Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Tipos de construção civil " o que são e por que você deve se importar

Em que tipo de projeto de construção civil você está trabalhando? Essa é uma questão importante para toda uma série de problemas relacionados a pagamentos de construção. Na verdade, determinar o tipo de projeto é uma questão essencial que é solicitada toda vez que você entra em um novo projeto de construção civil.

TIPOS DE PROJETO DE CONSTRUÇÃO: 3 CATEGORIAS PRINCIPAIS

Desde o início, publicamos vários artigos discutindo os diferentes tipos de projetos de construção civil existentes no Brasil.

De um modo geral, no entanto, você pode separar tipos de projetos de construção civil em três categorias :

  • (1) construção privada;
  • (2) construção do estado;
  • (3) Construção Federal .

1) PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL PRIVADA

O primeiro tipo de projeto de construção é o Projeto de Construção Privada. Simplificando, os projetos privados são projetos de todos os tipos que são de propriedade, controlados ou comissionados por uma empresa privada. Particulares incluem indivíduos, proprietários de imóveis, corporações, outras entidades empresariais, associações sem fins lucrativos, escolas privadas, hospitais, empresas de capital aberto, etc. Qualquer coisa, em outras palavras, que não seja o governo.

Projetos de construção privados vêm em todas as formas e tamanhos diferentes, e é nesse momento que é útil observar o caráter do trabalho realizado para segmentar a construção privada em diferentes subcategorias. Essas subcategorias incluiriam:

CONSTRUÇÃO RESIDENCIAL

Sempre que o trabalho de construção estiver sendo realizado em uma residência unifamiliar ou em uma instalação residencial com (geralmente) menos de 3 ou 4 unidades. Se você estiver trabalhando em um complexo de apartamentos, isso provavelmente será considerado um projeto comercial em vez de um projeto residencial. Da mesma forma, se você está trabalhando em um condomínio, o trabalho seria residencial se em uma única unidade, mas se em todo o complexo ou os elementos comuns, o trabalho seria mais provavelmente considerado comercial.

CONSTRUÇÃO COMERCIAL

Construção comercial é a construção de quaisquer edifícios ou estruturas semelhantes para fins comerciais. A construção comercial inclui uma enorme variedade de projetos, incluindo a construção de restaurantes, mercearias, arranha-céus, shopping centers, instalações esportivas, hospitais, escolas particulares e universidades, etc.

CONSTRUÇÃO INDUSTRIAL

Este é um segmento relativamente pequeno da indústria da construção. Esses projetos incluem usinas de energia, fábricas, parques eólicos solares, refinarias, etc. Embora denominado “construção industrial”, é bastante intercambiável com “construção comercial”.

2) PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DO ESTADO

Algumas pessoas se confundem com o termo “estado” ao falar sobre projetos de construção do estado porque o termo “estado” pode se referir a projetos encomendados por condado, cidade, município, conselho governamental, conselho escolar público ou qualquer outra entidade financiada pelo estado. O termo “construção do estado” significa, portanto, qualquer construção financiada pelo governo que não seja “federal” – o que é discutido na próxima seção.

Projetos de construção do estado podem assumir uma variedade de formas.

Eles podem ser projetos bastante tradicionais, como a construção de uma escola pública ou prédio do governo (como uma sala de tribunal). Esses projetos também podem ser bastante sofisticados, como a construção de pontes, linhas de esgoto, rodovias, etc.

3) PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL FEDERAL

Projetos de construção federais são muito semelhantes aos projetos do estado. Assim como os projetos de estado, eles podem assumir uma variedade de formas: muito simples e tradicional e muito complexo. E o material sendo construído pode ser bem parecido com o material construído pela autoridade do estado: tribunais, prédios do governo, projetos de controle de enchentes, etc.

A diferença entre os projetos estaduais e federais depende simplesmente de quem possui ou controla  o site do projeto subjacente. A diferença não é  qual entidade financia o projeto, porque os fundos federais estão em todos os projetos estaduais (e até privados). A diferença está em quem possui e controla o projeto.

Se o trabalho é feito em um tribunal estadual usando fundos fornecidos pelo governo federal, é um projeto do estado. Se o trabalho é feito em um tribunal federal, no entanto, é um projeto federal. O trabalho feito em uma interestadual financiada pelo governo federal é geralmente um projeto estatal porque os estados controlam as rodovias. O trabalho feito pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA, no entanto, mesmo em terras estatais como os diques, é sempre um projeto federal porque é controlado pelo governo federal.

POR QUE É IMPORTANTE CONHECER OS DIFERENTES TIPOS DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Por que isso tudo importa? As diferenças são muito importantes porque as leis que regem o seu projeto de construção são significativamente diferentes dependendo do tipo de projeto de construção.

Em primeiro lugar, as leis de garantia de fiança e fiança são drasticamente diferentes dependendo do seu tipo de projeto. Mas essas não são as únicas leis diferentes. As leis trabalhistas e as regras de contratação são diferentes dependendo do seu tipo de projeto e muito mais.

Essas diferenças legais são o motivo pelo qual não concordo com o sistema de classificação usado em grande parte pela indústria da construção. Embora o caráter do trabalho subjacente seja importante em algum grau, as grandes diferenças legais dependem da natureza privada ou pública do trabalho.

Notícias

ARQUITETURA
Sustentabilidade ganha espaço em projetos arquitetônicos
CONSTRUÇÃO CIVIL
Cervejaria Ambev constrói maior obra modular industrializada da América Latina em parceria com empresa catarinense
ECONOMIA E MERCADO
Inflação da construção civil sobe para 0,44% em junho
CONSTRUÇÃO CIVIL
Telhado do Teatrão vai ser demolido após laudo apontar risco de desabamento

CURSOS
Edifícios de Múltiplos Andares em Aço - NBR 8800 - Presencial
CURSOS
Fabricação, Transporte e Montagem de Estruturas de Aço - Presencial
CURSOS
Projeto e Cálculo de Light Steel Framing - Presencial
CONSTRUÇÃO CIVIL
Alunos da UFPR criam startup com soluções para construção civil

CONSTRUÇÃO CIVIL
Tipos de construção civil " o que são e por que você deve se importar
ECONOMIA E MERCADO
20 mil vagas de trabalho na construção civil em quatro meses
INFRAESTRUTURA
Energia renovável gerou 11 milhões de empregos no mundo em 2018
EMPRESAS
"Agro Pinheiro": campanha estimula a venda de produtosagrícolas na Ferragens Pinheiro