Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Museu com fachada ventilada Ulma

Museu da imagem e do som com fachada ventilada

Museu com fachada ventilada Ulma

O Museu da Imagem e do Som será fundamental para firmar o Rio de Janeiro como a capital cultural do Brasil. Para isto, foi projetado uma obra única, e a fachada ventilada Creaktive, da ULMA Architectural Solutions, foi a única que se adequou perfeitamente às necessidades técnicas do projeto. Por serem fabricadas em concreto polímero permitem total personalização, possibilitando visuais que surpreenderão a todos os visitantes, além de contar com pontuação para certificação LEED, que garante o cuidado com o meio-ambiente.

O projeto, escolhido em concurso internacional e vencido pelo escritorio Diller Scofidio + Renfro, de Nova York, foi concebido pelos arquitetos Elizabeth Diller e Ricardo Scofidio e desenvolvido pelo escritorio Índio da Costa, Arquitetura, Urbanismo, Design e Transporte.

O que é uma fachada ventilada

A fachada ventilada é um sistema de revestimento dos fechamentos do edifício que deixa uma câmara ventilada entre o revestimento e o isolamento. Nos círculos acadêmicos europeus, este sistema é considerado o mais eficaz para solucionar o isolamento do edifício, eliminando as indesejáveis pontes térmicas (alteração da resistência térmica na fachada), assim como os problemas de condensação e obtendo deste modo um excelente comportamento térmico-higrométrico do edifício.

Com este sistema é possível conseguir um isolamento contínuo pelo exterior do edifício, protegendo a parede interior assim como os cantos das lajes. Na câmara ventilada , devido ao aquecimento da camada de ar do espaço intermédio relativamente ao ar ambiente, verifica-se o chamado "Efeito estufa" que gera uma ventilação contínua na câmara. Dimensionando adequadamente a entrada e a saída do ar consegue-se uma evacuação constante do vapor de água proveniente tanto do interior como do exterior do edifício, mantendo-se o isolamento seco e obtendo-se um melhor rendimento deste e uma grande economia no consumo energético. A Fachada Ventilada, além de produzir efeitos na economia em consumo energético do edifício,elimina as radiações diretas ou as inclemências meteorológicas sobre os muros e lajes protegendo-os contra as patologias que afetam os edifícios construídos seguindo sistemas tradicionais.

O sistema de construção desenvolvido na ULMA Architectural Solutions aumenta a superfície útil do seu projeto evitando uma folha de fachada. Além disso, constrói planos perfeitos permitindo corrigir os eventuais defeitos de condição plana das fachadas tradicionais e estruturais. É um sistema seguro e leve que distribui as suas cargas pelos elementos resistentes do edifício, e não sobre os fechamentos.

Fonte: Asbea / Feicon
Notícias

cursos online de engenharia e arquitetura - conhecimento que cabe no seu bolso
CURSOS
Cursos Online de Engenharia e Arquitetura - conhecimento que cabe no seu bolso.
EMPRESAS
Caminhonaço de Louças e Metais para Banheiro" movimenta as lojas Sodimac
CURSOS
Curso do Sesc aborda a moradia na São Paulo dos séculos XIX e XX
EVENTOS
TUBOTECH e Wire South America reuniu líderes empresariaisem encontro realizado nesta segunda-feira, 07/02

5 coisas que ninguem te conta quando voce compra seu ar-condicionado
CONSTRUÇÃO CIVIL
5 coisas que ninguém te conta quando você compra seu ar-condicionado
EVENTOS
Texnogres comemora 10 anos na Expo Revestir
CURSOS
Curso sobre gestão de condomínio será realizado de 20 a 22 de fevereiro em Belo Horizonte
CONSTRUÇÃO CIVIL
Experimento: piso de alto desempenho passa por desafio de resistência

palestra tabelas de cargas projetos e fundacoes e a revisao da abnt - nbr 6122 projeto e execucao de fundacoes
CURSOS
Palestra: Tabelas de Cargas, Projetos e Fundações e a Revisão da ABNT - NBR 6122, Projeto e Execução de Fundações
INFRAESTRUTURA
Investimentos da MRV Engenharia em obras de infraestrutura e urbanização aumentam 50% e ultrapassam os R$192 milhões em 2016
CURSOS
Instituição curitibana oferece curso inédito de restauro e conservação de bens culturais
CURSOS
Parceria TRUMPF do Brasil - ITA leva aluna de mestrado à Alemanha