Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Simpósio vai discutir como enfrentar os problemas geotécnicos, estruturais e construtivos mais frequentes na execução de fundações

As fundações constituem projetos multidisciplinares por serem interfaces entre a estrutura e o solo, envolvendo análises estrutural e geotécnica e suas respectivas interações, bem como a compatibilização de seus aspectos construtivos.

O Simpósio sobre Estruturas de Fundações " Aspectos Estruturais e Geotécnicos objetiva discutir essas inter-relações, trazendo aos profissionais de engenharia nas áreas de pesquisa, de projeto e de execução os avanços no conhecimento e na técnica relacionados com essas estruturas para obras de infraestrutura, industriais e de edificações.

O Simpósio vai realizado como evento paralelo no 57º Congresso Brasileiro do Concreto, evento técnico-científico nacional sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos, que vai acontecer de 27 a 30 de outubro, em Bonito, Mato Grosso do Sul.

Com a expansão da energia eólica na matriz energética brasileira, entrou em evidência o projeto e a construção das estruturas para suportar os aerogeradores. Jarbas Milititsky, consultor de obras geotécnicas, vai abordar, no Simpósio, os problemas geotécnicos mais frequentes com os quais o projeto de fundações dos aerogeradores tem que lidar. Com relação aos problemas estruturais das fundações, seja ou não de aerogeradores, um de destaque é o relacionado aos efeitos térmicos gerados quando do lançamento do concreto, por conta das elevadas temperaturas atingidas pelo material durante sua fase de hidratação. Para entender este e outros fenômenos associados aos blocos de coroamento de estacas, o professor da Universidade de Maringá, Rafael Alves de Souza, vai tratar do tema da modelagem computacional dos blocos de coroamento.

O evento tem apoio institucional de Associação Brasileira de Mecânicas dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o IBRACON

Associação nacional técnico-científica de profissionais e empresas da Engenharia Civil, fundada em 1972, com o objetivo de divulgar a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos.

Para este fim, promove cursos e eventos, edita publicações técnicas, certifica profissionais e incentiva a formação de Comitês Técnicos. Anualmente, organiza o Congresso Brasileiro do Concreto, maior evento técnico-científico nacional sobre o concreto, que reúne a comunidade técnica para debater e conhecer as pesquisas, desenvolvimentos e inovações sobre o concreto, seus materiais constituintes, a análise e projeto estrutural, as metodologias construtivas e de controle tecnológico, a gestão e normalização na área e a sustentabilidade no setor construtivo.
Notícias

holandeses criam casa sustentavel que e construida em apenas 1 dia
ARQUITETURA
Holandeses criam casa sustentável que é construída em apenas 1 dia
INFRAESTRUTURA
Brasil é o maior gerador de energia eólica da América Latina
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Superlógica apresenta ferramenta Assembleia de Condomínio Virtual para aumentar engajamento de moradores
EVENTOS
Norton lança linha de selantes na Feicon 2017

bosch apresenta solucoes inovadoras para o setor da construcao na feicon 2017
EVENTOS
Bosch apresenta soluções inovadoras para o setor da construção na Feicon 2017
CURSOS
CIEE leva serviços gratuitos à zona leste
EMPRESAS
Portal do Parceiro Eletricista da Schneider Electric chega a 18 mil participantes
CURSOS
Curso de Envidraçamento de sacada na Everart!

casacor balneario camboriu apresenta sua sede
EVENTOS
CASACOR / BALNEÁRIO CAMBORIÚ apresenta sua sede
CURSOS
Simpósio - Soluções BIM para Estruturas Metálicas
CURSOS
Curso sobre cálculo de pilares de concreto armado promovido pela ABECE chega a outras capitais
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Automoção residencial: o controle da sua casa na palma da mão