ela oferece de infraestrutura.

Condomínio

Você pode economizar na parte de lazer se o seu condomínio oferecer boas opções, ou abrir mão de condomínios caros se não tiver o hábito de usar áreas sociais.

Hortinha

Espaços para plantio de frutas e hortaliças geram economia e bons momentos com filhos e netos.

Notícias

ARQUITETURA
Sustentabilidade ganha espaço em projetos arquitetônicos
CONSTRUÇÃO CIVIL
Cervejaria Ambev constrói maior obra modular industrializada da América Latina em parceria com empresa catarinense
ECONOMIA E MERCADO
Inflação da construção civil sobe para 0,44% em junho
CONSTRUÇÃO CIVIL
Telhado do Teatrão vai ser demolido após laudo apontar risco de desabamento

CURSOS
Edifícios de Múltiplos Andares em Aço - NBR 8800 - Presencial
CURSOS
Fabricação, Transporte e Montagem de Estruturas de Aço - Presencial
CURSOS
Projeto e Cálculo de Light Steel Framing - Presencial
CONSTRUÇÃO CIVIL
Alunos da UFPR criam startup com soluções para construção civil

CONSTRUÇÃO CIVIL
Tipos de construção civil " o que são e por que você deve se importar
CURSOS
Estruturas Mistas de Aço e Concreto: Vigas, Lajes e Pilares
EMPRESAS
Fazenda lança projeto piloto para promover autorregularização de contribuintes na entrega da Escrituração Fiscal Digital
EMPRESAS
UL conquista certificado de sustentabilidade LEED® Platinum