Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Museu com fachada ventilada Ulma

Museu da imagem e do som com fachada ventilada

Museu com fachada ventilada Ulma

O Museu da Imagem e do Som será fundamental para firmar o Rio de Janeiro como a capital cultural do Brasil. Para isto, foi projetado uma obra única, e a fachada ventilada Creaktive, da ULMA Architectural Solutions, foi a única que se adequou perfeitamente às necessidades técnicas do projeto. Por serem fabricadas em concreto polímero permitem total personalização, possibilitando visuais que surpreenderão a todos os visitantes, além de contar com pontuação para certificação LEED, que garante o cuidado com o meio-ambiente.

O projeto, escolhido em concurso internacional e vencido pelo escritorio Diller Scofidio + Renfro, de Nova York, foi concebido pelos arquitetos Elizabeth Diller e Ricardo Scofidio e desenvolvido pelo escritorio Índio da Costa, Arquitetura, Urbanismo, Design e Transporte.

O que é uma fachada ventilada

A fachada ventilada é um sistema de revestimento dos fechamentos do edifício que deixa uma câmara ventilada entre o revestimento e o isolamento. Nos círculos acadêmicos europeus, este sistema é considerado o mais eficaz para solucionar o isolamento do edifício, eliminando as indesejáveis pontes térmicas (alteração da resistência térmica na fachada), assim como os problemas de condensação e obtendo deste modo um excelente comportamento térmico-higrométrico do edifício.

Com este sistema é possível conseguir um isolamento contínuo pelo exterior do edifício, protegendo a parede interior assim como os cantos das lajes. Na câmara ventilada , devido ao aquecimento da camada de ar do espaço intermédio relativamente ao ar ambiente, verifica-se o chamado "Efeito estufa" que gera uma ventilação contínua na câmara. Dimensionando adequadamente a entrada e a saída do ar consegue-se uma evacuação constante do vapor de água proveniente tanto do interior como do exterior do edifício, mantendo-se o isolamento seco e obtendo-se um melhor rendimento deste e uma grande economia no consumo energético. A Fachada Ventilada, além de produzir efeitos na economia em consumo energético do edifício,elimina as radiações diretas ou as inclemências meteorológicas sobre os muros e lajes protegendo-os contra as patologias que afetam os edifícios construídos seguindo sistemas tradicionais.

O sistema de construção desenvolvido na ULMA Architectural Solutions aumenta a superfície útil do seu projeto evitando uma folha de fachada. Além disso, constrói planos perfeitos permitindo corrigir os eventuais defeitos de condição plana das fachadas tradicionais e estruturais. É um sistema seguro e leve que distribui as suas cargas pelos elementos resistentes do edifício, e não sobre os fechamentos.

Fonte: Asbea / Feicon
Notícias

curso de galvanizacao a fogo fundamentos e inspecao
CURSOS
Curso de Galvanização a Fogo: Fundamentos e Inspeção
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Novo app gratuito dimensiona sistema de energia solar em um minuto
ECONOMIA E MERCADO
Aluguel de imóveis residenciais cai 0,33% em agosto, diz Fipezap
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Transformação digital alavanca setor imobiliário

curso radier - projeto e execucao chega a capitais nordestinas
CURSOS
Curso Radier - Projeto e Execução chega a capitais nordestinas
ARQUITETURA
Arquitetura inteligente consolida identidade de empresas
CURSOS
Aberto processo seletivo para o estágio no Governo de São Paulo
CONSTRUÇÃO CIVIL
Justiça de São Paulo condena empresas por esquadrias fora de norma

tubotech 2017 feira reune toda a cadeia do setor de tubos no mes de outubro em sao paulo
EVENTOS
TUBOTECH 2017: feira reúne toda a cadeia do setor de tubos, no mês de outubro, em São Paulo
CURSOS
Equipe da Mackenzie vence 10º Concurso do CBCA para Estudantes de Arquitetura
CONSTRUÇÃO CIVIL
Fachadas de ACM com pintura em PDVF podem durar de 30 a 50 anos
CURSOS
Rio de Janeiro vai sediar II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo