Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, de 4 a 8 de outubro, no Rio de Janeiro

Companhias de saneamento, gestores, profissionais, acadêmicos, estudantes de todo o Brasil e convidados internacionais debatem a crise hídrica, as alterações climáticas e a gestão do saneamento no 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, de 4 a 8 de outubro, no Rio de Janeiro

28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, de 4 a 8 de outubro, no Rio de Janeiro
Diante das crises financeira e hídrica, encontro construirá uma agenda mínima para o saneamento nos próximos anos, com participação de profissionais, entidades do setor e poder público. Cerca de 5 mil profissionais do saneamento se reunirão no maior congresso do setor na América Latina, com presenças previstas dos maiores especialistas brasileiros, como o presidente do Conselho Mundial da Água e secretário de Saneamento de São Paulo, Benedito Braga, o secretário Nacional de Saneamento, Paulo Ferreira, o relator para o Saneamento da ONU, Léo Heller, Jorge Briard, Presidente da CEDAE, e outras autoridades. Para o presidente da ABES, Dante Ragazzi Pauli, a água tem que permanecer como prioridade política e este é um momento crucial para que isso se consolide, especialmente através da união dos profissionais do setor e da capacitação: "Temos que fortalecer a base de quem opera o saneamento no Brasil". O Congresso acontece juntamente com a Fitabes, Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental.

O Rio de Janeiro será palco para o encontro de saneamento mais importante da América Latina, entre 4 e 8 de outubro: o 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) reunirá os nomes mais importantes do setor no Brasil e convidados internacionais para debater a crise hídrica no país e no mundo, as alterações climáticas e a gestão do saneamento. Diante das crises financeira e hídrica, o encontro promoverá a construção de uma agenda mínima para o saneamento nos próximos anos, com participação de profissionais, entidades do setor e poder público. Tal agenda deve levar em conta a seguinte pergunta: que propostas podem ser implementadas no curto prazo visando manter os níveis de investimentos e colocar em prática ações de desenvolvimento institucional do setor de saneamento básico?

Promovido pela ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, que há quase 50 anos trabalha pelo saneamento e pela qualidade de vida dos brasileiros, o 28º CBESA espera receber cerca de cinco mil participantes de todo o Brasil, entre representantes de companhias de saneamento, gestores, profissionais de diversas plataformas do saneamento e meio ambiente, acadêmicos e estudantes, para debater, trocar experiências e reunir propostas para a melhoria do setor que, com a crise hídrica que atingiu diversas regiões do país, entrou definitivamente na agenda prioritária da sociedade brasileira. "A água também passou a ser uma prioridade política em função da crise de escassez hídrica e esperamos que continue a ser prioridade nos próximos anos", ressalta o presidente da ABES, Dante Ragazzi Pauli.

Para Pauli, o 28º CBESA, será o ambiente ideal para marcar essa mudança de visão em relação ao saneamento, por reunir em seus debates painéis, apresentações de trabalhos e visitas técnicas uma variedade de profissionais de empresas públicas e privadas, de diversas plataformas e de várias áreas do saneamento e do meio ambiente, além de autoridades e estudiosos. Trata-se do mais completo e amplo debate do setor. "Dentro do tema principal, traremos ainda discussões que são essenciais ao saneamento, como o controle de perdas de água e as questões relacionadas aos resíduos sólidos", ressalta Dante. O Congresso traz ainda em sua programação o Fórum de Meio Ambiente, que será realizado pela segunda vez dentro do evento, o Fórum de Resíduos Sólidos, em sua quarta edição, o Campeonato de Operadores e encontro do programa Jovens Profissionais do Saneamento.

Capacitação profissional

Um tema que também terá destaque no 28º CBESA será a qualificação profissional no saneamento. A programação trará nesta edição um workshop sobre "Regulação no Saneamento", fruto de uma parceria entre a ABES e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que dará início a um curso a distância para profissionais de todo o Brasil.
Presenças previstas

Mediado por Dante Ragazzi Pauli, o painel de abertura contará, além do presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, e de Léo Heller, relator da ONU para o Saneamento, com presenças de representantes dos Ministérios das Cidades, Meio Ambiente e Integração, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio, da Funasa " Fundação Nacional de Saúde e da ANA " Agência Nacional de Águas.

Fitabes

Juntamente com o Congresso, será promovida a Fitabes - Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, a maior e mais expressiva feira de tecnologias de saneamento ambiental de toda a América Latina, que reúne as principais empresas do setor para expor as novidades em tecnologias, produtos, serviços e equipamentos a um público altamente qualificado. A cada edição a feira se consolida também no mercado internacional.

O evento é o ponto de encontro entre os tomadores de decisão e gestores de políticas e projetos em saneamento ambiental e os fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços para o setor.


Sobre a ABES

Fundada em 1966, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental " ABES é uma associação sem fins lucrativos que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

Para saber mais sobre a ABES e como tornar-se um associado, acesse www.abes-dn.org.br

Programação Oficial do Congresso http://abes-dn.org.br/28cbesa/index.php

Evento no Facebookhttps://www.facebook.com/events/1055874784430493/1065608136790491/

Serviço:

28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES e FITABES 2015 - Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental

Quando: de 4 a 8 de outubro (Fitabes: 4 a 7 de outubro)
Onde: Onde: Riocentro " Rio de Janeiro - Avenida Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca
Abertura: 4 de outubro, às 19h30 " Pavilhão 5 do Riocentro (aberta ao público)
Programação completa e inscrições:http://abes-dn.org.br/28cbesa/index.php
Notícias

curso de galvanizacao a fogo fundamentos e inspecao
CURSOS
Curso de Galvanização a Fogo: Fundamentos e Inspeção
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Novo app gratuito dimensiona sistema de energia solar em um minuto
ECONOMIA E MERCADO
Aluguel de imóveis residenciais cai 0,33% em agosto, diz Fipezap
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Transformação digital alavanca setor imobiliário

curso radier - projeto e execucao chega a capitais nordestinas
CURSOS
Curso Radier - Projeto e Execução chega a capitais nordestinas
ARQUITETURA
Arquitetura inteligente consolida identidade de empresas
CURSOS
Aberto processo seletivo para o estágio no Governo de São Paulo
CONSTRUÇÃO CIVIL
Justiça de São Paulo condena empresas por esquadrias fora de norma

tubotech 2017 feira reune toda a cadeia do setor de tubos no mes de outubro em sao paulo
EVENTOS
TUBOTECH 2017: feira reúne toda a cadeia do setor de tubos, no mês de outubro, em São Paulo
CURSOS
Equipe da Mackenzie vence 10º Concurso do CBCA para Estudantes de Arquitetura
CONSTRUÇÃO CIVIL
Fachadas de ACM com pintura em PDVF podem durar de 30 a 50 anos
CURSOS
Rio de Janeiro vai sediar II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo