Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo
photo

Simpósio vai discutir como enfrentar os problemas geotécnicos, estruturais e construtivos mais frequentes na execução de fundações

As fundações constituem projetos multidisciplinares por serem interfaces entre a estrutura e o solo, envolvendo análises estrutural e geotécnica e suas respectivas interações, bem como a compatibilização de seus aspectos construtivos.

O Simpósio sobre Estruturas de Fundações " Aspectos Estruturais e Geotécnicos objetiva discutir essas inter-relações, trazendo aos profissionais de engenharia nas áreas de pesquisa, de projeto e de execução os avanços no conhecimento e na técnica relacionados com essas estruturas para obras de infraestrutura, industriais e de edificações.

O Simpósio vai realizado como evento paralelo no 57º Congresso Brasileiro do Concreto, evento técnico-científico nacional sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos, que vai acontecer de 27 a 30 de outubro, em Bonito, Mato Grosso do Sul.

Com a expansão da energia eólica na matriz energética brasileira, entrou em evidência o projeto e a construção das estruturas para suportar os aerogeradores. Jarbas Milititsky, consultor de obras geotécnicas, vai abordar, no Simpósio, os problemas geotécnicos mais frequentes com os quais o projeto de fundações dos aerogeradores tem que lidar. Com relação aos problemas estruturais das fundações, seja ou não de aerogeradores, um de destaque é o relacionado aos efeitos térmicos gerados quando do lançamento do concreto, por conta das elevadas temperaturas atingidas pelo material durante sua fase de hidratação. Para entender este e outros fenômenos associados aos blocos de coroamento de estacas, o professor da Universidade de Maringá, Rafael Alves de Souza, vai tratar do tema da modelagem computacional dos blocos de coroamento.

O evento tem apoio institucional de Associação Brasileira de Mecânicas dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o IBRACON

Associação nacional técnico-científica de profissionais e empresas da Engenharia Civil, fundada em 1972, com o objetivo de divulgar a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos.

Para este fim, promove cursos e eventos, edita publicações técnicas, certifica profissionais e incentiva a formação de Comitês Técnicos. Anualmente, organiza o Congresso Brasileiro do Concreto, maior evento técnico-científico nacional sobre o concreto, que reúne a comunidade técnica para debater e conhecer as pesquisas, desenvolvimentos e inovações sobre o concreto, seus materiais constituintes, a análise e projeto estrutural, as metodologias construtivas e de controle tecnológico, a gestão e normalização na área e a sustentabilidade no setor construtivo.
Notícias

curso de galvanizacao a fogo fundamentos e inspecao
CURSOS
Curso de Galvanização a Fogo: Fundamentos e Inspeção
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Novo app gratuito dimensiona sistema de energia solar em um minuto
ECONOMIA E MERCADO
Aluguel de imóveis residenciais cai 0,33% em agosto, diz Fipezap
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Transformação digital alavanca setor imobiliário

curso radier - projeto e execucao chega a capitais nordestinas
CURSOS
Curso Radier - Projeto e Execução chega a capitais nordestinas
ARQUITETURA
Arquitetura inteligente consolida identidade de empresas
CURSOS
Aberto processo seletivo para o estágio no Governo de São Paulo
CONSTRUÇÃO CIVIL
Justiça de São Paulo condena empresas por esquadrias fora de norma

tubotech 2017 feira reune toda a cadeia do setor de tubos no mes de outubro em sao paulo
EVENTOS
TUBOTECH 2017: feira reúne toda a cadeia do setor de tubos, no mês de outubro, em São Paulo
CURSOS
Equipe da Mackenzie vence 10º Concurso do CBCA para Estudantes de Arquitetura
CONSTRUÇÃO CIVIL
Fachadas de ACM com pintura em PDVF podem durar de 30 a 50 anos
CURSOS
Rio de Janeiro vai sediar II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo