Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Museu com fachada ventilada Ulma

Museu da imagem e do som com fachada ventilada

Museu com fachada ventilada Ulma

O Museu da Imagem e do Som será fundamental para firmar o Rio de Janeiro como a capital cultural do Brasil. Para isto, foi projetado uma obra única, e a fachada ventilada Creaktive, da ULMA Architectural Solutions, foi a única que se adequou perfeitamente às necessidades técnicas do projeto. Por serem fabricadas em concreto polímero permitem total personalização, possibilitando visuais que surpreenderão a todos os visitantes, além de contar com pontuação para certificação LEED, que garante o cuidado com o meio-ambiente.

O projeto, escolhido em concurso internacional e vencido pelo escritorio Diller Scofidio + Renfro, de Nova York, foi concebido pelos arquitetos Elizabeth Diller e Ricardo Scofidio e desenvolvido pelo escritorio Índio da Costa, Arquitetura, Urbanismo, Design e Transporte.

O que é uma fachada ventilada

A fachada ventilada é um sistema de revestimento dos fechamentos do edifício que deixa uma câmara ventilada entre o revestimento e o isolamento. Nos círculos acadêmicos europeus, este sistema é considerado o mais eficaz para solucionar o isolamento do edifício, eliminando as indesejáveis pontes térmicas (alteração da resistência térmica na fachada), assim como os problemas de condensação e obtendo deste modo um excelente comportamento térmico-higrométrico do edifício.

Com este sistema é possível conseguir um isolamento contínuo pelo exterior do edifício, protegendo a parede interior assim como os cantos das lajes. Na câmara ventilada , devido ao aquecimento da camada de ar do espaço intermédio relativamente ao ar ambiente, verifica-se o chamado "Efeito estufa" que gera uma ventilação contínua na câmara. Dimensionando adequadamente a entrada e a saída do ar consegue-se uma evacuação constante do vapor de água proveniente tanto do interior como do exterior do edifício, mantendo-se o isolamento seco e obtendo-se um melhor rendimento deste e uma grande economia no consumo energético. A Fachada Ventilada, além de produzir efeitos na economia em consumo energético do edifício,elimina as radiações diretas ou as inclemências meteorológicas sobre os muros e lajes protegendo-os contra as patologias que afetam os edifícios construídos seguindo sistemas tradicionais.

O sistema de construção desenvolvido na ULMA Architectural Solutions aumenta a superfície útil do seu projeto evitando uma folha de fachada. Além disso, constrói planos perfeitos permitindo corrigir os eventuais defeitos de condição plana das fachadas tradicionais e estruturais. É um sistema seguro e leve que distribui as suas cargas pelos elementos resistentes do edifício, e não sobre os fechamentos.

Fonte: Asbea / Feicon
Notícias

holandeses criam casa sustentavel que e construida em apenas 1 dia
ARQUITETURA
Holandeses criam casa sustentável que é construída em apenas 1 dia
INFRAESTRUTURA
Brasil é o maior gerador de energia eólica da América Latina
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Superlógica apresenta ferramenta Assembleia de Condomínio Virtual para aumentar engajamento de moradores
EVENTOS
Norton lança linha de selantes na Feicon 2017

bosch apresenta solucoes inovadoras para o setor da construcao na feicon 2017
EVENTOS
Bosch apresenta soluções inovadoras para o setor da construção na Feicon 2017
CURSOS
CIEE leva serviços gratuitos à zona leste
EMPRESAS
Portal do Parceiro Eletricista da Schneider Electric chega a 18 mil participantes
CURSOS
Curso de Envidraçamento de sacada na Everart!

casacor balneario camboriu apresenta sua sede
EVENTOS
CASACOR / BALNEÁRIO CAMBORIÚ apresenta sua sede
CURSOS
Simpósio - Soluções BIM para Estruturas Metálicas
CURSOS
Curso sobre cálculo de pilares de concreto armado promovido pela ABECE chega a outras capitais
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Automoção residencial: o controle da sua casa na palma da mão