Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Como o El Niño pode impactar o meu canteiro de obra?

Estamos em El Niño, saiba o que esperar no Brasil e como se prevenir de seus efeitos

Como o El Niño pode impactar o meu canteiro de obra?
O fenômeno climático El Niño está aí! Entre os anos de 2015 e 2016 o aquecimento anômalo das águas do Pacífico Equatorial ainda promete ser intenso afetando diretamente a circulação de sistemas atmosféricos sobre o Brasil. A resposta atmosférica do El Niño é conhecida pelos meteorologistas como Oscilação Sul e desta forma temos a ação do El Niño Oscilação Sul (ENSO).

Do ponto de vista climatológico durante os meses de El Niño temos mais chuva sobre a Região Sul do Brasil devido à ação da Oscilação Sul, por outro lado chove menos sobre o Nordeste do Brasil, que já passa naturalmente por uma condição de seca durante no período de ação máxima deste fenômeno climático.



Agora como o El Niño é capaz de afetar a construção civil? Primeiramente pela chuva, afinal nas áreas onde temos grandes volumes acumulados estamos sujeitos a alagamentos e a interrupções no processo de desenvolvimento de uma obra. Funcionários não devem trabalhar em situações adversas do tempo que podem gerar acidentes.

Junto com a chuva temos outro grande problema meteorológico, os raios. Descargas elétricas da base da nuvem para o solo podem provocar a morte de funcionários e também acarretar em avarias em algumas estruturas da construção.
Os ventos são outro grande problema para o desenvolvimento e estruturas de grande porte. Por exemplo, em prédios grandes para levar material para os últimos andares é comum a utilização de guindastes que são grandes e podem tombar com as rajadas de vento.

Outro agravante para a Região Sul do país é o fato da umidade relativa do ar continuar alta durante os meses que compõem o El Niño, essa situação dificulta a secagem do concreto acarretando em mais atrasos até mesmo perda de material, elevando o custo da obra.

Por outro lado a seca também pode ser um grande problema para a construção civil. Durante o processo de desenvolvimento de uma obra grandes volumes de água são consumidos em diversos processos como a concretagem. Em grandes períodos de estiagem, a água disponível além de ser escassa é também muito cara.
Notícias

1 encontro regional de construcao a seco light steel framing
EVENTOS
1º Encontro Regional de Construção a Seco " Light Steel Framing
INFRAESTRUTURA
CPFL Energia investe R$ 98 milhões em projetos de eficiência energética e beneficia mais de 70 mil famílias
ECONOMIA E MERCADO
Confiança dos empresários da construção mineira recua em abril
CURSOS
Inscreva seu projeto no Prêmio Brasil Galvanizado

curso distribuicao transversal de cargas em pontes com vigas multiplas
CURSOS
Curso: Distribuição transversal de cargas em pontes com vigas múltiplas
ARQUITETURA
Topo de maior centro comercial de Pequim terá floresta urbana e alimentos orgânicos
ECONOMIA E MERCADO
Conheça os 10 bairros com o metro quadrado mais caro da cidade de São Paulo
EMPRESAS
Direcional comemora sucesso de ação promovida em parceria com o Mineirão

feimafe 2017 makino apresenta centro de usinagem horizontal especial para producao de pecas de aluminio injetado com velocidade e precisao
EVENTOS
FEIMAFE 2017: Makino apresenta centro de usinagem horizontal especial para produção de peças de "Alumínio Injetado" com velocidade e precisão
CURSOS
MRV Engenharia investe em educação para operários em seus canteiros de obras
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Engebel Construção soluciona 99% das não conformidades em canteiros de obras com usode software de mobilidade da Teclógica
CONSTRUÇÃO CIVIL
Para que servem os Bancos de Capacitores?