Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Simpósio vai discutir como enfrentar os problemas geotécnicos, estruturais e construtivos mais frequentes na execução de fundações

As fundações constituem projetos multidisciplinares por serem interfaces entre a estrutura e o solo, envolvendo análises estrutural e geotécnica e suas respectivas interações, bem como a compatibilização de seus aspectos construtivos.

O Simpósio sobre Estruturas de Fundações " Aspectos Estruturais e Geotécnicos objetiva discutir essas inter-relações, trazendo aos profissionais de engenharia nas áreas de pesquisa, de projeto e de execução os avanços no conhecimento e na técnica relacionados com essas estruturas para obras de infraestrutura, industriais e de edificações.

O Simpósio vai realizado como evento paralelo no 57º Congresso Brasileiro do Concreto, evento técnico-científico nacional sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos, que vai acontecer de 27 a 30 de outubro, em Bonito, Mato Grosso do Sul.

Com a expansão da energia eólica na matriz energética brasileira, entrou em evidência o projeto e a construção das estruturas para suportar os aerogeradores. Jarbas Milititsky, consultor de obras geotécnicas, vai abordar, no Simpósio, os problemas geotécnicos mais frequentes com os quais o projeto de fundações dos aerogeradores tem que lidar. Com relação aos problemas estruturais das fundações, seja ou não de aerogeradores, um de destaque é o relacionado aos efeitos térmicos gerados quando do lançamento do concreto, por conta das elevadas temperaturas atingidas pelo material durante sua fase de hidratação. Para entender este e outros fenômenos associados aos blocos de coroamento de estacas, o professor da Universidade de Maringá, Rafael Alves de Souza, vai tratar do tema da modelagem computacional dos blocos de coroamento.

O evento tem apoio institucional de Associação Brasileira de Mecânicas dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o IBRACON

Associação nacional técnico-científica de profissionais e empresas da Engenharia Civil, fundada em 1972, com o objetivo de divulgar a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos.

Para este fim, promove cursos e eventos, edita publicações técnicas, certifica profissionais e incentiva a formação de Comitês Técnicos. Anualmente, organiza o Congresso Brasileiro do Concreto, maior evento técnico-científico nacional sobre o concreto, que reúne a comunidade técnica para debater e conhecer as pesquisas, desenvolvimentos e inovações sobre o concreto, seus materiais constituintes, a análise e projeto estrutural, as metodologias construtivas e de controle tecnológico, a gestão e normalização na área e a sustentabilidade no setor construtivo.
Notícias

cursos online de engenharia e arquitetura - conhecimento que cabe no seu bolso
CURSOS
Cursos Online de Engenharia e Arquitetura - conhecimento que cabe no seu bolso.
EMPRESAS
Caminhonaço de Louças e Metais para Banheiro" movimenta as lojas Sodimac
CURSOS
Curso do Sesc aborda a moradia na São Paulo dos séculos XIX e XX
EVENTOS
TUBOTECH e Wire South America reuniu líderes empresariaisem encontro realizado nesta segunda-feira, 07/02

5 coisas que ninguem te conta quando voce compra seu ar-condicionado
CONSTRUÇÃO CIVIL
5 coisas que ninguém te conta quando você compra seu ar-condicionado
EVENTOS
Texnogres comemora 10 anos na Expo Revestir
CURSOS
Curso sobre gestão de condomínio será realizado de 20 a 22 de fevereiro em Belo Horizonte
CONSTRUÇÃO CIVIL
Experimento: piso de alto desempenho passa por desafio de resistência

palestra tabelas de cargas projetos e fundacoes e a revisao da abnt - nbr 6122 projeto e execucao de fundacoes
CURSOS
Palestra: Tabelas de Cargas, Projetos e Fundações e a Revisão da ABNT - NBR 6122, Projeto e Execução de Fundações
INFRAESTRUTURA
Investimentos da MRV Engenharia em obras de infraestrutura e urbanização aumentam 50% e ultrapassam os R$192 milhões em 2016
CURSOS
Instituição curitibana oferece curso inédito de restauro e conservação de bens culturais
CURSOS
Parceria TRUMPF do Brasil - ITA leva aluna de mestrado à Alemanha